/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes

TIM Black Família (Multi)

É um plano pós-pago em que você pode compartilhar internet com toda a família. Como benefícios, o plano TIM Black Família traz muita internet, uso do WhatsApp sem gastar internet, streamings inclusos, internet acumulada, roaming internacional, Apple One e muito mais.

O que é o TIM Black Família?

O Pós-pago TIM Black Família (Multi) é o plano perfeito para você compartilhar com toda a família.

 

O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada.

 

Seja qual for a opção escolhida, seus benefícios serão renovados automaticamente, todos os meses.

 

Além disso, você pode pagar sua Fatura TIM de diversas formas:

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.

Como funciona o plano TIM família?

O Pós-Pago TIM Black Família (Multi) é um plano da TIM com ofertas perfeitas para você compartilhar com sua família.

 

Nele, a renovação automática dos benefícios é mensal e ocorre mediante o pagamento da sua Fatura TIM, que você pode realizar das seguintes maneiras:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.

 

O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada.

 

Além disso, como cliente TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Quais são os planos Pós-pagos da TIM?

A TIM disponibiliza dois planos Pós-pagos, o TIM Black e o TIM Black Família. Neles, a renovação automática dos benefícios é mensal e ocorre mediante o pagamento da sua Fatura TIM, que você pode realizar das seguintes maneiras:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.

 

O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.

 

Além disso, sendo um cliente TIM Black ou TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Quais são os benefícios do plano Pós-pago TIM BlacK Família?

O pacote de minutos, a quantidade de internet móvel, os serviços inclusos e os demais benefícios variam de acordo com a oferta contratada.

 

Confira algumas das vantagens de ser um cliente do plano Pós-Pago TIM Black Família:

 

• pacote de internet;

• ligações ilimitadas para qualquer operadora e lugar do Brasil, com o código 41;

• ligações recebidas a cobrar ilimitadas de qualquer operadora;

• recebimento de chamadas em roaming nacional de qualquer operadora;

• inclusão de dependentes (de acordo com a oferta contratada);

• SMS para qualquer operadora;

• Internet Acumulada;

• 7 dias de WhatsApp ilimitado por mês em Roaming internacional (para o titular) e 30 minutos de ligações em Roaming Internacional por mês (para o titular);

• Pacote de internet em Roaming Internacional para usar nas Américas (para o titular).
 

Além disso, como cliente TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Qual a diferença entre TIM Black e TIM Black Família?

A TIM disponibiliza dois planos Pós-pagos. Enquanto o TIM Black é ideal para o uso individual, o TIM Black Família (Multi) tem ofertas perfeitas para você compartilhar toda a família.

 

Nos dois, a renovação automática dos benefícios é mensal e ocorre mediante o pagamento da sua Fatura TIM, que você pode realizar das seguintes maneiras:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.

 

O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.

 

Além disso, sendo um cliente TIM Black ou TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Qual a diferença entre os planos Pós, Pré e Controle?

Em um plano Pré-pago, você precisa adquirir créditos, gigas de internet, SMS e outros benefícios pagando antecipadamente pela utilização desses serviços. Ainda sim, um oferta de Pré-pago pode ser muito vantajosa, como é o caso da TIM Pré Top.
 

Os planos Controle costumam ser um meio-termo entre os outros dois tipos. Por um lado, eles oferecem pré-limitações para os gastos do cliente (como um Pré) e, por outro, seu pagamento é realizado ao final do mês de utilização (como um Pós). Você achou interessante? Confira nossas ofertas do TIM Controle.
 

Já os Pós-pagos, são caracterizados pelo pagamento fixo, geralmente mensal, de uma oferta com vários benefícios inclusos (minutos, internet, assinaturas, etc.). Além disso, nessa modalidade não existem pré-limitações de consumo.
 

A TIM disponibiliza dois planos Pós. Enquanto o TIM Black é ideal para o uso individual, o TIM Black Família (Multi) tem ofertas perfeitas para você compartilhar com toda a família.
 

O titular somente irá pagar o valor mensal da Oferta e mais nada?

Com excessão da contratação de serviços que não estejam inclusos na oferta, nenhum valor adicional será cobrado do titular da conta.
 

O valor mensal do plano Pós-Pago TIM Black Família, inclui os seguintes benefícios:
 

• pacote de internet;
• ligações ilimitadas para qualquer operadora e lugar do Brasil, com o código 41;
• ligações recebidas a cobrar ilimitadas de qualquer operadora;
• recebimento de chamadas em roaming nacional de qualquer operadora;
• inclusão de dependentes (de acordo com a oferta contratada);
• SMS para qualquer operadora;
• Internet Acumulada;
• 7 dias de WhatsApp ilimitado por mês em Roaming internacional (para o titular) e 30 minutos de ligações em Roaming Internacional por mês (para o titular);
• Pacote de internet em Roaming Internacional para usar nas Américas (para o titular).

Como funciona o Benefício Premium?

Clientes titulares das ofertas TIM Black Família 60GB (Multi B 5.0), TIM Black Família 100GB (Multi C 5.0) e TIM Black Família 180GB (Multi D 5.0), podem escolher entre as assinaturas da Netflix (padrão), HBO Max ou do YouTube Premium.

 

Já os titulares da oferta TIM Black Família 30GB (Multi A 5.0 Hero) têm como opções a HBO Max ou o YouTube Premium.

 

A escolha poderá ser feita pelo App Meu TIM ou por um de nossos canais de atendimento telefônico (*144 e *144#).

 

Após selecionar o serviço da sua preferência, faça o cadastro pelo próprio Meu TIM ou clique no link que você receberá via SMS.

 

Depois, é só aproveitar!

Posso trocar de Benefício Premium?

Sim, desde que o Benefício Premium desejado faça parte das opções disponíveis para a oferta do seu plano Pós-pago TIM Black Família. Você pode agendar a troca pelo App Meu TIM, ou pelo nosso canal de atendimento telefônico, discando *144.
 

A substituição do Benefício Premium pode ser solicitada apenas uma vez por mês, e é efetivada na próxima renovação dos benefícios do seu plano. Quando esse dia chegar, você receberá um SMS com o link para cadastrar o novo serviço.

Depois, é só aproveitar!

É possível cancelar algum dos benefícios do plano Pós-pago TIM Black Família Multi?

Não. Nenhum dos benefícios poderá ser cancelado ou excluído da oferta.

Preciso ter dependentes na oferta?

  • Não, você pode contratar e utilizar a oferta sem dividir com ninguém.

É possível incluir dependentes além do limite disponível para cada oferta?

  • Não. Os limites de dependentes de cada oferta estão na tabela abaixo:
     

    OfertaLinhas dependentes (sem custo adicional)
    TIM Black 30GB (Multi A Hero)Até 1
    TIM Black 60GB (Multi B)Até 2
    TIM Black 100GB (Multi C)Até 3
    TIM Black 180GB (Multi D)Até 5

O que é Atendimento VIP TIM Concierge?

É um canal de atendimento eficiente, planejado para oferecer mais comodidade para você, cliente do plano Pós-pago TIM Black Família.
 

Para usar o Atendimento VIP Concierge, ligue *144 do seu número TIM ou mande uma mensagem (texto ou voz) para o WhatsApp TIM (41 4141-4141). Se você preferir, agende um atendimento pelo site e visite a loja mais próxima de você.

É possível escolher outro pacote de internet?

Sim, caso você deseje aumentar o pacote de internet do seu plano Pós-pago TIM Black Família Multi, basta escolher uma nova oferta com mais gigas. 

Como consultar o consumo do meu pacote de internet?

Você pode consultar seu consumo de internet de três formas:

 

• Enviar um SMS com a palavra WEB para 4141;

• Ligar *144# e escolher a opção de consulta de internet;

• Acessar o App Meu TIM ou o Meu TIM Web.

Se meu pacote de internet mensal não for totalmente consumido, ele será acumulado para o próximo mês?

Sim! A Internet Acumulada é um benefício que permite o consumo dos dados móveis não utilizados no mês anterior.

O que é a TIM Store que está no MEU TIM?

É uma loja onde você pode fazer a assinatura e gestão de serviços das categorias de Vídeo e Música, Games e Social, Saúde e Lifestyle, e Produtividade, que não estejam inclusos na sua oferta, como: Netflix, YouTube Premium, HBO Max, Looke, Band News, Estádio TNT Sports, Band Sports, Chefsclub, TIM Games e TIM Tô Aqui. Tudo isso de um jeito simples, rápido e digital.

Clientes do plano Pós-Pago TIM Black Família Multi podem comprar na TIM Store do MEU TIM?

Sim, os clientes do TIM Black Família Multi podem contratar novos serviços na loja online e pagar na fatura do plano ou cartão de crédito, de acordo com a disponibilidade. Cada cliente só consegue contratar serviços para sua própria linha.

Qual a ordem de consumo dos pacotes de internet para o titular da oferta?

- Pacote de internet adicional contratado (quando houver);

- Pacote de internet acumulada do mês anterior (quando houver);

- Pacote de bônus de internet (quando houver);

- Pacote de internet mensal referente ao plano contratado.

O que acontece se todo o pacote de internet do dependente for consumido?

Nesse caso, a velocidade da conexão do dependente será reduzida para 64 kbps, enquanto o titular e os outros dependentes continuarão usufruindo normalmente do pacote de dados da oferta.
 

Para que o dependente volte a navegar na velocidade máxima disponível, o titular precisará disponibilizar mais internet. Caso contrário, a normalidade será reestabelecida apenas na data de renovação do ciclo.

O que acontece quando todo o pacote de internet do meu plano Pós-Pago TIM Black Família Multi for consumido?

Após o término da franquia de internet, a velocidade da conexão do titular e dos dependentes será reduzida para 64 kbps. Mas, não se preocupe: o uso dos apps inclusos no seu plano é ilimitado!
 

Além disso, você também pode acessar o App Meu TIM ou o Meu TIM Web e contratar um pacote adicional de internet. 

Quais são os pacotes adicionais de internet disponíveis e quem pode contratá-los?

Em relação aos pacotes adicionais de internet, oferecemos as seguintes opções:

 

• 2 Giga

• 5 Giga

• 10 Giga
 

Todas elas tem prazo de validade de 30 dias. Além disso, somente o titular do plano pode fazer esse tipo de contratação.

O pacote adicional de internet é válido por quanto tempo?

Os pacotes adicionais de internet são válidos por 30 dias e independem da renovação dos benefícios do seu plano Pós-Pago TIM Black Família Multi.
 

Caso não seja totalmente utilizada até a renovação dos benefícios da sua oferta, a internet adicional continuará sendo consumida prioritariamente até ela esgotar ou atingir o prazo de validade.
 

Lembrando que só é possível contratar um pacote adicional de internet se sua franquia mensal já tiver acabado e se você for o titular do plano.

Apenas o titular do plano pode fazer uso dos pacotes adicionais de internet?

Não. Após a compra do pacote adicional de internet, o titular pode distribuir esse pacote entre os dependentes através do App Meu TIM.

Quando os benefícios do plano são renovados?

  • Os benefícios são renovados mensalmente, de acordo com a data de vencimento:
     

    Data de Vencimento Data de Renovação dos Benefícios
    07 14
    10 19
    15 25
    20 01
    25 07
  •  

Quais ligações estão inclusas no pacote de ligações ilimitadas?

Para utilizar seu pacote de minutos, você pode fazer:
 

• Ligações de TIM para TIM;
• Ligações de TIM para outras operadoras do Brasil;
• Ligações para números fixos;
• Ligações para Nextel;
• Ligações locais;
• Ligações de longa distância (com 41).
 

Portanto, não estão inclusas ligações em Roaming internacional, ligações para códigos não geográficos, como 0300, 0500 e 0900, e ligações para números especiais (com três ou quatro dígitos).

As chamadas recebidas em roaming nacional são cobradas?

Não. O plano Pós-Pago TIM Black Família Multi possui o benefício de receber chamadas em Roaming Nacional sem restrição de minutos. Ou seja, não há cobrança ao receber ligações de qualquer operadora em qualquer lugar do Brasil.

As ligações recebidas a cobrar são cobradas?

  • Não. Titulares e dependentes possuem o benefício de receber ligações a cobrar.

Envio de SMS está incluso na oferta?

Sim, estão incluídos SMS para qualquer operadora do Brasil, basta que você use o 41.

Clientes de outras operadoras podem aderir a oferta?

Sim. Clientes de todos as operadoras podem aderir ao plano Pós-pago TIM Black Família Multi

Essa página foi útil para você?

Agradecemos a sua avaliação!

Fale com a TIM

Não encontrou a sua dúvida? Entre em contato com a gente

Baixar app 
Meu TIM

Acessar atendimento em Libras

Ligar para *144#

Ilustração do modal de nova aba

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?