Perguntas Frequentes - TIM Chip

Perguntas Frequentes

TIM Chip

Bloqueio e Desbloqueio de Chip
Bloqueio e Desbloqueio de Chip

Em que situações é necessário solicitar o bloqueio do meu TIMCHIP?

Nos casos de perda ou roubo do seu TIMCHIP.

Como realizo o bloqueio do meu TIMCHIP?

  • Você deve entrar em contato com a nossa central de atendimento ou se dirigir a uma de nossas Lojas Próprias ou Loja TIM. Somente o titular ou usuário da linha poderá solicitar o bloqueio mediante validação.
    Você pode ligar de outro TIM para *144 ou através de um telefone fixo para 1056

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Se eu encontrar o meu TIMCHIP, como faço para desbloquear?

  • Você pode desbloquear seu TIM CHIP através de 2 canais:
    - Central de atendimento: Você pode ligar de outro TIM para *144 ou através de um telefone fixo para 1056;
    - Lojas próprias ou Loja TIM.

Existe custo para realizar o bloqueio do TIMChip?

  • Não, o bloqueio é gratuito.

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Existe custo para realizar o desbloqueio do TIMChip?

  • Caso você encontre seu TIMCHIP e solicite o desbloqueio, o serviço será gratuito. Caso não encontre seu TIMCHIP, você poderá adquirir um CHIP "em branco" através de nossas lojas ou pontos de venda, pagando apenas pelo CHIP adquirido. A loja realizará o desbloqueio de seu número no novo CHIP.

     

Como realizo o resgate do meu TIMChip?

  • Se você for o titular da linha que solicitou o bloqueio, basta se dirigir às nossas lojas próprias ou lojas TIM para realizar o desbloqueio da linha mediante validação. Você receberá da loja um novo TIMCHIP, porém com o mesmo número.

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Posso também realizar o bloqueio do meu Aparelho?

  • Sim. Somente o titular da linha ou administrador do contrato pode solicitar o bloqueio do aparelho.Esse bloqueio garantirá que seu aparelho não seja utilizado por terceiros nos casos de perda, extravio, furto ou roubo.

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Senha única
Senha única

O que é a Senha Única?

  • A senha única é responsável pela geração e autenticação do cliente TIM nos canais de atendimento, principalmente no site TIM e na URA.

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Como funciona?

  • A Senha única, composta pelos 4 primeiros dígitos do PUK (disponível no cartão de senhas), é utilizada para validar o acesso do Cliente a alguns serviços e a canais de autoatendimento TIM (MEU TIM e USSD).

Como é a ativação?

  • A senha está disponível no cartão de senhas (4 primeiros dígitos da senha PUK). Login = número do telefone TIM Senha = 4 primeiros números do PUK.

     

Se eu trocar o meu chip por algum motivo ou trocar para um microchip, a minha senha muda também?

  • Sim, a sua senha mudará, ela também será composta pelos 4 primeiros dígitos do PUK (disponível no cartão de senhas do novo chip).

Quais os canais onde Login e Senha serão utilizados?

  • - MEU TIM, seu canal de autoatendimento ela internet e smartphone.
    - Atendimento na Central de Relacionamento, ligando *144 de um número TIM ou 1056 de qualquer telefone.
    - Autoatendimento (USSD) discando *144# de um número TIM.

PIN e PUK
PIN e PUK

O que são PIN e PUK?

  • PIN e PUK são senhas pessoais que garantem maior segurança na utilização do aparelho. Os códigos estão disponíveis junto com o TIMChip.

Qual a funcionalidade do PIN?

  • PIN é uma senha pessoal que desbloqueia o TIMChip. Inicialmente, esta funcionalidade está desativada.

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Como o Cliente pode ativar o PIN?

  • Para ativar o PIN e evitar o uso indevido do aparelho, basta seguir as orientações do manual. Por motivos de segurança, a senha inicial deve ser alterada por outra de quatro dígitos digitando:

    **04*PIN ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN#ENVIAR

Qual a funcionalidade do PUK?

  • Os quatro primeiros dígitos do PUK são a senha inicial para acessar a Caixa Postal e também a senha do MEU TIM, área exclusiva de autoatendimento no site TIM. Para facilitar a memorização, esta senha pode ser alterada.

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Como desbloquear o TIMChip caso este seja bloqueado após o PIN ter sido digitado incorretamente 3 (três) vezes consecutivas?

  • Se o PIN for digitado incorretamente 3 vezes seguidas, o TIMChip será bloqueado e só poderá ser desbloqueado usando o PUK. Para desbloquear o PIN, basta digitar:

    **05*PUK ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN#ENVIAR

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Em que situação o TIMChip será inutilizado?

  • O TIMChip será inutilizado se o PUK for digitado incorretamente 10 vezes seguidas. A aquisição de um novo TIMChip será cobrada, mas o número permanecerá o mesmo.

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Como configurar o TIMChip somente para números predefinidos?

  • O TIMChip lhe permite através do PIN 2 (localizado no cartão de senhas), configurar o TIMChip para ligações somente para números predefinidos.

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Troca de TIM Chip
Troca de TIM Chip

Perdi meu Chip TIM, o que eu faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente através do seu TIM discando *144 ou através de um telefone fixo discando 1056 e solicite a “Reposição do TIM Chip”.

O que é “Reposição de TIM Chip”?

É o envio de um novo TIM Chip para os clientes TIM.

Como o Cliente pode ativar o PIN?

Nos casos de Roubo/Furto, Perda/Extravio, Defeito, Bloqueio de PUK, Troca de versão (32k para 64k ou 128k) e Reserva (Clientes Top Clientes).

Todos os clientes podem solicitar a Reposição de TIM Chip?

Todos os clientes corporativos (móvel ou fixo).

Qual o prazo para receber um novo TIM Chip?

Caso tenha solicitado via Central de Atendimento ao Cliente, o prazo é de até 15 dias. E na Loja, a retirada do TIM Chip é de forma imediata.

Caso eu não possa comparecer a uma das lojas físicas, o que posso fazer?

Ligue para a Central de Relacionamento com o Cliente do seu TIM discando *144 ou através de um telefone fixo discando 1056.

Há possibilidade de recuperar os contatos do chip TIM antigo?

Sim, caso você seja usuário do serviço TIM Agenda. Se não possuir este serviço, as informações do chip antigo serão perdidas.

eSIM
eSIM

O que é o eSIM?

A letra “e” de eSim significa Embedded (embutido em inglês), ou seja, este é um chip embutido, acoplado, soldado diretamente na placa-mãe do dispositivo durante a fabricação. Ele é capaz de desempenhar todas as funções do SIM anterior, mas com muito mais segurança e praticidade.

Quais dispositivos possuem eSIM?

Os aparelhos que possuem esta tecnologia atualmente são: 

 

Apple - iPhones SE 2ª Geração, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max;

 

Samsung - Samsung Galaxy S20, S20+, S20 Ultra, Note 20, Note 20 Ultra, S21, S21+, S21 Ultra, Z Flip e Z Fold 2;

 

Motorola - Motorola Razr.

Onde posso adquirir o QR Code para ativar o perfil TIM no eSIM?

Confira os endereços de nossas lojas físicas para adquirir seu eSIM TIM.

Qual o procedimento para ativar um perfil TIM no seu aparelho?

Acesse a página do eSIM, selecione o fabricante do seu aparelho e siga o passo a passo para ativação.

Posso ter mais de um número no eSIM?

É possível armazenar até 8 perfis no eSim. Contudo, somente um perfil pode ser usado de cada vez.

Posso usar os números instalados no eSIM simultaneamente?

Não, apenas um número ativo. O que pode ser usado simultaneamente é um perfil do eSIM e o número do sim card físico.

Quantas linhas ativas posso ter no smartphone?

Uma linha pelo chip físico e uma linha ativa no eSIM.

Posso configurar o eSIM com o perfil TIM em um celular comprado no exterior?

Sim. Independente da origem, qualquer aparelho que tenha a tecnologia está habilitado para ativar um perfil TIM

Em quais planos posso usar o eSIM?

O eSIM está disponível para qualquer plano TIM.