TIM é uma das três empresas mais diversas e inclusivas do mundo
Operadora é a única companhia brasileira e a única do setor de telecomunicações mundial no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025 Índice avalia práticas de diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e impacto social de mais de 15 mil organizações ao redor do mundo
Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2025 – A TIM segue como referência global de diversidade e inclusão: é a única empresa do Brasil e a única do setor de telecomunicações no recém-divulgado TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025. O índice é desenvolvido pelo London Stock Exchange Group (LSEG) e avalia o desempenho de mais de 15 mil companhias em práticas de diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e impacto social, servindo como base para decisões de investimento em todo o planeta.
Esse é o quinto ano seguido da TIM na liderança entre as organizações brasileiras e de telecomunicações no mundo, ratificando seu compromisso com uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e buscar promover oportunidades para todas as pessoas. A operadora se destaca em equidade de gênero na liderança, com 30% de mulheres no Conselho de Administração, 50% na Diretoria Estatuária e 37% nas posições de liderança em geral, priorizando o desenvolvimento de carreira das mulheres em diferentes fases da vida e processos seletivos mais inclusivos. No recorte de raça, a representatividade em cargos de gestão é de 22%, com meta de chegar a 25% até 2027 por meio de programas como o TIM Pérolas Negras, que forma futuras lideranças internamente.
A empresa é ainda uma das melhores para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil, atua para ampliar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e promove a sinergia entre diferentes gerações no ambiente corporativo.
“Ser reconhecida globalmente como referência em diversidade e inclusão é motivo de orgulho para toda a nossa equipe, e, acima de tudo, a confirmação de uma experiência que é verdadeiramente vivenciada na TIM. As pessoas colaboradoras constroem diariamente um ambiente diverso, respeitoso e saudável, em que inclusão é prática cotidiana”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM. No FTSE Russell D&I Index, a empresa estava na 1.231ª colocação global em 2020, chegando ao TOP10 em apenas dois anos. “Hoje, ocupamos uma posição de liderança capaz de inspirar e influenciar outras organizações na construção de ambientes mais justos e plurais. E isso nos motiva a seguir avançando, aprendendo em ecossistema e abrindo caminhos para o futuro”, acrescenta a executiva.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, lidera a carteira atual do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é a primeira companhia de telecom do mundo no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Está presente ainda no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as organizações com as melhores práticas de sustentabilidade do planeta, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: