Aplicativo Meu TIM
Promoções, Saldo, Recarga, Informações de Contas. Baixe agora no seu dispositivo.
Baixe agora
Abrir/Baixar
o aplicativo

Pular para o conteúdo [1]

Conselho de Usuários

  • Apresentação do Projeto

    O Conselho de Usuários nasceu de uma iniciativa da Anatel de aproximar as operadoras, os usuários de telefonia móvel e os membros das entidades de defesa do consumidor. O objetivo dessa iniciativa é trazer maior participação social, por intermédio dos Conselhos, na condução da prestação dos serviços pelas operadoras, contribuindo igualmente para a construção de uma sociedade interessada e participativa.

  • Reuniões

    • Reuniões Anteriores

      • Nordeste: 19 de agosto de 2015, em São Luis.
      • Norte: 28 de agosto de 2015, em Belém.
      • Sul: 01 de setembro de 2015, em Curitiba.
      • Sudeste: 11 de setembro de 2015, em Vitória.
      • Centro-Oeste: 24 de setembro de 2015, em Goiânia.
      • Sul: 06 de novembro de 2015, em Curitiba.
      • Nordeste: 19 de novembro de 2015, em Fortaleza.
      • Sudeste: 27 de novembro de 2015, no Rio de Janeiro.
      • Centro-Oeste: 04 de dezembro de 2015, em Brasília.
      • Norte: 10 de dezembro de 2015, em Belém.
      • Região Sul: 1 de Março de 2016, em Curitiba.
      • Região Nordeste: 6 de Maio de 2016, em Salvador.
      • Região Sudeste: 9 de Junho de 2016, em Belo Horizonte.
      • Região Norte: 10 de Junho de 2016, em Belém.
      • Região Centro-Oeste: 17 de Junho de 2016, em Brasília.

    Seguem as datas das próximas reuniões agendadas:

    • Região Nordeste: 22 de Julho de 2016, em Recife.
    • Região Sul: 13 de Setembro de 2016, em Curitiba.
    • Região Sudeste: 23 de Setembro de 2016, em Vitória.
    • Região Norte: 28 de Setembro de 2016, em Belém.
    • Região Centro-Oeste: 14 de Outubro de 2016, Brasília.
  • Atas de Reuniões

    2014
    2015
    2016
    Reunião Data Região Cidade Ata
    1ª Reunião Ordinária 04/03/2016 Norte Belém Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 17/03/2016 Centro-Oeste Brasília Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 10/03/2016 Sudeste Campinas Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 01/03/2016 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 26/02/2016 Nordeste Jaboatão dos Guararapes Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 03/05/2016 Sul Foz do Iguaçu EM APROVAÇÃO
    2ª Reunião Ordinária 06/05/2016 Nordeste Salvador Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 09/06/2016 Sudeste Belo Horizonte EM APROVAÇÃO
    2ª Reunião Ordinária 10/06/2016 Norte Belém EM APROVAÇÃO
    Reunião Data Região Cidade Ata
    1ª Reunião Ordinária 30/01/2015 Norte Belém Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 10/03/2015 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 27/03/2015 Sudeste São Paulo Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 09/04/2015 Centro-Oeste Goiânia Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 05/03/2015 Nordeste Natal Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 20/05/2015 Nordeste Teresina Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 17/04/2015 Norte Manaus Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 02/06/2015 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 12/06/2015 Sudeste Belo Horizonte Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 14/07/2015 Centro-Oeste Brasília Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 19/08/2015 Nordeste São Luiz Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 28/08/15 Norte Belém Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 11/09/15 Sudeste Vitória Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 24/09/15 Centro-Oeste Goiânia Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 06/11/15 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 06/11/15 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 27/11/15 Sudeste Rio de Janeiro Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 10/12/15 Norte Belém Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 04/12/15 Centro-Oeste Brasília Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 19/12/15 Nordeste Fortaleza Clique aqui para baixar
    Reunião Data Região Cidade Ata
    1ª Reunião Ordinária 20/05/2014 Centro-Oeste Brasília Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 23/05/2014 Sudeste São Paulo Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 27/05/2014 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 30/05/2014 Nordeste Pernambuco Clique aqui para baixar
    1ª Reunião Ordinária 03/06/2014 Norte Pará Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 01/08/2014 Nordeste Salvador Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 08/08/2014 Norte Pará Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 15/08/2014 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 22/08/2014 Sudeste Belo Horizonte Clique aqui para baixar
    2ª Reunião Ordinária 28/08/2014 Centro-Oeste Brasília Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 10/10/2014 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 17/10/2014 Sudeste Rio de Janeiro Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 26/09/2014 Nordeste Recife Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 30/10/2014 Centro-Oeste Goiânia Clique aqui para baixar
    3ª Reunião Ordinária 21/11/2014 Norte Belém Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 28/11/2014 Sudeste Rio de Janeiro Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 12/12/2014 Sul Curitiba Clique aqui para baixar
    4ª Reunião Ordinária 04/12/2014 Nordeste São Luís Clique aqui para baixar
  • Análises X Providências

    Clique em sua região e verifique:

    • Centro-Oeste

      Data Análises Providências
      28/08/2014 Esclarecimento sobre tecnologia da Rede TIM Explanação sobre tecnologia utilizada na rede de dados
      Explicação sobre tecnologia utilizada na rede de telefonia móvel
      Apresentação do Plano de Investimento de Rede da TIM
      Apresentação dos ofensores que impedem instalação de novas
      ERB´s
      30/10/2014 Esclarecimento sobre o produto Infinity Explanação sobre o funcionamento do produto
      Apresentação de todos os serviços ofertados no produto Infinity
      Detalhamento das tarifas do produto
      30/10/2014 Solicitação do resultado da TIM junto aos
      PROCON´S
      Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs atraves do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      30/10/2014 Solicitação dos resultados das ações judiciais Explanação pela área de Jurídico Litigation acerca da tratativa das demandas judiciais pelo juridico da TIM
      Apresentação do número de Audiências realizadas X Acordos
      30/10/2014 Esclarecimento sobre ofensores para instalação de novas
      ERB´s
      Realização de reunião pela TIM (Conselho de Usuários, Qualidade e Relações Institucionais) na sede do PROCON Estadual de GO
      Mobilização do Conselho de Usuários para entender os impactos das legislações restritivas
      Possibilitado após o encontro com o PROCON, reunião com os poderes legislativos e executivos do municipio de Goiania
      09/04/2015 Esclarecimento sobre Legislações restritivas do estado de Goiás Apresentação acerca de questões relacionadas a restrições de instalação de novas antenas
      09/04/2015 Solicitação do resultado da TIM junto aos
      PROCON´S
      Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs atraves do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      09/04/2015 Apresentação do novo material publicitário do plano Infinity Exibição do novo material publicitário, constando R$0,25 por chamada
      09/04/2015 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Doação do Código de Defesa do Consumidor em braile a OAB de Goiânia
      14/07/2015 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Doação do Código de Defesa do Consumidor em braile a SENACON
      Apresentação da plataforma Consumidor.gov pela SENACON
      Doação do Código de Defesa do Consumidor em braile a OAB Brasília
      14/07/2015 Esclarecimento sobre tecnologia da Rede TIM Apresentação dos indicadores de Rede
      Apresentação dos ofensores que impedem instalação de novas
      ERB´s
      Apresentação do Plano de Investimento de Rede da TIM
      Explicação sobre o alto consumo de dados
      Apresentação sobre o TIM Portas Abertas
      04/09/2015 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Doação do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública de Goiânia
      Apresentação do canal exclusivo de atendimento a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (0800/defensoria)
      Esclarecimento sobre Legislações restritivas da região Foi apresentado o Biosite como alternativa de modelo para melhor atender a necessidade de cobertura e capacidade.
      04/12/2015 Esclarecimento sobre novos planos Prestados esclarecimentos sobre caracterísicas, implantação e divulgação.
      04/12/2015 Apresentação dos indicadores SINDEC Apresentados os numeros dos indicadores oficiais do ministerio da Justiça atraves do Sistema Nacional de informação dos Consumidores da SENACON.
      17/03/2016 Ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Entrega do Código de Defesa do Consumidor em Braille ao Presidente do Instituto Brasiliense de Deficientes Visuais.
      Apresentação da ferramenta Emoticon Sound (projeto de acessibilidade aos deficientes visuais)
      Solicitação de apresentação das principais reclamações dos clientes Apresentação de relatório contemplando os principais motivos ofensores e plano de ação para redução de impacto ao cliente.
      Solicitação do resultado da TIM junto aos PROCON´S Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Públicos dos PROCONs através do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
    • Nordeste

      Data Análises Providências
      01/08/2014 e 26/09/2014 Esclarecimento sobre mecânica de funcionamento do produto TIM BETA Explicação sobre regras do produto Tim Beta
      Apresentação do plano de melhoria do produto Tim Beta
      Explicação sobre canais de atendimento do Tim Beta
      Apresentação prévia das alterações no produto Tim Beta
      26/09/2014 Esclarecimento sobre tecnologia da Rede TIM Explanação sobre tecnologia utilizada na rede de dados
      Explicação sobre tecnologia utilizada na rede de telefonia móvel
      Apresentação do Plano de Investimento de Rede da TIM
      Apresentação dos ofensores que impedem instalação de novas
      ERB´s
      04/12/2014 Solicitação do resultado da TIM junto aos
      PROCON´S
      Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs atraves do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      04/12/2014 Esclarecimento sobre disponibilidade de chips em lojas da região Nordeste Apresentação de relatório contemplando a quantidade de chips disponíveis (em estoque) nas lojas próprias da TIM na região Nordeste
      04/12/2014 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Criação e disponibilização do canal exclusivo de atendimento a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (0800/defensoria)
      Doação do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública do Estado do Maranhão
      Doação do Código de Defesa do Consumidor em braile a biblioteca da OAB do Estado do Maranhão
      04/12/2014 Esclarecimentos sobre a rede de voz e a rede de dados Apresentado pela diretoria e equipe da área de qualidade de rede a taxa de tráfego das ERB´s do estado do Maranhão em horário de maior movimento
      Apresentado pela diretoria e equipe da área de qualidade de rede da taxa o tráfego das ERB´s da região nordeste em horário de maior movimento
      Apresentação das novas antenas que estão sendo instaladas na região - Biosite, pela diretoria e equipe da area de qualidade de rede
      Apresentação ao Conselho sobre o plano de melhoria que prevê aumento de autonomia dos sites (capacidade de bateria, pela diretoria e equipe da area de qualidade de rede
      Apresentação do Flexlite e sua tecnologia, pela diretoria e equipe da area de qualidade de rede
      05/03/2015 Esclarecimentos sobre bloqueio do tráfego de dados após o término da franquia Representante da área de Relações Institucionais da TIM, fez uma explanação do tema e, com isso, sanou as dúvidas que surgiram
      Apresentação explanando a correlação de ERBs necessárias x tráfego utilizado bem como os indicadores de qualidade do serviço e apresentação dos indicadores ANATEL SP1 até SP12
      05/03/2015 Esclarecimentos sobre questões comerciais de atendimento ao cliente Resgate de chips fora do DDD de origem
      Conteúdo de downloads (o qual consta em faturas)
      Cobrança indevida
      Propaganda não autorizada na consulta de saldo do pré-pago e no TE LIGOU
      21/05/2015 Esclarecimentos sobre os serviços VAS Conceito dos serviços e apresentação dos principais produtos
      Informações sobre melhorias realizadas
      Capacitação dos atendentes
      19/08/2015 Exposição do tema Programação de Biosites na região nordeste Esclarecimento sobre implantação e apresentação dos níveis de melhora na rede local.
      Esclarecimento sobre RGC Informações sobre o que a loja faz desde a venda do produto até o cancelamento.
      09/11/2015 Esclarecimento sobre novos planos Prestados esclarecimentos sobre caracterísicas, implantação e divulgação.
      09/11/2015 Ações Junto a Orgãos de Defesa do Consumidor Criação e disponibilização do canal exclusivo de atendimento a Defensoria Pública do Estado do Ceará (0800/defensoria)
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública do estado do Ceará
      26/02/2016 Solicitação do resultado da TIM junto aos PROCON´S Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Públicos dos PROCONs através do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      Ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Disponibilização do canal de atendimento direto 0800.
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em Braille à Defesnsoria Pública, Procon Estadual e Anatel. Tal ação recebeualizada pelo Conselho de Usuários da TIM recebeu destaque por parte dos Órgãos.
      Esclarecimento sobre novos planos Prestados esclarecimentos sobre caracterísicas, implantação e divulgação.
      Apresentação Estrutura das Lojas na Região Prestados esclarecimentos sobre os segmentos de vendas no varejo.
      Visita ao Call Center Visita a infra-estrutura do call center.
      Conselheiros realizaram acompanhamento do atendimento ao cliente (escutas telefônicas) junto ao Consultor de relacionadasionamento.
    • Sul

      Data Análises Providências
      15/08/2014 e 10/10/2014 Esclarecimento sobre tecnologia da Rede TIM Explanação sobre tecnologia utilizada na rede de dados
      Explicação sobre tecnologia utilizada na rede de telefonia móvel
      Apresentação do Plano de Investimento de Rede da TIM
      Apresentação dos ofensores que impedem instalação de novas
      ERB´s
      10/10/2014 Detalhamento do método de trabalho utilizado pela TIM para Atendimento ao Cliente Apresentação do Plano de Capacitação de Consultores de Relacionamento
      Explicação sobre funcionamento do Call Center
      Apresentação de todos os Canais de Atendimento da TIM
      Apresentação e explicação do fluxo de contestação de contas
      10/10/2014 Esclarecimento do processo de vendas Apresentação do fluxo de comercialização de produtos TIM em lojas
      Apresentação das opções dadas ao cliente, no momento da compra de produtos e serviços TIM
      12/12/2014 Solicitação do resultado da TIM junto aos
      PROCON´S
      Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs atraves do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      12/12/2014 Esclarecimentos sobre o Plano Rural Apresentação detalhada da implantação de cobertura do plano rural, com as ações pro ativas da TIM acerca deste tema, através da área Institucional.
      12/12/2014 Esclarecimenro sobre substituição de modelo de chip em loja Explicação pela área Comercial sobre o estoque das lojas da região - possuem chip para distribuição
      Treinamento dado aos Consultores de lojas, para que realizem a substituição
      12/12/2014 Bloqueio de internet após atingimento da franquia de dados Explanação pela área comercial sobre o posicionamento da TIM até o momento
      02/06/2015 Criação da plataforma Consumidor.gov Procon estadual do Paraná fez uma proposta junto a Defensoria Pública do estado de um termo de cooperação técnica para utilização da plataforma
      02/06/2015 Fortalecer e disseminar a cultura de cuidar do cliente na empresa Executivos da TIM visitaram as lojas e call center
      01/09/2015 Serviços cobrados em fatura portfólio de produtos Treinamento para entender a fatura no atendimento PROCON
      Cartilha de produtos direcionada aos PROCONs
      Treinamento na orientação do consumo de dados dos clientes
      06/11/2015 Melhorias de Rede Mudança da empresa em relação aos serviços adicionais (VAS).
      Apresentação sobre ampliação de rede 3G na região.
      Apresentação sobre implantação de biosites e Small Cells.
      Cobertura na Agroleite 2015 Apoio logistico de cobertura de rede no evento.
      Campanhas educacionais para o uso de dados Vídeos e informações disponiveis no site e redes sociais.
      06/11/2015 Novos produtos TIM Apresentação e explicação dos novos produtos da TIM, com a informação dos beneficios e a estrategia que levou a criação destes.
      01/03/2016 Ações Realizadas através do Conselho de Usuários TIM Apresentado video elaborado pelos Conselheiros da Região Sudeste com propostas e ações realzadas em 2015 através do Conselho de Usuários TIM.
      Solicitação do resultado da TIM junto aos PROCON´S Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional.
      Apresentações de resultados dos indicadores Públicos dos PROCONs através do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      Apresentação de resultados dos indicadores do Consumidor.gov referente a 2015.
      Agroleite 2015 Ação de apoio logistico de cobertura de rede no evento.
      Esclarecimento sobre novos planos Prestados esclarecimentos sobre caracterísicas, implantação e divulgação.
      Melhorias de Rede Apresentação da implantação da Rede em Londrina.
      Prestados esclarecimentos sobre as implantações programadas.
    • Sudeste

      Data Análises Providências
      22/08/2014 Esclarecimento sobre mecânica de funcionamento do produto TIM BETA Explicação sobre regras do produto Tim Beta
      Apresentação do plano de melhoria do produto Tim Beta
      Explicação sobre canais de atendimento do Tim Beta
      Apresentação prévia das alterações no produto Tim Beta
      17/10/2014 Detalhamento do método de trabalho utilizado pela TIM para Atendimento ao Cliente Apresentação do Plano de Capacitação de Consultores de Relacionamento
      Explicação sobre funcionamento do Call Center
      Apresentação de todos os Canais de Atendimento da TIM
      Apresentação e explicação do fluxo de contestação de contas
      17/10/2014 Solicitação do resultado da TIM junto aos
      PROCON´S
      Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Explicação de todos os resultados da TIM junto aos
      PROCON´s
      Apresentações de resultados por PRONCON de cada região
      28/11/2014 Esclarecimento sobre a Resolução 632 Apresentado pela área de Regulamentação de Negócios as exigências da Resolução
      Apresentação do cronograma de implementação contemplando suas respectivas datas, pela área de Regulamentação de Negócios
      28/11/2014 Conhecer o funcionamento do Call Center da TIM Acompanhamento das atividades do Call Center próprio da TIM, no Rio de Janeiro, guiado pelos gerentes do centro de excelência
      Disponibilizada a realização de acompanhamento dos atendimento do call center (escutas telefônicas)
      Apresentação dos sistemas operacionais utilizados pela operação
      28/11/2014 Solicitação do resultado da TIM junto aos
      PROCON´S do mês atual
      Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs atraves do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      28/11/2014 Elaboração do Código de Conduta do Conselho de Usuários Apresentação do Conselheiro Francisco Assis na proposta preliminar da riação do codigo de conduta a ser implantado no conselho da região sudeste, sendo posteriormente disponibilizado as demais regiões, por este Conselho.
      27/03/2015 Bloqueio de internet Feita a comunicação com 30 dias de antecedência sobre o bloqueio de dados, conforme regulamentação.
      Comunicação em jornal com dois dias de antecedência
      Capacitação online aos Consultores de Relacionamento
      12/06/2015 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Criação e disponibilização do canal exclusivo de atendimento a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (0800/defensoria)
      Criação e disponibilização do canal exclusivo de atendimento a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (0800/defensoria)
      Criação e disponibilização do canal exclusivo de atendimento a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (0800/defensoria)
      Criação e disponibilização do canal exclusivo de atendimento a Defensoria Pública do Estado do Minas Gerais (0800/defensoria)
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública do Estado do São Paulo
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública do Estado do Minas Gerais
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile a biblioteca da OAB do Estados do Sudeste
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile ao Instituto Luiz Braille do Estado do Espírito Santo
      Aproximação com os Órgãos de Defesa do Consumidor e o Código de Conduta, o qual deverá ser utilizado por todos os Conselhos do grupo TIM.
      11/09/2015 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile à Defensoria Pública do Estado e à OAB/ES.
      Atualização de procedimentos Esclarecimento sobre nova dinâmica de Ressarcimento, com base na regulamentação da ANATEL.
      Melhorias de Rede Qualidade do Serviço e vídeo sobre o projeto dos Biosites.
      Esclarecidos questionamentos sobre legislações restritivas, criação de movimentos pela retirada de antenas (ex.: abaixo-assinados) e ajuizamento de ações civis públicas por
      27/11/2015 Melhorias de Rede Apresentação de indicadores de rede no estado do Rio de Janeiro.
      Apresentação os planos de ampliação.
      Mediação de conflitos Realização de evento de mediação de conflitos, conduzido pelo conselho com a participação da Defensoria Publica do Estado do Rio de Janeiro, Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ, OAB/RJ.
      Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor e entidades de deficientes visuais. Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile ao Instituto Federal Benjamin Constant (deficientes visuais), secretaria Municipal de pessoa portadora de Deficiencia do Rio de Janeiro-SMDP/RJ, Rio Solidário-RJ.
      10/03/2016 Visita ao Instituto Provisão Campinas/SP Visita dos Conselheiros para conhecer as instalações da instituição, os funcionários e disponibilizar informações de atuação do Conselho de Usuários da TIM Sudeste.
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em Braille ao instituto.
      Apresentação de video elaborado pelo Conselho da região Sudeste.
      Apresentação dos resultados da visita ao Instituto Provisão Campinas/SP.
      Solicitação do resultado da TIM junto aos PROCON´S Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs através do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      Solicitação de apresentação das principais reclamações dos clientes Apresentação de relatório contemplando os principais motivos ofensores e plano de ação para redução de impacto ao cliente.
      11/03/2016 Worskhop "Mediação - Novos rumos na solução de conflitos" Workshop ministrado pela Dra Larissa Davidovich, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro.
      Participação de autoridades da Defesa do Consumidor, autoridades do Poder Judiciário, do Poder Público e da sociedade civil.
      Entrega do Código de Defesa do Consumidor em Braille a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
      Tribunal de Justiça destacou as ações que estão sendo realizadas através do Conselho de Usuários da região Sudeste para melhora da experiencia do cliente.
    • Norte

      Data Análises Providências
      08/08/2014 Esclarecimento sobre tecnologia da Rede TIM Explanação sobre tecnologia utilizada na rede de dados
      Explicação sobre tecnologia utilizada na rede de telefonia móvel
      Apresentação do Plano de Investimento de Rede da TIM
      Apresentação dos ofensores que impedem instalação de novas
      ERB´s
      08/08/2014 Solicitação de lista de Lojas Próprias (Marabá) Apresentação dos endereços das lojas próprias na cidade de Marabá
      08/08/2014 Esclarecimento sobre disponibilição de coleta de resíduo eletrônico pela TIM Apresentação de locais de coleta do chamado lixo eletrônico disponibilizados pela TIM
      Apresentação física do tambor de coleta de lixo eletrônico
      Informação sobre o processo de recolhimento do lixo eletrônico
      21/11/2014 Solicitação de lista de Lojas da região Norte Disponibilizada listagem, contemplando dos endereços das lojas TIM na região Norte do Brasil
      21/11/2014 Solicitação do resultado da TIM junto aos
      PROCON´S
      Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs atraves do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      21/11/2014 Esclarecimento sobre interrupção de sinal da TIM simultaneamente com a queda de energia em Santarém Apresentado pela diretoria e equipe da área de qualidade de rede todas as informações acerca do plano de melhoria, incluindo a previsão de autonomia dos sites
      21/11/2014 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Disponibilização do canal 0800 para Defensoria Pública do estado do Pará
      Doação do Código de Defesa do Consumidor em braile a Defensoria Pública do estado do Pará
      21/11/2014 Esclarecimentos sobre a rede de voz e a rede de dados Realizado pela diretoria e equipe da área de qualidade de rede explicação sobre a conexão de sites por fibra óptica (FTTS)
      Apresentação do projeto de expansão da tecnologia de conexão de sites por fibra óptica, pela diretoria e equipe da área de qualidade de rede
      Apresentação de biosites e tecnologia utilizada nestes equipamentos, pela área Institucional
      Explanação sobre Mobile Broadband - projeto que proporciona desempenho diferenciado de navegação da banda larga móvel, pela diretoria e equipe da área de qualidade de rede
      27/04/2015 Realização de ações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor Participação do PROCON Estadual do Pará nas reuniões do Conselho
      Participação do MP do Pará nas reuniões do Conselho
      Visita ao atendimento direto aos consumidores na Defensoria Pública do Estado do Pará
      28/08/2015 Bloqueio de internet Comunicação ao cliente foi feita com trinta dias de antecedência
      Campanhas nas redes sociais
      Simulador de dados no site TIM
      Pacotes adicionais de internet personalizados
      10/12/2015 Campanhas educacionais para o uso de dados Vídeos e informações disponiveis no site e redes sociais.
      10/12/2015 Conhecer a loja/escola Apresentação das instalações direcionadas, para treinamento dos colaboradores da TIM nas lojas proprias, com a apresentação da equipe comercial.
      04/03/2016 Solicitação do resultado da TIM junto aos PROCON´S Apresentação do relatório SINDEC no âmbito nacional e regional
      Apresentações de resultados dos indicadores Publicos dos PROCONs através do relatorio SINDEC do Ministério da Justiça.
      Consumidor.gov Esclarecimentos sobre a ferramenta.
      Apresentação de resultados dos indicadores do Consumidor.gov referente a 2015.
      Melhorias de Rede Apresentação do investimento na ampliação de Rede das tecnologias 3G e 4G na região Norte.
      Apresentação sobre implantação de Biosites na Região.
      Destaque sobre pleno funcionamento dos serviços TIM mediante a falta de energia em Santarém.
      Material educativo para o uso de dados Conselheiro divulgou material educativo de utilização de pacote de dados.
  • Notícias

  • Candidatura

    Inscrições encerradas

  • Conselheiros Empossados

    REGIÃO CENTRO-OESTE
    conselhodeusuariostim@outlook.com
    MEMBRO DO CONSELHO REPRESENTANTE CARGO MANDATO
    OAB/DF - COMISSÃO DE DIREITO DO CONSUMIDOR Helena Gonçalves Lariucci Usuário Até 31/12/2016
    ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO GOIÁS Rogerio Rodrigues Rocha Usuário Até 31/12/2016
    Artêmio Ferreira Picanço Neto Artêmio Ferreira Picanço Neto Presidente até 20/05/2016 Até 31/12/2016
    Gilberto Jose De Azevedo Gilberto Jose De Azevedo Usuário Até 31/12/2016
    Carlos Filinto De Almeida Carlos Filinto De Almeida Usuário Até 31/12/2016
    Adjaime Carrijo Neto Adjaime Carrijo Neto Usuário Até 31/12/2016
    Saulo Ferreira Rocha Saulo Ferreira Rocha Usuário Até 31/12/2016
    REGIÃO NORDESTE
    conselhotimnordeste@gmail.com
    MEMBRO DO CONSELHO REPRESENTANTE CARGO MANDATO
    GERÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DE CONSUMIDOR Hildélis Silva Duarte Junior Usuário Até 31/12/2016
    Tiago Vieira Mendes De Oliveira Tiago Vieira Mendes De Oliveira Presidente até 31/01/2016 Até 31/12/2016
    José Cícero Vieira De Oliveira José Cícero Vieira De Oliveira Vice-presidente até 31/01/2015 Até 31/12/2016
    Wilkilane L. Silva Wilkilane L. Silva Usuário Até 31/12/2016
    Simone De Cássia Barbosa Da Silva Simone De Cássia Barbosa Da Silva Usuário Até 31/12/2016
    Marcedo Marques De Andrade Barbosa Marcedo Marques De Andrade Barbosa Usuário Até 31/12/2016
    Raoni De Paiva Nunes Raoni De Paiva Nunes Usuário Até 31/12/2016
    Fernando Marcel Da Silva Melo Fernando Marcel Da Silva Melo Usuário Até 31/12/2016
    Rodrigo Miranda Godinho Rodrigo Miranda Godinho Usuário Até 31/12/2016
    Sheilly Mac Millon Câmara De Holanda Sheilly Mac Millon Câmara De Holanda Usuário Até 31/12/2016
    REGIÃO NORTE
    usuariostimnorte@gmail.com
    MEMBRO DO CONSELHO REPRESENTANTE CARGO MANDATO
    MPUB MOVIMENTO POPULAR UNIFICADO Marcos Sousa Santos Vice-presidente até 03/02/2016 Até 31/12/2016
    Jadwilson Sousa Dos Santos Jadwilson Sousa Dos Santos Usuário Até 31/12/2016
    Elielson Allan Maia Pereira Elielson Allan Maia Pereira Usuário Até 31/12/2016
    Antonio Claudio Costa Alfonso Antonio Claudio Costa Alfonso Usuário Até 31/12/2016
    Rosinaldo Fonseca Da Silveira Rosinaldo Fonseca Da Silveira Usuário Até 31/12/2016
    Harryson Jose Oliveira Lopes Harryson Jose Oliveira Lopes Usuário Até 31/12/2016
    Paulo Roberto Bruno Paulo Roberto Bruno Usuário Até 31/12/2016
    Ruy Guilherme Santos Pantoja Ruy Guilherme Santos Pantoja Usuário Até 31/12/2016
    Erick Charles Araujo Dantas Erick Charles Araujo Dantas Usuário Até 31/12/2016
    REGIÃO SUDESTE
    conselhodeusuariostimsudeste@gmail.com
    MEMBRO DO CONSELHO REPRESENTANTE CARGO MANDATO
    INSTITUTO BRASILEIRO DE CIDADANIA Jorge Tardin Presidente até 31/12/2015 Até 31/12/2016
    Bernardo Menicucci Grossi Bernardo Menicucci Grossi Usuário Até 31/12/2016
    Adolfo Breder Adolfo Breder Usuário Até 31/12/2016
    Luiz Henrique Salles Cabreira Luiz Henrique Salles Cabreira Usuário Até 31/12/2016
    Welington Cristino De Pinho Welington Cristino De Pinho Usuário Até 31/12/2016
    Francisco De Assis Santos Sobrinho Francisco De Assis Santos Sobrinho Usuário Até 31/12/2016
    Matheus Marcio Marinelli Gondim Galbes Matheus Marcio Marinelli Gondim Galbes Vice-presidente até 31/12/2015 Até 31/12/2016
    Leonardo Borges Magalhães Leonardo Borges Magalhães Usuário Até 31/12/2016
    Valter Carubelli Valter Carubelli Usuário Até 31/12/2016
    Jefferson Winicios Rodrigues Antunes Jefferson Winicios Rodrigues Antunes Usuário Até 31/12/2016
    REGIÃO SUL
    conselhodeusuariostimsul@yahoo.com.br
    MEMBRO DO CONSELHO REPRESENTANTE CARGO MANDATO
    Mauro Cezar Colling Mauro Cezar Colling Vice-presidente até 27/05/2016 Até 31/12/2016
    Carlos Alberto Merlini Carlos Alberto Merlini Usuário Até 31/12/2016
    Renato Da Rocha Vieira Renato Da Rocha Vieira Presidente até 27/05/2015 Até 31/12/2016
    Robson Rosa Robson Rosa Usuário Até 31/12/2016
    William Dario Hereck William Dario Hereck Usuário Até 31/12/2016
    Jorge Michel Mouchbahani Jorge Michel Mouchbahani Usuário Até 31/12/2016
    Priscila Lopes Martins Priscila Lopes Martins Usuário Até 31/12/2016
    Rafael Fernando Barro Rafael Fernando Barro Usuário Até 31/12/2016
    Juida De Deus Palma Contar Juida De Deus Palma Contar Usuário Até 31/12/2016
    Diomar Da Veiga Diomar Da Veiga Usuário Até 31/12/2016
    Eraldo Luiz Palandi Eraldo Luiz Palandi Usuário Até 31/12/2016
    Alexandre Vieira Arruda Alexandre Vieira Arruda Usuário Até 31/12/2016
  • Resultado da eleição para o conselho de usuários

    Consulte aqui a relação de candidatos mais votados e que estão habilitados para a análise de documentação. Nesta fase, todos os candidatos abaixo receberão um contato formal com a solicitação de documentação a ser enviada. Após a análise do preenchimento dos requisitos e documentação necessários, os mesmos se tornarão membros dos respectivos Conselhos de Usuários para os quais foram eleitos.

    Os casos de empates foram tratados de acordo com o item 4 – letras L e M do Edital de Convocação para Eleição para formação dos Conselhos de Usuários do Grupo TIM no Brasil que está disponível no endereço www.tim.com.br/conselhodeusuarios.

    Na hipótese de vacância, a respectiva vaga será preenchida,no prazo remanescente, por um suplente eleito de acordo com a maior quantidade de votos recebidos, preferencialmente na respectiva categoria.

    Consulte aqui a relação dos suplentes.

    Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para conselhodeusuarios@timbrasil.com.br.

    A TIM AGRADECE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NESSA ELEIÇÃO.

  • Faq

    • 1 - Qual é a Resolução que trata do Conselho de Usuários e como eu posso ter acesso ao seu inteiro teor?

      É a Resolução n° 623/2013 e pode ser encontrada no site da ANATEL (www.anatel.gov.br).

    • 2 - O que é o Conselho de Usuários?

      O Conselho de Usuários é um conselho integrado por usuários e por associações de entidades de defesa do consumidor, de caráter consultivo, voltado para a orientação, análise e avaliação dos serviços e da qualidade do atendimento da Prestadora de Serviços de Telecomunicações.

    • 3 – Qual é a principal finalidade do Conselho de Usuários?

      Visa estabelecer um canal de comunicação entre o Grupo TIM no Brasil e a sociedade civil e identificar as possibilidades de aprimoramento continuo de todos os serviços de Telecomunicações do Grupo, por meio de sua constante análise e avaliação, bem como formular sugestões e propostas de melhorias.

    • 4 – O que significa caráter consultivo do Conselho de Usuários?

      Significa que o Conselho não tem poder de determinar e sim de identificar e recomendar ações de melhorias sobre os serviços de Telecomunicações.

    • 5 – Como será a composição do Conselho de Usuários?

      O Conselho de Usuários será composto por até 12 (doze) membros, sendo suas vagas proporcionalmente preenchidas da seguinte maneira:

      I - 6 (seis) usuários de serviços de telecomunicações; e,

      II - 6 (seis) entidades que possuam, em seu objeto, características de defesa dos interesses do consumidor, devidamente representadas.

    • 6 – É uma obrigação do Grupo TIM no Brasil constituir esses Conselhos?

      Sim, é uma obrigação, conforme previsto na Resolução n° 623, da Anatel, de 18 de outubro de 2013.

    • 7 – Quantos conselhos o Grupo TIM no Brasil terá?

      Serão formados 5 (cinco) Conselhos de Usuários, devendo ser implantado um em cada região geográfica do país. Para efeito da Resolução n° 623/13, o território brasileiro é dividido nas Regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

      Região Sul (PR, RS e SC);

      Região Sudeste (ES, MG, RJ e SP);

      Região Norte (AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO);

      Região Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE);

      Região Centro-Oeste (DF, GO, MS e MT).

    • 8 – Eu posso me candidatar para Conselhos de diferentes Regiões?

      Não. Somente será permitida uma inscrição por Região, naquela que o usuário reside, exceto para entidades que possuem em seu objeto características de defesa dos interesses do consumidor que poderão se candidatar em mais de uma Região.

    • 9 – Os membros do Conselho de Usuários receberão algum tipo de remuneração ou benefício?

      Não, os membros do Conselho exercerão atividade voluntária e não remunerada, sem qualquer vínculo com o Grupo TIM no Brasil. As despesas de alimentação, hospedagem e transporte serão custeadas pelo Grupo TIM no Brasil, de acordo com a sua política interna de viagens.

    • 10 – Quem poderá concorrer nas eleições na categoria usuários?

      Pessoas físicas residentes e as pessoas jurídicas estabelecidas na região geográfica de implantação do Conselho de Usuários, que atendam os seguintes requisitos;

      1- Se pessoas físicas, devem ser civilmente capazes e, se pessoas jurídicas, devidamente constituídas conforme requisitos legais;

      2- Não possuam vínculo e não representem, de qualquer forma, o Grupo TIM no Brasil;

      3- Não podem ser membros de outro Conselho de Usuários de Telecomunicações.

    • 11 – Quem poderá concorrer nas eleições na categoria entidades?

      Poderão concorrer na categoria entidades as associações legalmente constituídas há pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor, e estabelecidas na região geográfica da implantação do Conselho.

      Para membros desta categoria, é permitida a participação em mais de um Conselho de Usuários.

    • 12 – Caso algum de meus familiares de 1º grau seja funcionário das empresas do Grupo TIM no Brasil, fico impedido de me candidatar?

      Não.

    • 13 – Parentes de 1º grau de funcionários da prestadora, sendo também Usuários, poderão votar?

      Sim.

    • 14 – Existe alguma restrição profissional para ser candidato?

      Não.

    • 15 – Fiz a minha inscrição, mas não desejo mais participar. Como devo proceder?

      Será possível o cancelamento de inscrição até 08/12/2016 por meio de envio de e-mail para conselhodeusuarios@timbrasil.com.br.

    • 16 – Como pessoas com deficiência podem participar da eleição para o Conselho de Usuários?

      Enviando o contato telefônico para o endereço de email conselhodeusuarios@timbrasil.com.br para realização de contato ativo.

    • 17 – Há quórum mínimo para a implantação do Conselho de Usuários? O que acontecerá se não houver candidatos suficientes para uma das categorias (Usuários ou Entidades) na reunião de eleição?

      Para a implantação do Conselho de Usuários é necessário o quórum mínimo de 6 (seis) membros. Não havendo candidatos eleitos em número suficiente para o preenchimento das vagas de determinada categoria, estas poderão ser preenchidas por candidatos eleitos de outra categoria.

    • 18 – O que ocorrerá caso não seja alcançado o quórum mínimo de 6 (seis) membros eleitos? E se o Conselho de Usuários deixar de atender ao quórum mínimo de 6 (seis) membros?

      Caso não seja alcançado o quórum mínimo, o Conselho de Usuários não será implantado, devendo a empresa convocar novas eleições no ano seguinte.

      Caso o Conselho de Usuários, já implantado, deixe de atender ao quórum mínimo de 6 (seis) membros, continuará funcionando com os membros remanescentes, devendo a empresa convocar eleições anualmente, até que se complete o quórum mínimo. Os sucessores investidos pelas novas eleições exercerão os mandatos pelo prazo remanescente.

    • 19 – Como serão realizadas as eleições?

      As eleições serão realizadas de forma eletrônica através do site do Grupo TIM no Brasil através do link www.tim.com.br/conselhodeusuarios.

    • 20 – O que é necessário para votar nas eleições?

      Todos os usuários de serviços de telecomunicações podem votar, em um candidato seja da categoria Usuário ou seja da categoria Entidade, exclusivamente por meio eletrônico, na página da internet do Grupo TIM no Brasil através do link www.tim.com.br/conselhodeusuarios.

    • 21 – É possível o voto nas eleições e a participação como usuários, dos colaboradores do Grupo TIM no Brasil e de empresas que prestam serviços para o Grupo TIM no Brasil – terceirizados?

      Não. Colaboradores do Grupo TIM no Brasil ou qualquer pessoa que possua vínculo empregatício ou que represente de qualquer forma o Grupo, não podem votar ou ser votados.

    • 22 – Quando será publicado o resultado final das Eleições?

      O resultado será publicado no site do Grupo TIM no Brasil no dia 17 de abril de 2014, através do link www.tim.com.br/conselhodeusuarios.

    • 23 – Como os candidatos eleitos serão convocados?

      Os candidatos eleitos serão comunicados por meio do telefone de contato informado no formulário de inscrição ou pelo email cadastrado.

    • 24 – Qual a duração dos mandatos dos eleitos para o Conselho de Usuários?

      36 meses (a partir da segunda eleição). Nas primeiras eleições para implantação dos Conselhos de Usuários, os mandatos foram mais curtos, iniciando imediatamente após as eleições e encerrando em 31 de dezembro de 2016.

    • 25 – Após o término do mandato, o Conselheiro pode se reeleger?

      Sim. Os membros do Conselho de Usuários terão mandato de 3 (três) anos, sendo permitida uma reeleição.

    • 26 – O que faz o Secretário do Conselho?

      Cabe ao Secretário do Conselho responder, de forma continua, pelos encargos da secretaria do Conselho, expedir convocações para as reuniões, indicando local, horário e a pauta, secretariar as reuniões, publicar as respectivas atas na página da prestadora na internet, receber e expedir correspondências de interesse de cada Conselho.

    • 27 – O Secretário poderá votar no Conselho?

      Não. O Secretário não tem direito a voto nas decisões do Conselho.

    • 28 – Como é escolhido o Presidente e o Vice Presidente de cada Conselho?

      O Conselho de Usuários deverá eleger, dentre seus membros, um Presidente, que será responsável pela coordenação executiva de suas atividades e representação, bem como um Vice-Presidente, que ocuparão estas funções por período a ser definido pelo Conselho de Usuários quando da realização da eleição, não podendo ser superior ao seu próprio mandato no Conselho de Usuários.

    • 29 – Quais as competências do Presidente do Conselho?

      Cabe ao Presidente de cada Conselho: Coordenar os trabalhos do Conselho, convocar os membros do Conselho para as reuniões e presidi-las, exercer o voto de desempate nas reuniões e representar o Conselho.

    • 30 – Quais as competências do Vice-Presidente?

      Cabe ao Vice-Presidente exercer as atividades inerentes à condição de membro do Conselho e substituir o Presidente nas suas ausências e nos impedimentos legais e formais.

    • 31 – O Presidente do Conselho pode ter secretária?

      Não, ele não pode ter secretária.

    • 32 – Quais as atribuições dos membros do Conselho de Usuários?

      Cabe aos membros do Conselho:

      I - participar das reuniões, atendendo à convocação do Presidente, bem como discutir e votar as matérias submetidas à análise;

      II - apresentar sugestões para a atuação eficiente do Conselho e expor assuntos que julgarem pertinentes;

      III - identificar e divulgar, junto às associações ou entidades de defesa do consumidor os temas a serem submetidos à apreciação do Conselho;

      IV - levar ao conhecimento do Conselho de Usuários recomendações e notícias a ele atinentes; e,

      V - propor assuntos para inclusão na pauta de reuniões do Conselho de Usuários a partir dos principais motivos constantes no registro de reclamações dos usuários dos serviços de telecomunicações nos canais de relacionamento do Grupo, bem como em órgãos de defesa do consumidor.

    • 33 – Caso o Presidente ou o Vice Presidente estejam impedidos de realizar reuniões o Secretário pode substituí-los?

      Não. Caso o Presidente ou o Vice-Presidente estejam impedidos de realizar reuniões, este será ocupado por outro membro do Conselho.

    • 34 – A Anatel participará das reuniões do Conselho de Usuários?

      A seu critério, a Anatel poderá participar de reuniões de Conselho de Usuários.

    • 35 – Quantas Reuniões Ordinárias devem ter cada Conselho por ano?

      Cada Conselho deverá realizar no máximo até 4 (quatro) reuniões ordinárias por ano.

    • 36 – Quantas reuniões Extraordinárias podem ter cada Conselho por ano?

      As reuniões extraordinárias não poderão exceder o dobro do número das ordinárias.

TIM NA REDE: