Entenda seu consumo de internet - Para você | TIM

Uso de dados

Confira 12 dicas imperdíveis para aproveitar sua internet

1. Veja por que o celular pirata afeta a navagação

O uso de celulares piratas ou não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode prejudicar o desempenho da internet móvel e causar riscos à saúde e ao bolso, já que estes não passaram pelos devidos testes de qualidade e não têm garantia ou assistência técnica.

Para saber se um aparelho está homologado, procure o selo com a marca da Anatel, normalmente colocado no corpo do aparelho, atrás da bateria ou no manual do usuário.

2. Evite usar capas metálicas

Capas metálicas podem prejudicar a transmissão ou recepção de dados do seu serviço de internet móvel.

Isso acontece porque alguns metais que estão nessas capas são ótimos condutores de energia eletromagnética, o que pode afetar os circuitos do aparelho, em especial na parte de trás.

3. Conheça algumas características da rede 4G (LTE)

Para ter acesso à rede 4G (tecnologia de 4ª Geração) você precisa de algumas coisas, como: um smartphone homologado pela ANATEL e compatível com a frequência usada pela operadora; um chip compatível com o 4G e estar em uma área coberta pela rede.

 

Alguns avisos sobre o 4G: o acesso à rede, em qualquer lugar do mundo, está sujeita ao tráfego involuntário de dados, ainda que em pequeno volume, mesmo que o smartphone esteja desligado ou com os dados móveis desabilitados.

 


Como ocorre o uso involuntário da rede 4G?

 

Ele acontece quando há tentativas de atualizações involuntárias na rede, o que pode gerar pequenos consumos de dados, mesmo que o aparelho esteja desligado ou com os dados móveis desabilitados.

 

A interrupção de acesso à rede 4G é limitada apenas aos Apps e serviços. Então, apesar da ação anterior, o aparelho continua recebendo tentativas de acesso ao endereço IP, gerando download de pequenos volumes de dados.

 

Essa é uma característica inerente à tecnologia 4G, que independe do plano de serviços contratado. Por isso, essa situação pode ocorrer em qualquer lugar do mundo coberto pela rede 4G.

 


O que a TIM tem feito para melhorar a experiência do cliente com relação ao tráfego involuntário na rede 4G?

 

A gente implementou medidas preventivas, além do alerta registrado, que desconsidera a cobrança de parte do volume trafegado. Com isso, conseguimos corrigir eventuais impactos nas franquias contratadas.

4. Veja seu uso de internet antes de contratar um plano

Você pode fazer isso de duas formas:

Simule o uso de dados

Antes de contratar um plano, vá ao nosso Simulador de Dados e veja qual pacote se adequa a você.

Simular uso

Confira sua relação de consumo

Veja a sua relação de consumos médios, que também pode servir de referência.

Como conferir?

5. Preste atenção ao baixar aplicativos

Aplicativos podem gastar muita ou pouca franquia de dados durante o uso. Por isso, além de ver quanto ele consome no download, fique de olho na relação de dados acessados e consumidos quando o App já estiver instalado.

Você pode checar essa informação antes do download, no item “Detalhes da permissão” do seu smartphone Android. Para baixar o App, é necessário concordar com as condições de uso, como a permissão para acesso aos seus dados.

6. Saiba por que os Apps consomem internet mesmo após a instalação

Depois de instalados, alguns aplicativos continuam consumindo o pacote de dados durante o uso e as atualizações. Além disso, há a coleta dos dados de segundo plano, que pode ocorrer mesmo quando o aplicativo não está em uso.

7. Acompanhe seu consumo de dados

Site Meu TIM

Acesse o site Meu TIM para acompanhar seu consumo de internet.

App Meu TIM

Ou baixe o App Meu TIM para saber o quanto você está usando de dados.

SMS

Envie INTERNET para 4141 para saber o quanto de dados já foi usado.

8. Controle o uso de dados dos Apps pelo celular

Por que os apps usam dados?

Para manter tudo atualizado, os aplicativos costumam a acessar a internet mesmo quando não estão em uso. Você pode ver o consumo real de dados que esse App usa.

Como controlar o uso de dados?

Para ver o consumo real de dados, acesse as configurações do seu Android e confira o consumo de cada aplicativo. Se tiver dúvidas, consulte o manual do fabricante.

9. Fique de olho nos Apps com publicidade

Na hora de mostrar anúncios, os aplicativos precisam acessar a internet. Isso consume dados da franquia, se você estiver usando a internet móvel.

10. Use Apps de mapas, rotas e GPS com atenção

Esses aplicativos usam recursos de localização (georreferenciamento) para indicar onde você está ou qual o caminho mais curto para algum lugar, por exemplo. Isso consome dados do pacote, inclusive quando você não está com o aparelho.

11. Entenda como o Streaming consome sua internet

O que é streaming?

O streaming é quando você escuta música ou assiste a um vídeo sem fazer o download do arquivo.

Exemplos de serviços

Alguns exemplos de aplicativos de streaming de música ou vídeo são: Spotify, Deezer, Youtube, Netflix, etc.

Consumo de dados

Streaming consome muitos dados, até porque é necessário fazer outro toda vez que quiser repetir um vídeo ou música.

Planos para celular

12. Veja o plano ideal para o seu uso de internet

Temos ofertas com diversos limites de dados para usar durante um ciclo de cobrança. Dê uma olhada e confira as informações no regulamento! Você vai achar um plano ideal para você.