/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes

TIM Black

É um plano pós-pago individual com muita internet e benefícios como: WhatsApp sem gastar internet, streamings inclusos, roaming internacional e muito mais.

O que é o TIM Black?

O TIM Black e o TIM Black Família são os planos Pós-pagos da TIM.

Neles, o custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada.


Seja qual for a opção escolhida, seus benefícios serão renovados automaticamente, todos os meses.


Além disso, você pode pagar sua Fatura TIM de diversas formas:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.

Quais são os planos Pós-pagos da TIM?

A TIM disponibiliza dois planos Pós-pagos, o TIM Black e o TIM Black Família. Neles, a renovação automática dos benefícios é mensal e ocorre mediante o pagamento da sua Fatura TIM, que você pode realizar das seguintes maneiras:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.


O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.


Além disso, sendo um cliente TIM Black ou TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Como funciona um plano Pós-Pago da TIM?

Nos planos Pós-pagos da TIM (TIM Black e TIM Black Família), a renovação automática dos benefícios é mensal e ocorre mediante o pagamento da sua Fatura TIM, que você pode realizar das seguintes maneiras:
 

• PIX;

• Código de barras;

• Recarga Pay;

• PicPay;

• Rede Celcoin;

• Cartão de crédito;

• Débito automático;

• C6 Bank.

 

O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.

 

Além disso, sendo um cliente TIM Black ou TIM Black Família, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

Quais são os benefícios do plano Pós-pago TIM Black?

O pacote de minutos, a quantidade de internet móvel, os serviços inclusos e os demais benefícios variam de acordo com a oferta contratada.

 

Confira algumas das vantagens de ser um cliente do plano Pós-Pago TIM Black (conferir disponibilidade para cada oferta):

 

• Pacote de internet móvel para você usar como e onde quiser;

• Internet Acumulada;

• Benefício Premium;

• Uso de Apps sem desconto da franquia;

• Pacote de Internet com Roaming Internacional para usar em países da América;

• Ligações ilimitadas para celular e fixo de qualquer operadora e lugar do Brasil, usando o código 41;

• Recebimento de chamadas em Roaming nacional;

• SMS ilimitado para qualquer operadora.

 

Além disso, como cliente TIM Black, você pode gerenciar todos os detalhes da sua conta utilizando o App Meu TIM.

O que é um plano Pós-Pago?

Os planos Pós-pagos são caracterizados pelo pagamento fixo, geralmente mensal, de uma oferta com vários benefícios inclusos (minutos, internet, assinaturas, etc.).

 

Além disso, nessa modalidade não existem pré-limitações de consumo e os pacotes são renovados automaticamente na mesma data, mediante o pagamento da fatura. A TIM disponibiliza dois planos Pós-pagos, o TIM Black e o TIM Black Família.

 

O custo mensal, a quantidade de internet, as assinaturas inclusas e as demais vantagens variam de acordo com a oferta selecionada, em ambos os planos.

Qual a diferença entre os planos Pós, Pré e Controle?

Em um plano Pré-pago, você precisa adquirir créditos, gigas de internet, SMS e outros benefícios pagando antecipadamente pela utilização desses serviços. Ainda sim, uma oferta de Pré-pago pode ser muito vantajosa, como é o caso da TIM Pré Top.

 

Os planos Controle costumam ser um meio-termo entre os outros dois tipos. Por um lado, eles oferecem pré-limitações para os gastos do cliente (como um Pré) e, por outro, seu pagamento é realizado ao final do mês de utilização (como um Pós). Você achou interessante? Confira nossas ofertas do TIM Controle.

 

Já os Pós-pagos, são caracterizados pelo pagamento fixo, geralmente mensal, de uma oferta com vários benefícios inclusos (minutos, internet, assinaturas, etc.). Além disso, nessa modalidade não existem pré-limitações de consumo.

 

A TIM disponibiliza dois planos Pós. Enquanto o TIM Black é ideal para o uso individual, o TIM Black Família (Multi) tem ofertas perfeitas para você compartilhar com toda a família.

Vou pagar somente a assinatura mensal da oferta e mais nada?

Com excessão da contratação de serviços que não estejam inclusos na oferta, nenhum valor adicional será cobrado do titular da conta.

 

Fazem parte das ofertas de TIM Black, os seguintes benefícios:

 

• Pacote de internet móvel para você usar como e onde quiser;

 

• Internet Acumulada nas ofertas TIM Black 20GB (oferta B 5.0) e TIM Black 25GB (oferta C Hero 5.0): a internet que não for usada durante o mês, acumula para o mês seguinte;

 

• Benefício Premium: confira as opções disponíveis para os clientes TIM Black 25GB (oferta C Hero 5.0);

 

• WhatsApp, Instagram, Facebook e X (antigo Twitter) inclusos. Você poderá trocar mensagens, publicar fotos, vídeos, stories e enviar mensagens sem nenhum desconto da sua franquia de internet;

 

• Assinaturas Deezer Premium, TIM Banca Virtual Premium, Audiobooks by Ubook Premium, TIM Segurança Digital Premium, Reforça Stand e TIM Nuvem inclusas no plano, de acordo com a sua oferta.

E tem mais: o uso do Deezer Premium e do TIM Banca Virtual Premium não geram nenhum desconto da sua franquia de internet;

 

• Pacote de Internet com Roaming Internacional para usar em países da América (TIM Black 20GB “oferta B 5.0” e TIM Black 25GB “oferta C Hero 5.0”);

 

• Ligações ilimitadas para celular e fixo de qualquer operadora e lugar do Brasil, usando o código 41;

 

• Recebimento de chamadas em Roaming Nacional;

 

• SMS ilimitado para qualquer operadora.

Como funciona o Benefício Premium?

Clientes da oferta TIM Black 25GB (C Hero 5.0) podem escolher entre as assinaturas da HBO Max, da Disney+ e do YouTube Premium.

 

A escolha pode ser feita pelo App Meu TIM ou por um de nossos canais de atendimento telefônico (*144 e *144#).

 

Após selecionar o serviço da sua preferência, faça o cadastro pelo próprio Meu TIM ou clique no link que você receberá via SMS.

 

Depois, é só aproveitar!

Posso trocar de Benefício Premium?

Sim, desde que o Benefício Premium desejado faça parte das opções disponíveis para a oferta do seu plano Pós-pago TIM Black. Você pode agendar a troca pelo App Meu TIM, ou pelo nosso canal de atendimento telefônico, discando *144.

 

A substituição do Benefício Premium pode ser solicitada apenas uma vez por mês, e é efetivada na próxima renovação dos benefícios do seu plano. Quando esse dia chegar, você receberá um SMS com o link para cadastrar o novo serviço. Depois, é só aproveitar!

Como faço para cadastrar o benefício do YouTube Premium?

É simples e rápido, basta entrar na página da parceria TIM + YouTube Premium e seguir o passo a passo para realizar seu cadastro.

Como faço para cadastrar o benefício da HBO Max?

É simples e rápido, basta entrar na página da parceria TIM + HBO Max e seguir o passo a passo para realizar seu cadastro.

Quais ligações estão inclusas no meu pacote de minutos?

Para utilizar seu pacote de minutos, você pode fazer:

 

• Ligações de TIM para TIM;

• Ligações de TIM para outras operadoras do Brasil;

• Ligações para números fixos;

• Ligações para Nextel;

• Ligações locais;

• Ligações de longa distância (com 41).

 

Portanto, não estão inclusas ligações em Roaming internacional, ligações para códigos não geográficos, como 0300, 0500 e 0900, e ligações para números especiais (com três ou quatro dígitos).

Quais são os pacotes de internet disponíveis para escolha?

A quantidade de internet móvel depende da oferta escolhida.

 

Confira todas as opções na página do plano Pós-pago TIM Black.

 

Em relação aos pacotes adicionais de internet, o titular do plano pode contratar 2GB, 5GB ou 10GB, todos eles com prazo de validade de 30 dias.

O que é Atendimento VIP TIM Concierge?

É um canal de atendimento eficiente, planejado para oferecer mais comodidade para você, cliente do plano Pós-pago TIM Black.
 

Para usar o Atendimento VIP Concierge, ligue *144 do seu número TIM ou mande uma mensagem (texto ou voz) para o WhatsApp TIM (41 4141-4141). Se você preferir, agende um atendimento pelo site e visite a loja mais próxima de você.

 

É possível cancelar algum benefício do plano individualmente?

  • Não. Nenhum dos benefícios poderá ser cancelado.

  •  
  •  

Se o pacote de internet mensal do TIM Black não for totalmente consumido, ele será acumulado para o próximo mês?

Clientes do TIM Black 20GB (oferta B 5.0) e do TIM Black 25GB (oferta C Hero 5.0), podem acumular a internet que sobrar em um mês para o mês seguinte.
 

Já para os clientes da oferta TIM Black 15GB (A 5.0), a internet móvel contratada não acumula após a data de validade.

Existe algum limite para a Internet Acumulada?

Sim, o limite da Internet Acumulada corresponde exatamente ao pacote de dados da sua oferta. Clientes de uma oferta com 30 Giga, por exemplo, podem acumular no máximo 30 Giga de internet.

Qual a ordem de consumo dos pacotes de internet na oferta?

- Pacote de internet adicional contratado (quando houver);

- Pacote de internet acumulada do mês anterior (quando houver);

- Pacote de bônus de internet (quando houver);

- Pacote de internet mensal referente ao plano contratado.

O que é a TIM Store que está no MEU TIM?

É uma loja onde você pode fazer a assinatura e gestão de serviços das categorias de Vídeo e Música, Games e Social, Saúde e Lifestyle, e Produtividade, que não estejam inclusos na sua oferta, como: Netflix, YouTube Premium, HBO Max, Looke, Band News, Estádio TNT Sports, Band Sports, Chefsclub e TIM Games e TIM Tô Aqui. Tudo isso de um jeito simples, rápido e digital.

Clientes do plano Pós-pago TIM Black podem comprar na TIM Store do MEU TIM?

Sim, os clientes do TIM Black podem contratar novos serviços na loja online e pagar na fatura do plano ou cartão de crédito, de acordo com a disponibilidade. Cada cliente só consegue contratar serviços para sua própria linha.

O pacote adicional de internet é válido até a data de renovação dos benefícios do TIM Black?

Não. O pacote adicional é válido por 30 dias e independe da renovação dos benefícios do seu plano Pós-pago TIM Black.
 

Caso não seja totalmente utilizada até a renovação dos benefícios da sua oferta, a internet adicional continuará sendo consumida prioritariamente até ela esgotar ou atingir o prazo de validade.
 

Lembrando que só é possível contratar um pacote adicional de internet se sua franquia mensal já tiver acabado e se você for o titular do plano.

As fotos e vídeos recebidos no WhatsApp descontam do pacote de internet?

As mensagens de texto, áudio, vídeo e foto enviadas e recebidas no WhatsApp, Messenger e Telegram, não descontam do seu pacote de internet!
 

Mas, atenção: as chamadas de voz e vídeo realizadas e recebidas via WhatsApp/Messenger e o acesso a páginas fora do aplicativo, mesmo que os links tenham sido enviados internamente, não fazem parte dos benefícios e, por isso, implicarão em cobrança.

Se me enviarem um link dentro dos aplicativos que não descontam da minha internet, o conteúdo do link também não descontará?

Infelizmente, não. O acesso a sites ou a outros conteúdos externos ao App do parceiro vai descontar da sua franquia de internet, normalmente.

Por que no meu celular aparece o consumo dos aplicativos que não descontam da minha internet?

Mesmo com a isenção do pagamento, o tráfego utilizado por cada App continuará sendo contabilizado no seu celular. Mas, não se preocupe, esse registro não significa que haverá qualquer tipo de cobrança pelo uso dos seus benefícios.
 

Para ficar de olho: se você usa algum aplicativo externo para controlar o uso de internet, a mesma coisa pode ocorrer: o tráfego dos Apps parceiros será contabilizado sem que, por isso, qualquer cobrança seja vinculada.

Preciso ativar o benefício mensal de internet em Roaming Internacional nas Américas incluso no TIM Black 20GB e TIM Black 25GB?

Sim. Ao tentar utilizar o benefício pela primeira vez no exterior, os clientes TIM Black 20GB (oferta B 5.0) e TIM Black 25GB (oferta C Hero 5.0) receberão um SMS e serão direcionados para o portal de Roaming Internacional para ativar o benefício.
 

No portal, será necessário selecionar a oferta Passaport TIM Club Américas promocional.

As chamadas recebidas em Roaming Nacional são cobradas?

Não. O TIM Black possui o benefício de receber chamadas em Roaming Nacional sem restrição de minutos. Ou seja, não há cobrança ao receber chamadas de qualquer operadora em qualquer lugar do Brasil.

Estão inclusos SMS para qualquer operadora do Brasil?

Sim, estão incluídos SMS para qualquer operadora do Brasil.

Quando os benefícios do plano são renovados?

  • Os benefícios são renovados mensalmente, de acordo com a data de vencimento:
     

    Data de Vencimento da Fatura Data de Renovação dos Benefícios
    7 14
    10 19
    15 25
    20 01
    25 07
  •  
  •  
  •  
  •  

Clientes de planos Pré-Pago, Controle e Pós-Pago podem migrar para o TIM Black?

Sim. Clientes de todos os planos podem aderir ao pós-pago TIM Black.

O que fazer se o cartão de crédito vinculado ao pagamento do meu plano Pós-pago TIM Black expirar ou for cancelado?

Caso o seu cartão de crédito tenha sido cancelado, bloqueado, expirado ou tenha tido qualquer outra indisponibilidade, basta trocar por um cartão ativo. Existe mais de uma forma de fazer a alteração:
 

• pelo App Meu TIM;
 

• pelo autoatendimento via mensagem: ligue para *255# e siga as instruções que aparecem na tela;
 

• pela Central de Atendimento: ligue para *255 e solicite a alteração aos atendentes;
 

• pelo link enviado via SMS: clique no link que você receberá por mensagem de texto após identificarmos a falha na cobrança. Ao fazer isso, você será direcionado para uma página TIM em que será possível vincular um novo cartão de crédito;
 
• pelo *144: ligue para *144 e siga as instruções para solicitar a alteração.

Essa página foi útil para você?

Agradecemos a sua avaliação!

Fale com a TIM

Não encontrou a sua dúvida? Entre em contato com a gente

Baixar app 
Meu TIM

Acessar atendimento em Libras

Ligar para *144#

Ilustração do modal de nova aba

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?