Dicas de segurança
Confira nossas dicas e aumente a sua proteção contra golpes
Alerta TIM
Veja como se proteger dos principais golpes
Algumas tentativas de golpes estão ocorrendo no mercado, eventualmente envolvendo o nome da empresa ou de outras operadoras. Aqui você encontra informações sobre os principais golpes e algumas dicas para o seu bem-estar.
Se liga, é fraude!
Você já deve ter recebido várias ligações desconhecidas ou algum SMS suspeito. Os golpistas e suas fraudes telefônicas estão se aperfeiçoando e é preciso estar atento para evitar o problema no seu smartphone.
Confira quais são esses golpes e como se prevenir.
Spoofing
Você sabe o que é Spoofing? Proteja-se com as próximas dicas!
O que é Spoofing?
O nome é dado a um golpe em que fraudadores utilizam programas capazes de mascarar o número de origem e se utilizam de prefixos confiáveis, entre eles 0800, 4003 e 98113, para levar as vítimas a compartilharem dados pessoais ou bancários.
Ligações de bancos
Bancos e entidades financeiras não ligam pedindo informações sensíveis, se ainda ficar na dúvida, desligue e procure meios oficiais para entrar em contato com a suposta empresa.
Chamadas telefônicas
Se a chamada veio de um número conhecido e estiver em dúvida, envie uma mensagem confirmando se a pessoa de fato te ligou.
Ativação do filtro de chamadas
Ative filtros de chamadas no Android.
Caso tenha um iPhone, ative a função para filtrar ligações no iOS.
Isso vai reduzir essas chamadas indesejáveis.
SMS
Já recebeu algum SMS suspeito?
Como surgem?
Sempre surgem novas modalidades como falsa restituição do IR, falso boleto de IPTU, IPVA, falsas promoções e descontos indicando um número 0800, 40XX, 30XX, ou até outro telefone comum para você ligar ou algum link para clicar.
SMS solicitando dados
Bancos e entidades financeiras não enviam SMS indicando um número para contato solicitando dados do cliente.
Desconfie de SMS que solicitam seus dados, e em caso de dúvida, acesse sua conta bancária e confirme tal transação e/ou procure a entidade por canais oficiais.
Atenção aos links
Não clique em links que você não tenha certeza da origem. Nunca forneça seus dados pessoais e bancários se não tiver certeza da origem, procure sempre confirmar por meios oficiais da empresa como App, chat, e-mail ou telefone.
Ativação do AntiSpam
Ative o AntiSpam no Android ou ative a função contra spam no iOS. Isso vai reduzir essas mensagens indesejadas.
Números suspeitos
Bloqueie números suspeitos pelo seu aplicativo de mensagem, principalmente números longos que já caracterizam esse tipo de mensagem falsa.
Conheça dicas para evitar golpes no WhatsApp
Como acontece o golpe?
O golpe do perfil fake envolve fraudadores criando perfis falsos com a foto da vítima. Eles entram em contato com familiares e amigos, alegando ter um novo número de telefone devido a problemas com o chip ou aparelho.
O golpista pede ajuda urgente para depósitos, PIX ou transferências bancárias, prometendo devolver o valor posteriormente. No entanto, após receber o dinheiro, o golpista para de responder e fica com o valor transferido.
Esse mesmo golpe pode ocorrer por meio de Spoofing e Via SMS. É importante estar atento a essas situações e verificar a autenticidade das solicitações antes de realizar qualquer transação financeira.
Contatos da agenda
Verifique se o número do WhatsApp corresponde aos contatos da sua agenda; Caso não, isso pode ser um alerta.
Números internacionais
Em alguns casos os fraudadores utilizam números internacionais para criar uma conta fake no WhatsApp que iniciam com +91, +351, +62...
Fale com amigos e familiares
Em caso de dúvida, fale com a pessoa pelo número que você costuma usar. Se não conseguir, verifique com pessoas próximas se também receberam a mensagem.
Não responda!
Se já falou com a conta suspeita, faça perguntas pessoais. Golpistas costumam mudar de assunto porque não sabem como responder.
Senhas
Combine, com amigos e familiares, "senhas" ou perguntas que somente a pessoa saberia responder.
Bloqueie e denuncie números suspeitos
No WhatsApp, caso tenha identificado algum golpe siga os próximos passos:
• Toque no nome do contato;
• Bloqueie o contato;
• Marque a caixinha “Denunciar".
Outras dicas de segurança
Confira as principais dicas de segurança no WhatsApp. Para mais informações, acesse a página de suporte do WhatsApp.
Smartphone
Deixe seu smartphone mais protegido
Bloqueio automático de tela
O bloqueio automático de tela é imprescindível para impedir acessos não autorizados, dificultando o acesso a informações em casos de roubo e golpes.
Crie senhas fortes
Prefira senhas com caracteres variados, mesclando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (#, $, %, por exemplo) e evite reutilizar a mesma senha para contas e/ou dispositivos diferentes. Não compartilhe senhas e utilize um gerenciador de senhas para não esquecê-las.
Segurança e privacidade
Verifique as opções de privacidade e segurança do seu modelo de smartphone e configure-as para proteger seus dados e aplicativos.
Configure senhas para o seu chip
É comum que ladrões retirem o chip do celular, coloquem em outro aparelho desbloqueado e depois solicitem a recuperação de senha. Se o seu chip tiver uma senha, ela será exigida toda vez que o aparelho for reiniciado ou ligado, o que reduzirá riscos.
Use um chip virtual
O e-SIM é um chip virtual que facilita o bloqueio do número do telefone em caso de roubo ou furto. Alguns smartphones já possuem esta tecnologia, que pode ser ativada junto à operadora.
E-mail para recuperar senhas
A recuperação de senha é também uma forma que pessoas mal-intencionadas utilizam para ter acesso aos seus dados. Com o seu celular, a pessoa pode solicitar a recuperação de senha e, quando está cadastrado o SMS, ela vai conseguir abrir a mensagem e trocar a sua senha.
Revise as permissões dos aplicativos
Ao instalar um app, ele automaticamente solicita algumas permissões, como acessos à câmera, microfone, localização, armazenamento interno, entre outras. É preciso ficar atento e repensar se determinados apps devem ter esta autorização.
Deixe apenas apps essenciais
Manter apenas os apps que você utiliza no seu celular é também uma forma de proteção. Isto porque você pode estar frequentemente atento ao comportamento daquele aplicativo. Além disso, não precisará se preocupar em acessar outros apps para se certificar de que está tudo em ordem.
Ao trocar de celular, apague dados
Apague todos os seus dados do dispositivo e desvincule-o da sua conta e aplicativos. Assim, você evita que outras pessoas acessem suas informações.
IMEI
Perda, roubo ou furto Ficou sem celular?
Anote o número de IMEI
Se você tiver seu celular roubado ou furtado, é possível solicitar o bloqueio do IMEI na sua operadora ou numa delegacia mais próxima e deixar o aparelho completamente inutilizável.
Como descobrir o IMEI?
Abra a tela de discagem do seu celular e digite: *#06#. Pronto, o número que aparecer é o IMEI do seu telefone. Para saber se o seu telefone está bloqueado ou não, é só acessar o portal Celular Legal da ANATEL e digitar o número do IMEI.
Bloqueio de aparelho roubado
Na delegacia ou na operadora, é preciso informar o CPF e o número da linha para validação. Não é obrigatório informar o IMEI, mas se você tiver essa informação vai agilizar o atendimento e reduzir o risco de golpes. Caso solicite o bloqueio na delegacia, não se esqueça de registrar um BO.
Baixe o app “celular seguro”
Você pode solicitar o bloqueio pelo app ou portal web do Celular Seguro. Após autenticar na sua conta gov.br, é possível cadastrar seu telefone, operadora, marca do aparelho e uma pessoa de confiança que poderá solicitar o bloqueio do aparelho para você em caso de uma ocorrência. Ao solicitar o bloqueio do IMEI, o usuário pode selecionar também opção para bloquear o seu chip e os dados das suas contas bancárias.
IMPORTANTE: na hora de cadastrar os dados para bloqueio, o CPF deve ser do titular do acesso na operadora e vinculado ao aparelho que se deseja bloquear para que a validação do cadastro seja positiva
Recuperou seu smartphone?
Para solicitar o desbloqueio, vá a uma delegacia ou entre em contato com sua operadora e apresente um documento com foto, a nota fiscal do aparelho ou uma carta de próprio punho solicitando o desbloqueio.
Atenção! Se identificada irregularidade na documentação enviada, o desbloqueio do seu IMEI não será atendido.
Estamos acessando cada vez mais a internet por diversas tecnologias. Com isso, criminosos têm se aproveitado para aplicar uma série de golpes virtuais pelo mundo.
Sendo assim, é importante que todos conheçam os principais golpes aplicados e algumas dicas de segurança que a TIM preparou. Vamos lá?
Cuidados com as suas senhas de acesso
• Evite usar a mesma senha para vários cadastros em diversos serviços.
• Além disso, não é recomendado o uso de sequências como, por exemplo 12345678, datas de aniversário ou demais informações que associem facilmente você a sua senha. De preferência, faça uma variação entre letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Sempre que viável, adote o duplo fator de autenticação, como por exemplo, ativação de token de confirmação.
Reforçando: Nunca use dados que podem ser facilmente encontrados em redes sociais, como nomes de familiares, números de telefone ou datas de aniversário.
Nunca forneça sua senha a terceiros. Suas senhas devem ser pessoais e intransferíveis.
Como manter meu smartphone mais seguro?
Algumas medidas simples ajudam a tornar seu uso mais seguro:
• Sempre mantenha seu aparelho atualizado com as últimas recomendações do fabricante;
• Instale aplicativos somente a partir da loja oficial de seu dispositivo;
• Ao instalar um aplicativo, avalie se as permissões de acesso solicitadas são coerentes com sua finalidade;
• Instale todas as atualizações dos aplicativos instalados no seu dispositivo;
• Configure todas as configurações de segurança disponíveis, tais como: as opções de rastreamento, bloqueio, backup, remoção de arquivos remotamente e etc.
Como comprar online com uma maior segurança?
• Digite você mesmo o endereço da loja no navegador web;
• Pesquise mais sobre o site e verifique se ele é confiável;
• Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
• Atenção com promoções enviadas via e-mail. Confira se o site acessado pertence realmente à loja, preferencialmente digite você mesmo o endereço da loja no navegador web e busque a promoção;
• Ao enviar dados pessoais ou efetuar o pagamento, observe se o endereço do site é seguro, se apresenta o “cadeado” e a sigla “https”. Isso garante que seus dados somente serão acessados pela loja.
Como identificar os principais golpes na internet?
Os principais golpes na internet são feitos através de mensagens falsas via
e-mail ou apps de mensagens solicitando informações como senhas, número de cartões ou outros dados pessoais. Algumas possuem links que remetem a sites falsos com o objetivo de obter informações confidenciais.
Desconfie sempre de mensagens que seja necessário preencher seus dados.
Busque sempre verificar os fatos e informações antes de tomar qualquer decisão como de compartilhar ou fornecer uma informação ou atualizar um cadastro.
Em caso de dúvidas da veracidade das interações recebidas em nome da TIM, ligue para a Central de Atendimento da TIM.
Visando a sua segurança e a integridade do serviço, orientamos você ou sua empresa (administrador ou membro), a buscar em nossos canais oficiais validações sobre contatos recebidos usando o nome da TIM, principalmente quando indicam aumento de fatura, perda de benefícios, fidelização entre outros impactos no seu plano.
Busque sempre validar as informações suspeitas junto ao seu executivo de contas ou com a nossa Central de atendimento através dos números *144 ou 1056.
Neste tipo de golpe, a conta do usuário é copiada, mas com um número diferente. Ou seja, o WhatsApp é duplicado, mas não clonado. O mesmo nome e foto é usada, mas o contato é trocado. Os golpistas procuram contatos de pessoas próximas e inventam alguma história para justificar a troca de número e pedem depósitos em dinheiro.
O usuário não tem nenhuma interferência em sua conta e, muitas vezes, nem sabe o que está acontecendo. Isso porque não há nenhum aviso de que alguém está se passando por você. Apenas alguns contatos recebem uma mensagem, sempre contando alguma história diferente para justificar o número diferente.
Este golpe é aplicado informando à vítima que ela teria sido beneficiada através de alguma promoção. E para a retirada do prêmio, são impostas algumas condições, como, por exemplo, compra de cartões de recarga.
Essa modalidade de golpe pode ser realizada tanto através de telefone como de mensagem de texto.
O Cliente é informado que foi contemplado em alguma promoção, através de parceria entre a TIM e uma outra grande empresa do mercado (emissoras de TV, operadoras de telefonia fixa, empresas de alimentos, moda, beleza etc.). Para resgate do prêmio (geralmente carros, TVs), o Cliente deve comprar cartões de recarga, ligar para um número previamente informado e repassar os códigos dos cartões ao golpista, que credita os valores para telefones de seu próprio interesse.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança.
1 - Nunca ligue para os números informados em mensagem de texto cuja origem é desconhecida. Geralmente, esses números vêm descritos como "centrais de atendimento da promoção".
2 - Nunca forneça seus dados pessoais em ligações de origem desconhecida.
3 - Ao receber informações sobre a "promoção", procure sempre averiguar sua existência, através de contato com as empresas envolvidas.
Caso você receba um torpedo com a seguinte mensagem:
"VIVA!!! A TIM HOJE FAZ ANIVERSÁRIO, Envie esta mensagem a 10 números diferentes e ganhe R$7.50 de saldo. experimenta,eu já ganhei!!! Ganhei!!!"
Desconsidere, trata-se de um novo golpe que está sendo aplicado em várias cidades. As promoções TIM, quando enviadas via SMS para os Clientes, serão sempre do remetente TIM e/ou 144. Verifique sempre o remetente no final das mensagens, evitando esse tipo de golpes.
Fique atento!
Fiquem Atentos!
Foram registrados casos em que algumas pessoas receberam uma mensagem sobre bônus de recarga. Esta mensagem solicita o envio de um código de cartão de recarga não utilizada para um número "fictício". A falsa promoção supostamente beneficiaria o Cliente com bônus em recarga e TIM Torpedos.
Se você receber qualquer mensagem que tenha esse tema (ou assunto / conteúdo / suposta promoção), por favor, desconsidere-a. Trata-se de um golpe que está sendo aplicado.
Sempre que receber um TIM Torpedo sobre Promoções, verifique o remetente. Se for diferente de TIM e/ou 144, não foi enviado pela TIM.
A TIM informa que só envia e-mails com links para os clientes cadastrados e que nunca solicita dados de clientes por este canal. Todos os e-mails enviados com links pela empresa possuem um texto no rodapé* e uma cópia de segurança na área exclusiva do cliente no site da TIM. Portanto, para a sua segurança, verifique sempre a autenticidade do e-mail recebido antes de acreditar em ofertas ou clicar em links. Lembre-se: O canal mais seguro para acessar os e-mails com links enviados pela TIM é através do nosso site.
* Rodapé de Segurança encontrado em todos os e-mails com links enviados pela TIM:
"Se você está com dúvidas quanto à autenticidade do e-mail, não clique em nenhum dos links. Todos os e-mails com links enviados pela TIM possuem uma cópia de segurança no site. Digite no seu navegador www.tim.com.br, informe seu usuário e senha no topo da página para entrar na área exclusiva, selecione "Comunicados TIM" e busque o e-mail correspondente."
O "Golpe do Falso Sequestro" consiste na realização de chamada informando sobre a realização de um suposto sequestro de algum familiar da pessoa que atende à ligação.
Na maioria das vezes, o golpista liga para uma pessoa, pedindo que desligue seu celular durante um determinado período, sob a alegação de seu aparelho foi "clonado". Durante esse período, ele entra em contato com seus familiares e informa sobre o "sequestro". A família, ao tentar entrar em contato com a pessoa, percebe que o aparelho está desligado, e acaba acreditando na farsa.
Para evitar que a população seja lesada em um possível golpe, a TIM esclarece que não liga para seus Clientes solicitando que os mesmos realizem testes ou que desliguem o celular.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança:
1 - Ao receber ligações de pessoas desconhecidas, não forneça seus documentos e dados pessoais. Oriente seus familiares a procederem do mesmo modo.
2 - Fique atento ao receber ligações a cobrar ou com o número de origem inibido.
3 - Caso seja vítima deste golpe, verifique se seu parente está bem e desligue o aparelho.
4 - Registre a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
O "Golpe do Siga-me" consiste na programação involuntária do aparelho para o desvio das chamadas recebidas a um terceiro número. Dessa forma, o golpista pode receber chamadas a cobrar sem pagar ou, até mesmo, aplicar outros golpes. O custo das ligações é registrado na conta telefônica da vítima.
Muitas vezes, os golpistas se fazem passar por funcionários das operadoras de telefonia, informando sobre problemas técnicos na rede ou sobre uma "clonagem" da linha do usuário. Para sanar o problema, seria necessário digitar uma sequência de códigos. Na verdade, este procedimento ativa o serviço "Siga-me", redirecionando as futuras chamadas para números de interesse do golpista.
Para evitar que a população em geral seja lesada em um possível golpe, a TIM esclarece que não liga para seus Clientes solicitando que os mesmos realizem testes ou configurações no aparelho. Ninguém em nome da operadora está autorizado a solicitar que o Cliente digite códigos no telefone ou forneça senhas de cartões pré-pagos.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança.
1 - Ao receber ligações de pessoas desconhecidas, não forneça seus documentos e dados pessoais.
2 - Evite atender ligações a cobrar.
3 - Desconfie de ligações sobre promoções, entrega de prêmios ou bônus de créditos. Solicite os dados (nome, função, empresa) de quem ligou por medida de segurança.
A TIM alerta a população para possíveis fraudes após o lançamento do sistema TeleSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, que faz ligações automáticas para os cidadãos por meio do número 136, para avaliar sintomas da Covid-19.
As ligações automáticas do 136 são uma ferramenta importantíssima para avaliação de sintomas, do mapeamento da área de risco e da evolução da Covid-19, pois buscam identificar e auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade. Porém é importante que a população fique também alerta com relação aos dados que estão fornecendo.
Em tais ligações são solicitadas apenas informações relativas aos sintomas do coronavírus. Não devem ser fornecidos dados bancários tais como nome do Banco, agência, conta e senhas de cartões de débito ou crédito. Também não são enviados links para confirmação de senhas por aplicativos, tais como WhatsApp e Telegram, nem por mensagens de texto (SMS) ou e-mail.
Tais precauções são necessárias pois fraudadores podem se aproveitar deste momento de vulnerabilidade da população com a pandemia, aplicando diversos tipos de golpes. As tentativas de fraude mais do que dobraram no último mês no Brasil.
Fiquem atentos!
A TIM alerta a população para possíveis fraudes sobre o serviço de prova de vida do INSS. Esse serviço chegou a existir, porém isso foi um projeto piloto, por conta da pandemia como forma de facilitar esse processo. A prova de vida online foi destinada para beneficiários selecionados pelo INSS, como forma de testar o serviço, porém os golpistas estão desse aproveitando para roubar dados e informações desse público.
Como funciona esse golpe:
O aposentado/pensionista recebe uma ligação dos fraudadores e informam todos os dados pessoais da vítima e, em seguida, enviam uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp, pedindo para que o aposentado/pensionista envie uma foto de algum documento para finalizar o processo de prova de vida online. Os fraudadores têm alto poder de persuasão e tem obtido sucesso em suas abordagens, o INSS informe que esse tipo de golpe vem crescendo a cada momento.
Diante disso, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, não faça nenhum tipo de confirmação e também não passe informação por telefone, desligue a ligação e em caso de dúvida, entre em contato com o INSS pelo número 135 para maiores informações a respeito do serviço de prova de vida ou qualquer outro serviço disponibilizado pelo Instituto.
Seja pelo telefone, por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, esse tipo de abordagem tem sido cada vez mais comum e precisamos estar atentos a esse golpe tão antigo, porém com o passar dos anos, esses golpes estão cada vez mais dinâmicos e estruturados como forma de convencer mesmo o seu cliente alvo.
Esse tipo de fraude visa enganar os usuários a informarem dados confidenciais, seja seu cartão de crédito, senha ou outra informação do gênero que permita o acesso do fraudador a conta bancária do cliente e consequência disso são perdas financeiras importantes.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança.
1 - Nunca clique em links de procedência desconhecida e evite compartilhar qualquer informação sem antes verificar as fontes. Busque veículos confiáveis, sites oficiais e jornais, para confirmar.
2 - Nunca forneça dados pessoais e informações bancárias sem antes saber se a plataforma é oficial e confiável.
4 - Caso você utilize seus dispositivos (pessoais ou corporativos) para realizar transações financeiras em nome de sua empresa, busque uma solução de segurança que proteja contra vazamentos de dados.
5 - Utilize em seu celular um antivírus capaz de proteger contra golpes de phishing.
6- Altere suas senhas se identificar alguma movimentação suspeita em sua conta bancária ou redes sociais
Como o novo sistema permite transferências rápidas e gratuitas a qualquer dia e horário, os golpistas conseguem através de abordagens aos usuários, seja por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, sacar ou movimentar rapidamente o dinheiro obtido nessas operações (Engenharia Social).
Os clientes precisam ter a mesma atenção em uma transação através do Pix, são os mesmos cuidados adotados para se fazer uma outra transação qualquer. É importante checar os dados do recebedor da transação Pix, seja para uma pessoa ou um estabelecimento comercial.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança.
1 – Confira o remente dos e-mails e não acesse páginas suspeitas.
2- Não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS que direcionam o usuário a um suposto cadastro da chave do Pix;
3 – Cadastre chaves Pix somente nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, internet banking, agências.
4 – Após o cadastro da chave Pix, o Banco Central (BC) enviará o código para confirmação apenas por SMS (caso a chave cadastrada seja um celular) ou e-mail (se a chave por um e-mail). Nunca será através de uma ligação telefônica ou por link recebido em mensagem de texto ou e-mail.
5 - Não faça o cadastro da chave Pix a partir de um contato telefônico de um suposto empregado do banco.
6 – Não faça transferências para conhecidos sem confirmar pessoalmente ou por chamada telefônica, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.
7 – Em caso de suspeita, procure o seu gerente ou outros canais oficiais do banco.
As informações relativas ao plano TIM Beta estão disponíveis exclusivamente no site www.timbeta.com.br. A TIM não reconhece e não se responsabiliza por quaisquer outros endereços da web que divulguem informações e/ou ofereçam outras formas de adesão a este plano, que não sejam os oficiais disponibilizadas no site acima.
Para identificar a TIM, verifique se no seu código de barras o 0109 aparece nas posições 17 a 20. Esse é o nosso código na FEBRABAN.
Confira ainda a campanha #Fiqueesperto
O #Fiqueesperto é uma iniciativa que une governo e entidades privadas com o objetivo de informar às pessoas sobre como evitar golpes usuais do nosso novo mundo digital.
Aumente ainda mais sua segurança contra ameaças
SMS pirata
Denuncie mensagens indesejadas e impeça abusos e violação de privacidade.
O que você está procurando?
Digite sua dúvida
Principais dúvidas
Veja algumas medidas simples para auxiliar a segurança:
• Mantenha seu aparelho atualizado com as últimas recomendações do fabricante;
• Instale só apps da loja oficial do dispositivo;
• Na instalação, verifique se as permissões de acesso solicitadas estão de acordo com a finalidade do aplicativo;
• Ligue configurações de segurança como: as opções de rastreamento, bloqueio, backup, remoção de arquivos remotamente e etc.
• Existem muitas dicas para deixar seu WhatsApp mais seguro. Veja algumas:
• Desconfie sempre que for abordado por um desconhecido sobre uma oferta de qualquer tipo de prêmio;
• Coloque senha em seu aplicativo para ter ainda mais proteção;
• Desative a função de baixar automaticamente todos os vídeos e fotos recebidos;
• Evite o uso do WhatsApp em computadores ou redes públicas;
• Tente não baixar arquivos ou clicar em links se não tiver certeza da seguranças;
• Mantenha seu WhatsApp atualizado e com antivírus;
• Ative a verificação em duas etapas.
Você pode conferir mais dicas na página de dicas de segurança no WhatsApp.
Seus dados são tratados com muita transparência e cuidado aqui na TIM, já que seguimos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma legislação que foi feita para regulamentar o tratamento de dados pessoais.
É totalmente seguro. Você pode saber mais detalhes na página Central de Privacidade da TIM ou, ainda, ver a nossa Política de Privacidade.
Cookies são arquivos que transferimos e permitem reconhecer o seu navegador ou dispositivo, além de saber outras informações, como quando nossas páginas e produtos são visitados, quantas pessoas acessam o site, entre outras.
Você pode saber tudo sobre a nossas diretrizes na página de Política de Cookies da TIM.
SMS Piratas (ou SPAM) são SMS não regulamentados e clandestinos. Alguns podem se passar pela TIM, mas as nossas comunicações não são enviadas por números de 8 ou 9 dígitos e nem pedem para você enviar informações pessoais.
Já os nossos SMS estão dentro da lei e são seguros. Você mais sobre o tema na página de SMS Pirata.
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Você também pode evitar ligações publicitárias de outras empresas. Descubra como na página Não me Perturbe.