/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM antecipa meta e ativa rede 4G em 100% dos municípios de Minas Gerais

TIM antecipa meta e ativa rede 4G em 100% dos municípios de Minas Gerais

Operadora é a única do país a ter a tecnologia de quarta geração em todas as cidades mineiras

A TIM cumpriu o compromisso assumido com o estado de Minas Gerais e concluiu esta semana a ativação da cobertura 4G em todos os seus municípios. A companhia é a única operadora a ter 100% de sinal da tecnologia de quarta geração no estado e entrega aos mineiros um acesso mais amplo à tecnologia e com ainda mais qualidade, apoiando a inclusão digital de mais pessoas.

"Como escreveu o mineiro João Guimarães Rosa: 'Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas'. Com a segunda maior população do país e o maior número de municípios, Minas é um desafio à parte, pois é um estado com território quase duas vezes o tamanho da Itália, por exemplo. Mesmo no auge da pandemia e com todas as incertezas por ela provocadas, a TIM seguiu investindo fortemente em infraestrutura de rede, com uma média de uma nova cidade ativada a cada três dias, para alcançar 100% dos municípios com a tecnologia 4G — algo inédito no estado. Minas é estratégica para a operadora e, ao disponibilizarmos para os moradores das cidades do interior maior velocidade de transmissão de dados, estamos contribuindo com a melhoria das condições de vida da população, com encurtamento de distâncias e geração de novas possibilidades de autonomia, desenvolvimento, emprego e de renda", explica Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Estado responsável por 9,3% das riquezas produzidas em todo o país em 2021, o que representa R$ 805,5 bilhões, Minas Gerais foi um desafio para a TIM pela sua extensão de 586.528 km² e seu relevo de "mares de morros". Para estar presente em todos os municípios, a operadora utilizou de diversas soluções, como a implantação de 163 biosites. O equipamento, desenvolvido e patenteado pela TIM, permite, de forma sustentável, reforçar e expandir a cobertura de voz e dados, sem impactar o meio ambiente urbano pela simplicidade da estrutura e facilidade de instalação. As antenas podem, ainda, ser utilizadas como mobiliário urbano, por exemplo, para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança.

Outra ação que integra as diretrizes ESG da TIM em Minas Gerais e que contribuiu para alcançar 100% de cobertura 4G nos municípios foi o SkyCoverage. O projeto usa sites off-grid, ou seja, desligados da rede elétrica, para levar a conectividade para locais de difícil acesso para execução do projeto (instalação da Antena) e sem cobertura, com menos custos de implantação e em regiões que não contam com o fornecimento de energia elétrica. Em Minas, já foram instaladas antenas em mais de 16 municípios, como São João Del Rey, Barbacena, Serranos e Marilac. A tecnologia consiste no uso de painéis solares para alimentar torres e antenas e cada site tem sua própria geração de energia solar. “Dessa forma, garantimos uma maior cobertura 4G com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo”, explica Daniel Oliveira, diretor comercial da regional Sudeste da TIM Brasil.

Além disso, a companhia promoveu uma mudança robusta em sua rede em termos de extensão e qualidade, ao investir na melhoria das tecnologias já existentes, como a evolução do VoLTE, que utiliza a rede 4G para chamadas de voz, ativação de frequência de 700 MHz, Narrow Band IoT e Massive MIMO. A operadora também apostou em novos modelos de negócios, como a virtualização da rede e o compartilhamento de ativos. O Massive MIMO, por exemplo, permitiu ganho de tecnologia de três a quatro vezes na comparação com a atual, tornando as antenas mais eficientes e aumentando a capacidade da rede, com a possibilidade de mais conexões simultâneas e com maior velocidade. Em Minas, já foram instaladas em 10 cidades.

A companhia entra agora numa nova fase de crescimento que reflete imediatamente numa melhor experiência tanto para os clientes atuais da TIM quanto para os usuários vindos da Oi, com aumento de velocidade devido à incorporação de ‘espectro’ adicional dentro do processo de migração, e maior cobertura móvel. Em Minas Gerais, os clientes da OI no DDD32 já estão aptos a utilizar a infraestrutura da TIM.

TIM foi pioneira com o 5G em Minas Gerais

A TIM tem um olhar especial para Minas Gerais, estado onde, ainda em 2019, a operadora liderou testes de aplicações em 5G em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, em parceria com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), com o lançamento de laboratórios 5G e a ativação da Casa TIM 5G, com mais de 20 casos de uso da tecnologia em vários segmentos, durante edição do HackTown.

A operadora também disponibiliza em Minas Gerais uma experiência diferenciada com o 5G (na modalidade 5G DSS, ativada sobre as frequências atuais do 4G). Atualmente, a tecnologia está disponível em Belo Horizonte e em outras 14 cidades brasileiras. Paralelamente a isso, a TIM já está pronta para disponibilizar a melhor rede 5G (frequência 3,5GHz) do país, com todas as suas funcionalidades, tão logo a faixa de 3,5GHz seja liberada pela Anatel, iniciando pelas capitais do Brasil.

TIM Live, a ultrafibra da TIM, amplia sua cobertura em MG

TIM Live, a ultrafibra da TIM, considerada pela sexta vez a melhor banda larga do Brasil pelo Prêmio Melhores Serviços do Estadão, acaba de expandir sua cobertura em MG. Só este ano, a ultrafibra da TIM chegou nos bairros de Rio Branco, Santa Mônica, Jardim América, Buritis, Das Mansões e Planalto, contemplando mais de 30 bairros em Belo Horizonte em 2022. Com um portfólio diversificado com conteúdo e jogos online, além de muito entretenimento, a TIM Live conta com velocidades de até 1 Giga de download e uploads de até 500 Mega, e muita estabilidade.  Além da capital mineira, Betim e Contagem já possuem o serviço, que conta com a tecnologia FTTH (Fiber to the Home) e parcerias inéditas de entretenimento online.