/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Instituto TIM lança livro sobre o ‘Círculo da Matemática’

Instituto TIM lança livro sobre o ‘Círculo da Matemática’

Obra tem a cooperação da Unesco e estimula o ensino participativo e lúdico da matemática para que as crianças gostem da disciplina e não tenham medo de errar

Rio de Janeiro, 06 de maio de 2022 — Até o dia 31 de maio, os estudantes brasileiros de 15 anos, matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, vão participar da aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. O principal domínio a ser avaliado será matemática. O último estudo, realizado em 2018, apontou que 68% alunos do país estão no pior nível de proficiência nesta disciplina, desempenho que coloca o Brasil entre a 69ª e a 72ª colocação em uma lista de 79 nações. Para colaborar com a mudança deste cenário, nesta sexta-feira (6), data em que é celebrado o Dia Nacional da Matemática, o Instituto TIM lança o livro "Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil".

Com 340 páginas, a publicação dos pesquisadores Ellen Kaplan, Flavio Comim e Robert Kaplan está disponível gratuitamente no site do Instituto TIM e tem a cooperação da Unesco, no âmbito da parceria entre a UFRGS e o Instituto TIM, que tem o objetivo de qualificar o ensino da matemática no Brasil. A obra é resultado do projeto “O Círculo da Matemática do Brasil”, realizado pelo Instituto TIM entre 2013 e 2019 e que adaptou e aperfeiçoou à realidade brasileira a abordagem “The Math Circle”, criada pelos professores Kaplan, da Universidade de Harvard. Nela, os erros, conjecturas, exemplos e contraexemplos dados pelas crianças são ingredientes-chaves na reflexão e fundamentação do pensamento. Além disso, levam à formação e apropriação do conhecimento matemático com confiança. A ideia central é “diga-me e vou esquecer, pergunte-me e vou descobrir”.

Um dos grandes vilões na educação, em particular na educação matemática, é o foco nos testes padronizados. Nas licenciaturas, os professores são preparados não para serem educadores, mas para serem treinadores dos estudantes para que estes sejam aprovados nos testes padronizados. Quando formados, os professores vão transmitir a seus estudantes um amontoado de técnicas e conteúdos obsoletos, utilizando metodologias ultrapassadas, preparando-os para passar nos testes padronizados", explica o economista Flavio Comim, professor da Universidade de Cambridge, um dos autores do livro e idealizador do projeto “O Círculo da Matemática no Brasil”.

Iniciado em 2013, o projeto “O Círculo da Matemática do Brasil” envolveu escolas públicas diferentes cidades brasileiras por meio de duas ações: a realização de sessões no contraturno escolar para estudantes do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental e a formação de professores do Ensino Fundamental, nas quais foram compartilhados técnicas e instrumentos utilizados no projeto e distribuídos materiais didáticos. O Círculo realizou ainda pesquisas sobre temas como competências matemáticas dos adultos e a influência do acompanhamento da família no desempenho das crianças, gerando dados que podem ser utilizados por outras instituições. Ao todo, 4.747 professores foram formados e 27.210 estudantes de 276 escolas em 33 municípios participaram da iniciativa.

"Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil"

O livro é organizado em cinco partes, mais um prefácio, uma apresentação e uma introdução. As duas primeiras partes são dedicadas a estudos sobre a educação matemática em geral e aspectos próprios do Brasil, e as outras três à proposta do Math Circle. A metodologia é mostrada como como conceito de uma nova educação, capaz de encantar os estudantes. A publicação mostra ainda como a ideia foi trazida e implementada no Brasil e destaca relatos e exemplos de práticas, situações e experiências em sala de aula.

Presidente do Instituto TIM, Mario Girasole define a matemática como a linguagem da mente, destacando que é um raciocínio que não deve ser ditado aos estudantes: “o Instituto TIM acredita que todas as crianças têm o direito de conhecer os encantos dessa linguagem, de se apropriar dela, de entendê-la e apreciá-la. Nos orgulharmos de termos apresentado uma abordagem flexível e criativa da matemática a mais de 27 mil alunos brasileiros e agradecemos aos envolvidos no projeto pela oportunidade”, destaca.

Serviço
Lançamento do livro “Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil”
Sexta-feira - 6 de maio
Acesso ao livro: https://institutotim.org.br/wp-content/uploads/2022/04/381141por.pdf