/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes

TIM Pós

O que é um plano Pós-Pago?

Os planos Pós-pagos são caracterizados pelo pagamento fixo, geralmente mensal, de uma oferta com vários benefícios inclusos (minutos, internet, assinaturas, etc.).
 

Além disso, nessa modalidade não existem pré-limitações de consumo e os pacotes são renovados automaticamente na mesma data, mediante o pagamento da fatura.

A TIM disponibiliza dois planos Pós-pagos, o TIM Black e o TIM Black Família.
 

O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.

Como funciona um plano Pós-Pago da TIM?

Nos planos Pós-pagos da TIM (TIM Black e TIM Black Família), a renovação automática dos benefícios é mensal e ocorre mediante o pagamento da sua Fatura TIM, que você pode realizar das seguintes maneiras:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.


O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.


Além disso, sendo um cliente TIM Black ou TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Quais são os benefícios dos planos Pós-pagos da TIM?

O pacote de minutos, a quantidade de internet móvel, os serviços inclusos e os demais benefícios variam de acordo com a oferta contratada, seja ela de TIM Black ou de TIM Black Família.

Qual a diferença entre os planos Pós, Pré e Controle?

Em um plano Pré-pago, você precisa adquirir créditos, gigas de internet, SMS e outros benefícios pagando antecipadamente pela utilização desses serviços. Ainda sim, um oferta de Pré-pago pode ser muito vantajosa, como é o caso da TIM Pré Top.
 

Os planos Controle costumam ser um meio-termo entre os outros dois tipos. Por um lado, eles oferecem pré-limitações para os gastos do cliente (como um Pré) e, por outro, seu pagamento é realizado ao final do mês de utilização (como um Pós). Você achou interessante? Confira nossas ofertas do TIM Controle.
 

Já os Pós-pagos, são caracterizados pelo pagamento fixo, geralmente mensal, de uma oferta com vários benefícios inclusos (minutos, internet, assinaturas, etc.). Além disso, nessa modalidade não existem pré-limitações de consumo.
 

A TIM disponibiliza dois planos Pós. Enquanto o TIM Black é ideal para o uso individual, o TIM Black Família (Multi) tem ofertas perfeitas para você compartilhar com toda a família.

Qual a diferença entre TIM Black e TIM Black Família?

A TIM disponibiliza dois planos Pós-pagos. Enquanto o TIM Black é ideal para o uso individual, o TIM Black Família (Multi) tem ofertas perfeitas para você compartilhar toda a família.


Nos dois, a renovação automática dos benefícios é mensal e ocorre mediante o pagamento da sua Fatura TIM, que você pode realizar das seguintes maneiras:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.


O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.


Além disso, sendo um cliente TIM Black ou TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Vou pagar somente a assinatura mensal da oferta e mais nada?

Com excessão da contratação de serviços que não estejam inclusos na oferta, nenhum valor adicional será cobrado do titular da conta, seja ele TIM Black ou TIM Black Família.

Quais ligações estão inclusas no meu pacote de minutos?

Para utilizar seu pacote de minutos, você pode fazer:

• Ligações de TIM para TIM;

• Ligações de TIM para outras operadoras do Brasil;

• Ligações para números fixos;

• Ligações para Nextel;

• Ligações locais;

• Ligações de longa distância (com 41).


Portanto, não estão inclusas ligações em Roaming internacional, ligações para códigos não geográficos, como 0300, 0500 e 0900, e ligações para números especiais (com três ou quatro dígitos).

Quais são os pacotes de internet disponíveis para escolha?

A quantidade de internet móvel depende da oferta escolhida, seja ela de TIM Black ou de TIM Black Família.

 

Em relação aos pacotes adicionais de internet, o titular do plano pode contratar 2GB, 5GB ou 10GB, todos eles com prazo de validade de 30 dias.

Posso usar meu pacote de internet dedicado a vídeos para assistir a qualquer vídeo disponível na internet?

Não, a internet dedicada a vídeos deve ser usada exclusivamente com o conteúdo dos aplicativos parceiros, de acordo com a elegibilidade de cada oferta e plano.
 

Portanto, caso você acesse outro conteúdo de vídeo disponível na internet, o consumo correspondente será descontado do seu pacote de internet principal.

É possível cancelar algum pacote?

  • Não. Nenhum dos benefícios poderá ser cancelado.

Como consultar o consumo do meu pacote de internet?

Você pode consultar seu consumo de internet de três formas:

 

Enviar um SMS com a palavra WEB para 4141;

Ligar *144# e escolher a opção de consulta de internet;

Acessar o App Meu TIM ou o Meu TIM Web.

Se meu pacote mensal de internet não for totalmente consumido, ele será acumulado para o próximo mês?

Depende. Apenas se a oferta do seu plano Pós-pago TIM oferecer o benefício da Internet Acumulada.

E se o meu pacote de internet dedicado a vídeos for totalmente consumido?

Nesse caso, o consumo de qualquer conteúdo passará a descontar do seu pacote principal de internet.

Se o pacote de internet da minha oferta acabar e eu ainda tiver internet dedicada a vídeos, o que acontecerá?

Nessa situação, você pode continuar a consumir sua internet dedicada a vídeos, exclusivamente nos parceiros do serviço. Contudo, a velocidade da conexão do pacote principal de internet será reduzida para 64 kbps.


Para voltar a navegar na velocidade máxima, você tem duas opções:

 

- Mudar de oferta, recebendo novos pacotes de internet (principal e dedicado a videos);

 

- Contratar um pacote adicional de internet pelo App Meu TIM, adicionando o valor a sua Fatura TIM.


Caso contrário, a normalidade será reestabelecida apenas na data de renovação automática dos seus benefícios.

O pacote adicional de internet é válido até a data de renovação dos benefícios?

Não. O pacote adicional é válido por 30 dias e independe da renovação dos benefícios do seu plano Pós-pago da TIM.
 

Caso não seja totalmente utilizada até a renovação dos benefícios da sua oferta, a internet adicional continuará sendo consumida prioritariamente até ela esgotar ou atingir o prazo de validade.
 

Lembrando que só é possível contratar um pacote adicional de internet se sua franquia mensal já tiver acabado e se você for o titular do plano.

Quando os benefícios do plano são renovados?

  • Os benefícios são renovados mensalmente, de acordo com a data de vencimento:
     

    Data de Vencimento Data de Renovação dos Benefícios
    7 14
    10 19
    15 25
    20 01
    25 07

O que é o Compartilhamento de Internet?

É o benefício que permite que você compartilhe o pacote de internet do seu TIM PÓS com outros 3 chips, além do seu.
 

Entretanto, esse benefício foi encerrado para novas adesões em 19/06/2019.

O pacote de internet dedicado a vídeos também estará disponível para os chips compartilhados?

  • Não. O pacote de internet dedicado a vídeos estará disponível apenas para o chip principal.

  •  

As fotos e vídeos recebidos no Facebook Messenger descontam do meu pacote de internet?

Não. As mensagens de texto, áudio, vídeo e foto enviadas e recebidos no Facebook Messenger não descontam do seu pacote de internet!

O que é a TIM Store que está no MEU TIM?

É uma loja onde você pode fazer a assinatura e gestão de serviços das categorias de Vídeo e Música, Games e Social, Saúde e Lifestyle, e Produtividade, que não estejam inclusos na sua oferta, como: Netflix, YouTube Premium, HBO Max, Telecine, Looke, Band News, Estádio TNT Sports, Band Sports, Chefsclub, TIM Games e TIM Tô Aqui. Tudo isso de um jeito simples, rápido e digital.

Clientes TIM Pós podem comprar na TIM Store do MEU TIM?

Sim, os clientes dos planos Pós-pagos da TIM podem contratar novos serviços na loja online e pagar na fatura do plano ou cartão de crédito, de acordo com a disponibilidade. Cada cliente só consegue contratar serviços para sua própria linha.

As chamadas recebidas em Roaming Nacional são cobradas?

Não. Os planos Pós-Pagos da TIM possuem o benefício de receber chamadas em Roaming Nacional sem restrição de minutos. Ou seja, não há cobrança ao receber ligações de qualquer operadora em qualquer lugar do Brasil.

Clientes de outra operadora podem aderir ao TIM PÓS?

Sim. Clientes de todos as operadoras podem aderir aos planos TIM Pós. Confira as ofertas de cada um deles:

 

TIM Black

 

TIM Black Família

Clientes de planos Pré-Pago, Controle, Express e Pós-Pago podem migrar para o TIM PÓS?

Sim, clientes de todos os planos podem aderir ao TIM PÓS (TIM Black e TIM Black Família), desde que não estejam inadimplentes e que tenham crédito aprovado.
 

Após a migração, o cliente trocará os benefícios do plano de origem pelos da nova oferta contratada.

Posso migrar para o TIM Pós mesmo tendo recebido desconto em aparelho no meu plano atual?

Sim. Você pode migrar de qualquer plano para o TIM Pós sem ser multado por isso. Porém, o tempo de permanência e as demais condições acordadas na aquisição do smartphone permanecerão iguais. 

É possível cancelar algum benefício do plano individualmente?

  • Não. Nenhum dos benefícios poderá ser cancelado.

Se os meus dois pacotes de internet acabarem, a navegação do Facebook Messenger e Waze será interrompida?

Não. O tráfego desses aplicativos não desconta dos seus pacotes de internet e, portanto, não será interrompido.

Por que no meu celular aparece o consumo dos aplicativos que não descontam da minha internet?

Mesmo com a isenção do pagamento, o tráfego utilizado por cada App continuará sendo contabilizado no seu celular. Mas, não se preocupe, esse registro não significa que haverá qualquer tipo de cobrança pelo uso dos seus benefícios. 
 

Para ficar de olho: se você usa algum aplicativo externo para controlar o uso de internet, a mesma coisa pode ocorrer: o tráfego dos Apps parceiros será contabilizado sem que, por isso, qualquer cobrança seja vinculada.

Essa página foi útil para você?

Agradecemos a sua avaliação!

Fale com a TIM

Não encontrou a sua dúvida? Entre em contato com a gente

Baixar app 
Meu TIM

Acessar atendimento em Libras

Ligar para *144#

Ilustração do modal de nova aba

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?