Perguntas Frequentes - TIM Chip

Perguntas Frequentes

TIM Chip

Bloqueio e desbloqueio de chip
Bloqueio e desbloqueio de chip

Como eu desbloqueio o TIM Chip?

Para fazer desbloquear o TIM Chip, há duas formas:
     • Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Com isso, você vai entrar em contato com a nossa Central de Atendimento;
     • Vá em uma loja TIM ou de parceiros.

Como bloquear o TIM Chip?

Existem dois jeitos de fazer o bloqueio do TIM Chip. Veja:
     • Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Com isso, você vai entrar em contato com a nossa Central de Atendimento;
     • Vá em uma loja TIM ou de parceiros.
Vale ressaltar que, em ambos os casos, somente o titular ou usuário da linha pode solicitar o bloqueio, que precisa ser validado.

Como resgatar o meu TIMChip?

Se você for o titular da linha que solicitou o bloqueio, basta se dirigir a uma loja TIM ou de parceiros para fazer o resgate da linha - vale ressaltar que esse processo é feito mediante validação. Você vai receber um novo TIM Chip, mas com o mesmo número.

Em que situações eu preciso bloquear o meu TIM Chip?

É preciso solicitar o bloqueio do TIM Chip em casos de perda ou roubo.

Existe custo para fazer o bloqueio do TIM Chip?

Não, o bloqueio do TIM Chip é gratuito.

Existe custo para fazer o desbloqueio do TIMChip?

Se você tiver perdido e encontrado o seu TIM Chip, basta solicitar o desbloqueio, que será gratuito. Mas, caso não o encontre, você vai precisar ir a uma loja ou ponto de venda para comprar um chip "em branco". Dessa forma, você vai pagar apenas o TIM Chip novo e a loja vai realizar o desbloqueio dele.

Posso também bloquear o meu celular?

Sim, mas somente o titular da linha ou administrador do contrato pode pedir o bloqueio do celular. Esse bloqueio vai garantir que seu aparelho não seja usado por terceiros. 

Como desbloquear o TIM Chip depois de errar o PIN 3 vezes?

Se o PIN for digitado incorretamente 3 vezes seguidas, o TIM Chip será bloqueado e só poderá ser desbloqueado usando o PUK. Para desbloquear o PIN, basta digitar:

 

**05*PUK ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN#ENVIAR

Ativação do chip
Ativação do chip

Como ativar o TIM Chip de rede 3G ou 4G no plano TIM pré-pago?

Para ativar o chip 3G ou 4G da TIM no seu plano pré-pago, veja o tutorial abaixo:

 

1. Inicie o celular;
2. Vamos identificar em qual rede você está. Depois, enviaremos uma mensagem pedindo para você reiniciar o aparelho;
3. Em seguida, você vai receber um SMS com um link para ativar o seu chip através do Meu TIM;
4. Escolha uma oferta e complete o cadastro;
5. Faça a sua primeira recarga;
6. Aguarde a gente enviar um SMS de confirmação;
7. Pronto! Seu novo número vai aparecer na tela e você já vai poder curtir seu plano.
 

Se preferir, você também pode acessar nossa página de ativação de chip.

Como ativar o TIM Chip de rede 2G no plano TIM Pré?

Siga as instruções abaixo para ativar o chip 2G da TIM no seu plano pré-pago:


1. Inicie o celular;
2. Vamos identificar em qual rede você está. Depois, enviaremos uma mensagem pedindo para você reiniciar o aparelho;
3. Em seguida, ligue para *144# para iniciar o processo de ativação - não se preocupe, a ligação é grátis;
4. Siga as instruções e digite os números do seu CPF e data de nascimento. Não digite traços e nem pontos, ok?
5. Pronto! Seu chip será desbloqueado em até duas horas.


Se preferir, você também pode acessar nossa página de ativação de chip.

Como ativar o TIM Chip de rede 3G ou 4G no plano TIM Controle?

  • Para ativar o chip 3G ou 4G da TIM no seu plano controle, veja o tutorial abaixo:


    1. Inicie o celular;
    2. Vamos identificar em qual rede você está. Depois, enviaremos uma mensagem pedindo para você reiniciar o aparelho;
    3. Em seguida, você vai receber um SMS com um link para ativar o seu chip através do Meu TIM.
    4. Escolha uma oferta e complete o cadastro;
    5. Opte por uma forma de pagamento;
    6. Pronto! Seu novo número vai aparecer na tela e seu chip ficará desbloqueado em até duas horas.


    Se preferir, você também pode acessar nossa página de ativação de chip.

     

Como ativar o TIM Chip de rede 3G ou 4G no plano TIM pós-pago?

Para ativar o chip 3G ou 4G da TIM no seu plano pós-pago, veja o tutorial abaixo:


1. Inicie o celular;
2. Vamos identificar em qual rede você está. Depois, enviaremos uma mensagem pedindo para você reiniciar o aparelho;
3. Em seguida, você vai receber um SMS com um link para ativar o seu chip através do Meu TIM.
4. Escolha uma oferta e complete o cadastro;
5. Informe os dados do seu cartão de crédito;
6. Pronto! Seu novo número vai aparecer na tela e seu chip ficará desbloqueado em até duas horas.


Se preferir, você também pode acessar nossa página de ativação de chip.

Troca de TIM Chip
Troca de TIM Chip

Perdi meu chip TIM ou tive meu celular roubado. O que eu faço?

Existem duas formas de você conseguir um novo TIM Chip:

     • Via telefone - Fale com a nossa Central de Atendimento. Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Depois, solicite a "Reposição do TIM Chip".
     • Presencialmente - Vá a uma loja física e peça a reposição.

Meu chip da TIM está com defeito. E agora?

Fale com a nossa Central de Atendimento ligando para *144 de um número TIM ou 1056 a partir de outro telefone. Vamos analisar a situação. Caso a gente não consiga resolver o problema, enviaremos um novo chip para o endereço em que você recebe a fatura.


Se preferir, você também pode ir a loja TIM mais próxima e trocar o seu simcard. 

O que é “Reposição de TIM Chip”?

É o envio de um novo TIM Chip para os clientes TIM.

Qual o prazo para receber um novo TIM Chip?

Caso você tenha solicitado pela nossa Central, vamos enviar um novo chip TIM em até 15 dias. Nas lojas físicas, você sai com outro chip imediatamente.

Em que situações eu posso solicitar outro TIM Chip?

Você pode solicitar outro TIM Chip nos seguintes casos:


     • Roubo ou furto;
     • Perda ou extravio;
     • Defeito;
     • Bloqueio de PUK;
     • Troca de versão (32k para 64k ou 128k);
     • Ter um reserva, no caso de clientes de Grandes Corporações (Top Clients)

Todos os clientes podem solicitar a Reposição de TIM Chip?

  • Sim, todos os clientes TIM podem solicitar a reposição.

Tenho um TIMChip 3G. Posso trocar para um chip da TIM 4G?

Sim, claro. Basta comprar um TIMChip 4G, trocar o simcard e acessar o portal Troca Chip com a sua rede móvel (ou seja, sem o Wi-Fi).
Se quiser mais informações, veja a nossa página sobre troca de chip.

Senha única
Senha única

O que é a senha única? Para que ela serve?

A senha única é um código de quatro dígitos. Ele é constituído pelos quatro primeiros números do PUK, que vem no cartão de senhas junto com seu TIM Chip. Com essa senha, conseguimos saber que você é nosso cliente em nossos canais de atendimento, principalmente no site TIM e no atendente eletrônica (URA).

Como funciona a senha única?

A senha única é usada para validar o acesso do cliente a alguns serviços e canais de autoatendimento TIM (como o Meu TIM e o USSD, nosso canal de autoatendimento por mensagens).

Como ativar a senha única?

A senha única está disponível no cartão de senhas e é composta pelos 4 primeiros dígitos da senha PUK. Para ativá-la, basta usar o seu número de telefone TIM como login e os 4 primeiros números do PUK como senha.

Se eu trocar o meu chip por algum motivo ou trocar para um microchip, a minha senha única muda também?

Sim. Por estar ligada aos 4 primeiros dígitos do PUK - que está presente no seu cartão de senhas junto com o TIM Chip -, a sua senha única vai mudar. A nova será composta aos quatro números que formam o novo PUK.

Em quais os canais eu vou precisar usar a senha única?

Os canais para usar login e senha única são:
- Canal de autoatendimento MEU TIM;
- Canal de autoatendimento via mensagens USSD, que pode ser acessado discando *144# a partir de um número TIM;
- Central de Relacionamentos, que pode ser acessada ao ligar para *144 de um número TIM ou 1056 de qualquer telefone.

PIN e PUK
PIN e PUK

O que são PIN e PUK?

PIN e PUK são códigos únicos que vêm no cartão junto ao seu TIM Chip. Enquanto o PIN é uma senha que desbloqueia o TIM Chip, o PUK serve para destravar o PIN quando há algum problema.

Para que serve o PIN?

O PIN é uma senha pessoal que desbloqueia o TIM Chip. Vale ressaltar que essa função está desativada quando você começa a usar o chip.

Como ativar o PIN?

Basta seguir as instruções do manual para ativar o PIN e, assim, evitar o uso indevido do seu aparelho. Em seguida, por motivos de segurança, o código deve ser alterado por outro de quatro dígitos digitando:

 

**04*PIN ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN#ENVIAR

Para que serve o PUK?

O PUK é uma senha que serve para destravar o PIN em caso de problemas. Além disso, seus quatro primeiros dígitos são a senha inicial para acessar a Caixa Postal e o Meu TIM.

Como desbloquear o TIM Chip depois de errar o PIN 3 vezes?

Se o PIN for digitado incorretamente 3 vezes seguidas, o TIM Chip será bloqueado e só poderá ser desbloqueado usando o PUK. Para desbloquear o PIN, basta digitar:

 

**05*PUK ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN#ENVIAR

Como usar o PIN para receber ligações de números predefinidos?

No cartão de senhas, que vem junto com o seu TIM Chip, há o PIN 2. Com ele, você pode configurar o seu chip para receber ligações de números predefinidos.

eSIM
eSIM

O que é o eSIM?

A letra “e” de eSIM vem de "embedded", que significa “embutido” em inglês. Ou seja, o eSIM é um chip embutido soldado diretamente na placa-mãe do dispositivo durante a fabricação. Ele é capaz de desempenhar todas as funções do SIM anterior, mas com muito mais segurança e praticidade.

Quais smartphones têm eSIM?

Dividido por fabricantes, os aparelhos que têm esta tecnologia atualmente são: 
     • Apple - iPhone SE 2ª Geração, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, iPhone 13, iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max;
     • Samsung - Galaxy S20, Galaxy S20+, Galaxy S20 Ultra, Galaxy Note 20, Galaxy Note 20 Ultra, Galaxy S21, Galaxy S21+, Galaxy S21 Ultra, Galaxy Z Flip, Galaxy Z Fold 2, Z Flip 3 5G e Z Fold 3 5G;
     • Motorola - Motorola Razr.

Onde posso adquirir o QR Code para ativar o perfil TIM no eSIM?

Confira os endereços de nossas lojas físicas para adquirir seu eSIM TIM.

O que é um "perfil eSIM"?

É um armazenamento de dados de assinatura e rede, que permite que você se conecte à rede móvel correspondente. Você pode manter até 8 perfis em um eSIM, mas vale ressaltar que só é possível usar um por vez.

Como ativar um perfil TIM no eSIM?

Acesse a página do eSIM, selecione o fabricante do seu aparelho e siga o passo a passo para ativação.

Posso ter mais de um número no eSIM?

Sim. Você pode armazenar até 8 perfis no eSIM, mas só pode usar um de cada vez.

Posso usar os números instalados no eSIM simultaneamente?

Não, só é possível usar apenas um número ativo. O que você pode fazer é usar simultaneamente um perfil do eSIM e o número do sim card físico.

Quantas linhas ativas posso ter no celular?

Até duas: uma linha pelo chip físico e uma ativa no eSIM.

Posso configurar o eSIM com o perfil TIM em um celular comprado no exterior?

Sim. Qualquer aparelho que tenha a tecnologia está habilitado para ativar um perfil TIM, não importa a origem.

Com quais planos posso usar o eSIM?

O eSIM está disponível para qualquer plano TIM.