Perguntas Frequentes - Segurança

Perguntas Frequentes

Segurança

Roubo ou furto de celular
Roubo ou furto de celular

Como eu faço para bloquear o meu aparelho celular?

Basta acessar o Meu TIM, selecionar "Meu Aparelho" e escolher "Bloqueio de Aparelho". Você também pode solicitar o bloqueio do smartphone TIM por aqui. 

Com esse processo, o seu celular será bloqueado em até 24 horas - independentemente do local de compra ou operadora de origem. Vale ressaltar que, para que tudo dê certo, o aparelho não pode estar bloqueado por outra operadora.

É importante dizer que o procedimento não garante o bloqueio o seu chip. Para bloquear o TIM chip, vá a uma Loja TIM ou ligue para a nossa Central pelo *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. 

Não é necessário encaminhar o Boletim de Ocorrência para a gente em nenhum caso. 

Como bloquear o chip da TIM em caso de roubo, furto ou perda?

Existem dois jeitos de fazer o bloqueio do TIM Chip. Veja:
     • Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Com isso, você vai entrar em contato com a nossa Central de Atendimento;
     • Vá em uma loja TIM ou de parceiros.
Vale ressaltar que, em ambos os casos, somente o titular ou usuário da linha pode solicitar o bloqueio, que precisa ser validado.

Você também pode solicitar o bloqueio pela Central de Intermediação em Libras.

Como desbloqueio meu chip da TIM?

Para desbloquear o TIM Chip, há duas formas:
     • Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Com isso, você vai entrar em contato com a nossa Central de Atendimento;
     • Vá em uma loja TIM ou de parceiros.

Você também pode solicitar o desbloqueio pela Central de Intermediação em Libras.

Preciso pagar para bloquear ou desbloquear meu chip da TIM?

Tanto o bloqueio como o desbloqueio do chip da TIM são gratuitos. O que muda é que, no caso do desbloqueio, se você não estiver com o seu TIM chip, será preciso adquirir outro.

Como comunicar à TIM do roubo do meu aparelho?

Para comunicar à TIM do roubo de um aparelho, você pode: 
Ligar para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Com isso, você vai entrar em contato com a nossa Central de Atendimento; 
Ir a uma loja TIM ou de parceiros;
Solicitar a comunicação pela Central de Intermediação em Libras.

Como descobrir IMEI do meu celular?

Existem algumas formas de descobrir o IMEI. Veja algumas:
Disque *#06# como se fosse ligar para o número. Em pouco tempo, os códigos aparecerão;
Acesse o aplicativo "Configurações" e busque por mais detalhes do seu celular;
Veja uma etiqueta com o IMEI e outras informações na caixa do aparelho;
Se o seu smartphone tiver bateria removível, confira o número em um adesivo colado nela;
Em celulares Apple, o código também está no verso da caixinha em que se coloca o chip.

Qual número ligar para bloquear o celular roubado?

No caso da TIM, você pode ligar para a nossa Central pelo *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de qualquer outro telefone. 

Meu celular foi roubado. Como eu consigo um TIM chip novo?

Existem duas formas de você conseguir um novo TIM chip:
     • Via telefone - Fale com a nossa Central de Atendimento. Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Depois, solicite a "Reposição do TIM Chip".
     • Presencialmente - Vá a uma loja física TIM e peça a reposição.

Você também pode pedir um chip novo pela Central de Intermediação em Libras.

O que é reposição de TIM Chip?

É o envio de um novo TIM Chip para os clientes TIM.

Em que situações eu posso solicitar um novo chip da TIM?

Você pode solicitar outro TIM Chip nos seguintes casos:
     • Roubo ou furto;
     • Perda ou extravio;
     • Defeito;
     • Bloqueio de PUK;
     • Troca de versão (32k para 64k ou 128k);
     • Ter um reserva, no caso de clientes de Grandes Corporações (Top Clients)

Posso solicitar a reposição de um chip da TIM? Como eu faço isso?

Sim, qualquer cliente TIM pode solicitar um novo chip. Veja como fazer:
     • Via telefone - Fale com a nossa Central de Atendimento. Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Depois, solicite a "Reposição do TIM Chip".
     • Presencialmente - Vá a uma loja física TIM e peça a reposição.

Você também pode solicitar pela Central de Intermediação em Libras.

Seguro TIM Aparelho Protegido
Seguro TIM Aparelho Protegido

O que é o seguro TIM Aparelho Protegido?

O TIM Aparelho Protegido é um seguro para celulares e tablets. Nele, você escolhe a cobertura que mais se adequa a sua necessidade e conta com uma proteção exclusiva para casos como:

   •Quebra acidental e danos líquidos e oxidação;
   •Roubo e furto qualificado;
   •Combo – cobertura completa em caso de roubo, furto qualificado, quebra, danos líquidos e oxidação.

Quem pode ter um seguro TIM Aparelho Protegido?

O TIM Aparelho Protegido pode ser adquirido por qualquer cliente TIM a partir de 18 anos de idade para segurar aparelhos comprados no Brasil ou exterior. 

Entretanto, cada cobertura tem uma característica de contratação. Veja:

   •Quebra acidental e Danos líquidos e oxidação ou Combo - O seguro pode ser contratado até 30 dias da data da compra do dispositivo, considerando a data da Nota Fiscal. 
   •Roubo e Furto Qualificado - O seguro pode ser contratado até 12 meses após a data da compra, conforme Nota Fiscal.

Como contratar o seguro TIM Aparelho Protegido?

Você pode contratar o seguro pela página TIM Aparelho Protegido ou em uma loja própria. Busque a loja TIM mais próxima de você. 

Contratei o seguro TIM Aparelho Protegido. Onde está a minha apólice de seguros?

É possível contratar o seguro de forma remota ou presencial. Em ambos os casos, a emissão da apólice será feita sob a forma de bilhete. 

Você pode imprimir o documento ou solicitar a versão física a qualquer momento para a seguradora, que enviará os protocolos obrigatórios e informações previstas.

Em caso de roubo ou furto qualificado no exterior como proceder?

O TIM Aparelho Protegido tem cobertura internacional. Em caso de sinistro fora do Brasil, basta fazer o registro de ocorrência em um Distrito Policial ou Consulado Brasileiro para receber o prêmio do seu seguro assim que retornar de viagem.

Qual o valor do TIM Aparelho Protegido?

O valor do seguro varia conforme a faixa de preço do aparelho e a cobertura contratada. Para saber mais sobre a assinatura, confira a página TIM Aparelho Protegido.

Confira as formas de pagamento disponíveis de acordo com o seu plano:

   •TIM Pré, TIM Controle - o valor pode ser pago no cartão de crédito;
   •TIM Pós - o pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou diretamente na fatura.

Como funciona a indenização do seguro TIM Aparelho Protegido?

A indenização, também chamada de prêmio, pode ser paga à vista, mensalmente ou fracionado, de acordo com o que foi combinado na contratação e está descrito na apólice. 

O que é carência em um seguro? Qual o período de carência para o TIM Aparelho Protegido?

Carência é o período entre a data inicial de contratação do seguro e a a data permitida para a abertura do 1º sinistro. No caso do TIM Aparelho Protegido, não há período de carência. Ou seja, você já está protegido logo após a adesão ao serviço.

Se o cartão cadastrado para pagar o seguro perder a validade ou for bloqueado, o que eu faço?

Nesses casos, ligue para a Central da Seguradora Generali e informe os dados de um outro cartão válido para manter o seguro ativo. Você pode telefonar para:

   •No caso de regiões metropolitanas: 0300 777 8807, de segunda à sábado das 08h00 às 20h00 (horário de Brasília);
   •No caso de demais regiões: 0800 777 8807, de segunda à sábado das 08h00 às 20h00 (horário de Brasília);
   •No caso de pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 8890400.

O que é franquia no seguro? Qual o valor de franquia para o TIM Aparelho Protegido?

Franquia é a participação do segurado na indenização do seguro. Veja o valor para cada tipo de cobertura: 

   •Roubo ou Furto Qualificado: 25% sobre o valor do LMI (Limite Máximo de Indenização, conforme consta no bilhete de seguro);
   •Quebra Acidental: 25% sobre o valor do orçamento, para clientes que contrataram o seguro até 26/04/2021 e de 25% sobre o valor do LMI, para contratações posteriores.

Como eu aciono o seguro? Como comunico o sinistro?

Para acionar o seguro e comunicar um sinistro, basta ligar para a Central da Seguradora Generali:

   •No caso de regiões metropolitanas: 0300 777 8807, de segunda à sábado das 08h00 às 20h00 (horário de Brasília);
   •No caso de demais regiões: 0800 777 8807, de segunda à sábado das 08h00 às 20h00 (horário de Brasília);
   •No caso de pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 8890400.

Como cancelar o seguro TIM Aparelho Protegido?

Para cancelamento do seguro, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da Seguradora Generali pelos números:

   •No caso de regiões metropolitanas: 0300 777 8807, de segunda à sábado das 08h00 às 20h00 (horário de Brasília);
   •No caso de demais regiões: 0800 777 8807, de segunda à sábado das 08h00 às 20h00 (horário de Brasília);
   •No caso de pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 8890400.

Você também pode pedir o cancelamento diretamente na TIM. Veja como:

   •Ligue para a Central de Atendimento via *144;
   •Envie um SMS com a palavra SAIR para o número 5524.

Após o sinistro, o novo aparelho continua coberto pelo TIM Aparelho Protegido?

Não. O seguro é feito de acordo com o dispositivo segurado. Caso realize um sinistro e receba um novo aparelho, as cobranças serão encerradas e será preciso solicitar um novo seguro.

Se eu deixar de pagar o seguro por um mês, haverá cobrança retroativa?

Não há cobrança retroativa. Se por alguma razão, não for possível efetuar o pagamento, o aparelho fica sem cobertura nesse mês de inadimplência. Caso fique mais de 2 meses sem pagar, o seguro TIM Aparelho Protegido será cancelado.

Proteção contra golpes
Proteção contra golpes

Existem dicas para ter senhas de acesso melhores?

Sim, existem. Confira algumas:

   •Evite usar a mesma senha para vários cadastros, como apps de delivery e e-mail, por exemplo;
   •Não é recomendado o uso de sequências, como 12345678, ou informações que associem facilmente você a sua senha, como aniversários. 
   •Para criar senhas fortes, varie entre letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais;
   •Sempre que possível, adote o duplo fator de autenticação. Assim, é mais difícil invadirem a sua conta.

Para saber mais, confira nossa página com dicas de segurança.

Como eu posso manter meu smartphone mais seguro?

Veja algumas medidas simples para auxiliar a segurança:

   •Mantenha seu aparelho atualizado com as últimas recomendações do fabricante;
   •Instale só apps da loja oficial do dispositivo;
   •Na instalação, verifique se as permissões de acesso solicitadas estão de acordo com a finalidade do aplicativo;
   •Ligue configurações de segurança como: as opções de rastreamento, bloqueio, backup, remoção de arquivos remotamente e etc.

Para saber mais, confira nossa página com dicas de segurança.

Como posso identificar os principais golpes na internet?

Nos principais golpes, são solicitadas informações como senhas, número de cartões ou outros dados pessoais. Por isso: 

   •Desconfie de mensagens que seja necessário preencher seus dados;
   •Busque checar o site antes de compartilhar, fornecer ou atualizar informações.

Em caso de dúvidas sobre comunicados da TIM, ligue para a Central de Atendimento da TIM pelo *144.

Como saber se a mensagem de promoção que eu recebi é da TIM?

As promoções TIM, quando enviadas via SMS, são enviados pela TIM e/ou 144. Fique de olho no remetente no final das mensagens.

Recebi um e-mail com link da TIM. É golpe?

Pode ser. A gente só envia e-mails com links para clientes cadastrados e não solicita dados neste canal, todos com um texto no rodapé e uma cópia de segurança na área exclusiva do cliente no site da TIM. 

Se você está com dúvidas quanto à autenticidade, não clique em nenhum dos links. Todos os e-mails com links enviados pela TIM possuem uma cópia de segurança em nosso site. Basta logar com seu usuário e senha para entrar na área exclusiva, selecionar "Comunicados TIM" e buscar o e-mail correspondente.

Para saber mais, confira nossa página com dicas de segurança.