/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM lança primeiro biosite realizado em fibra de vidro e carbono do Brasil

TIM lança primeiro biosite realizado em fibra de vidro e carbono do Brasil

Alinhada às melhores práticas de sustentabilidade, operadora instala o novo modelo de biosite em Salvador, em parceria com a Comba Telecom, para ampliar cobertura 4G. Equipamento já abriga antenas para o 5G.

Salvador, 28 de julho de 2022 – Alinhada ao propósito de buscar soluções sustentáveis e inovadoras para melhorar a rede, a TIM lançou em Salvador o primeiro biosite realizado com um compósito que utiliza fibras de vidro, carbono e aramida em sua matriz. A solução é uma criação exclusiva da operadora, em parceria com o fabricante Comba Telecom, que ficou responsável pelo estudo de viabilidade dos materiais compósitos, fabricação e instalação da antena. A nova torre marca um importante avanço tecnológico, pois é mais leve e tem durabilidade maior em comparação com o modelo tradicional metálico, além de ser tão resistente quanto o aço, porém não suscetível à corrosão. O biosite, além de ampliar a qualidade da rede 4G, já possibilitou a instalação das antenas 5G.

A iniciativa faz parte do compromisso da TIM com a gestão eficiente e responsável de resíduos, previsto no Plano ESG da empresa, pois os materiais utilizados são totalmente recicláveis e o processo de fabricação dispensa a etapa de galvanização, necessária para os postes metálicos, etapa essa que gera subprodutos tóxicos e consome uma grande quantidade de água.

O biosite instalado em Salvador tem 18 metros de altura e está localizado próximo a Arena Fonte Nova e Dique do Tororó, pontos turísticos onde há grande circulação de pessoas. Com instalação simplificada e baixo impacto visual, a antena é facilmente integrada à paisagem da cidade. Antes desse modelo mais moderno e sustentável, a TIM começou a instalação dos biosites em 2014 e, desde então, já levou a tecnologia para todas as regiões do País. As soluções, desenvolvidas pela TIM em parceria com a Comba Telecom no Centro de Desenvolvimento, localizado em Guaratiba (RJ), são usadas para a densificação das redes de acesso móvel 4G. Os biosites são torres metálicas com aparência de poste de iluminação pública com estrutura de transmissão de sinal e que permitem reforçar e expandir a cobertura de voz e dados. Hoje, a TIM tem mais de 1.800 biosites ativos em sua planta, distribuídos em mais de 300 cidades do Brasil.

Temos apostado em soluções eficientes e inovadoras para melhorar a cobertura e qualidade do serviço bem como agregar novas funcionalidades na perspectiva de cidades inteligentes. Em Pipa, por exemplo, instalamos o primeiro biosite eólico e os resultados já são bem positivos. Inovações como essa são fundamentais para nossa meta de atender com a rede 4G todos os municípios do País até 2023, e também alavancar a cobertura do 5G com a utilização deste mobiliário urbano”, explicou Marco Di Costanzo, Diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil.

Para Johnny Brito, CEO Comba Brasil, o novo modelo de biosite chega para facilitar a vida das pessoas e os negócios da região. “A parceria entre Comba e TIM sempre foi de muito sucesso, e para nós é um privilégio poder contribuir com a evolução do segmento de telecom a nível nacional e internacional. Através de nossa já conhecida expertise em cobertura celular e nossa equipe de engenharia que pensa e trabalha de forma disruptiva pudemos unir inovação, sustentabilidade e alta eficiência em uma única solução, com o objetivo principal de facilitar a vida de pessoas e negócios na região”, afirmou Brito.

A solução também pode ser aplicada para empresas, ampliando a cobertura do serviço com segurança, eficiência e sustentabilidade. Além disso, é um recurso bastante usado por prefeituras em todo o país para soluções como câmeras de segurança e iluminação pública.

A criação e instalação desse biosite foi pensada de forma sustentável desde a sua concepção, com compósitos de fibras de vidro, carbono e aramida, ao invés do aço, que utiliza grande quantidade de água durante o processo de galvanização, além de gerar subprodutos tóxicos com processo de descarte mais complexo. Com uso desses materiais, há 100% de reaproveitamento dos resíduos”, detalhou Di Costanzo.

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.