/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM integra o índice de igualdade de gênero da Bloomberg de 2023

TIM integra o índice de igualdade de gênero da Bloomberg de 2023

O GEI fornece uma visão sobre uma área ainda opaca de relatórios de dados ESG; operadora integra índice pelo segundo ano consecutivo

A TIM anuncia que faz parte do Bloomberg Gender-Equality Index (GEI) 2023, dentre 485 companhias globais. Trata-se de um índice modificado e ponderado por capitalização de mercado, feito para medir o desempenho de empresas de capital aberto que se dedicam a reportar dados relacionados a gênero. Este índice de referência mede a igualdade de gênero em cinco pilares: liderança & pipeline de talentos, igualdade e paridade salarial entre gêneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e marca.


O GEI 2023 abrange 45 países e regiões, incluindo empresas com sede no Equador, Kuwait e Luxemburgo pela primeira vez. As empresas membros representam uma variedade de setores, incluindo financeiro, tecnologia e serviços públicos, que continuam a ter a maior representação de empresas no índice desde 2022.


“Estamos orgulhosos por integrar novamente o GEI, o que reafirma nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todas as pessoas. Ratifica ainda a nossa sólida agenda ESG, que é reconhecida no mercado há mais de uma década”, comenta Mario Girasole, Vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM.


Signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU e da Coalização Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, líder de um movimento para ampliar a empregabilidade das brasileiras e comprometida com políticas internas para inclusão e equidade de gênero, a TIM alcançou um total de 88% de pontuação no GEI, um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao resultado anterior. Hoje, metade do quadro da empresa é composto por colaboradoras – são quase 5 mil – e a companhia tem como meta em seu Plano Estratégico Trienal contar com 35% de representatividade de mulheres em posições de liderança até o fim do ano. No Conselho de Administração, elas representam 30% das pessoas conselheiras, um destaque entre as companhias listadas na B3.


Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, conta que os avanços consistentes com foco em equidade de gênero se traduzem em ações internas – para a construção de um ambiente de trabalho sempre mais diverso e inclusivo – e em iniciativas externas que contribuem para a evolução também da sociedade. “Um exemplo é o Mulheres Positivas, projeto em que já reunimos um ecossistema de mais de 130 empresas que, compromissadas com a capacitação e a empregabilidade das brasileiras, divulgam suas vagas de trabalho e disponibilizam cursos em um aplicativo gratuito para mulheres em todo o país”, conta a executiva. 


Outro destaque da TIM é o Programa Respeito Gera Respeito, focado no combate e prevenção ao assédio moral, sexual e bullying, que além da evolução de políticas e processos internos e ações de sensibilização e treinamentos para toda a companhia, contempla também ações externas para conscientização e acolhimento de mulheres em situação de violência e já rendeu iniciativas como a campanha “Imagine que é possível ser ouvida”. Na ação, três cantoras lançaram um single sem letra, como forma de chamar a atenção para o silenciamento de mulheres vítimas de violência. “Temos trabalhado fortemente ‘dentro de casa’, garantindo a equidade de gênero nos processos seletivos e disponibilizando programas específicos para desenvolvimento de carreira de mulheres, por exemplo. Em paralelo, atuamos no ambiente externo pois acreditamos que esse é o caminho para avançarmos na direção a uma sociedade mais inclusiva”, complementa a executiva.


A TIM respondeu a um questionário desenvolvido pela Bloomberg em colaboração com especialistas no assunto em todo o mundo. As empresas incluídas no índice deste ano tiveram pontuação igual ou superior ao limite mínimo global estabelecido pela Bloomberg para refletir o nível de transparência e a adoção das melhores práticas e políticas pelas companhias.


A resposta ao questionário e a participação no GEI são voluntários e não têm custos associados. A Bloomberg coletou esses dados apenas para fins de referência. O índice não é classificado. Embora todas as empresas de capital aberto sejam incentivadas a divulgar dados complementares de gênero para o perfil de investimento de sua empresa no Terminal Bloomberg, apenas aquelas com capitalização de mercado de US$ 1 bilhão são elegíveis para inclusão no Índice.


"Parabéns às empresas incluídas no GEI de 2023", disse Peter T. Grauer, chairman da Bloomberg e presidente fundador do US 30% Club. “Continuamos vendo um aumento no interesse e no número de membros globalmente, refletindo uma meta compartilhada de transparência nas métricas relacionadas a gênero”.


Para obter mais informações sobre o GEI e como enviar informações para o índice do próximo ano, visite: https://www.bloomberg.com/gei. Os clientes da Bloomberg podem acessar o GEI em BGEI.


Para obter mais informações sobre as soluções financeiras sustentáveis da Bloomberg, incluindo o GEI, visite: https://www.bloomberg.com/professional/sustainable-finance/.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global em notícias e informações financeiras e de negócios, oferece aos tomadores de decisão influentes uma vantagem crítica ao conectá-los a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecer dados, notícias e análises por meio de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão – é o núcleo dos Bloomberg Professional Services. Para mais informações, visite www.bloomberg.com ou solicite uma demonstração.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?