SMS de validação Anatel
Por que eu preciso confirmar a portabilidade via SMS?
A confirmação da portabilidade via SMS é um requisito de segurança estabelecido pela ANATEL para evitar que sua linha seja portada indevidamente. Existem duas formas de validar seu pedido de portabilidade via SMS:
• SMS de dupla validação:
No SMS de dupla validação, você receberá duas mensagens do número 7678, no seu celular: primeiro você receberá uma mensagem informativa (conforme modelo de aparelho) sobre a solicitação de portabilidade, e, logo em seguida, a segunda mensagem solicitando a confirmação do seu pedido de portabilidade.
Neste método de validação, basta responder ao segundo SMS, de confirmação, com “SIM”, caso reconheça a solicitação ou “NÃO”, caso desconheça. O prazo de resposta deste SMS é de 24h, mas o ideal é que você responda o quanto antes.
Confira abaixo o macro fluxo deste método de validação, considerando um pedido de portabilidade realizado pelo cliente:
1. Cliente solicita a Portabilidade em um canal TIM.
2. Cliente recebe o primeiro SMS informativo do número 7678, exemplo: “Olá, recebemos a solicitação da portabilidade do seu numero 11999999999 pela TIM. Para sua segurança, você recebera um SMS para confirmar o pedido.”
3. Cliente recebe o segundo SMS, de confirmação, do número 7678, exemplo: “Olá, você solicitou a portabilidade do 11999999999 para TIM?Para sua segurança, responda em ate 24 horas: SIM para confirmar ou NAO para cancelar.”
4. Cliente responde SIM ao SMS 7678*.
5. Cliente recebe um SMS do número 7678 confirmando a solicitação, exemplo: “Olá, recebemos sua confirmação para seguir com o pedido de portabilidade do 11999999999 para a TIM”.
6. Ocorre a janela de portabilidade mínima de 72 horas úteis.
7. Portabilidade concluída.
Caso o Cliente responda “Não” ao SMS de confirmação (3 acima), o pedido de portabilidade é cancelado.
• SMS prévio de dupla validação:
Outra forma de validar um pedido de portabilidade é realizando a confirmação prévia quando um consultor TIM solicita que o cliente envie ativamente a palavra PORTABILIDADE via SMS para o número 7678, em paralelo à abertura do pedido de portabilidade pelo consultor.
Importante ressaltar que o envio prévio e ativo do SMS somente deve ocorrer quando um consultor TIM solicitar que seja efetuado.
Confira abaixo o macro fluxo deste método de validação, considerando um pedido de portabilidade realizado pelo cliente:
1. Cliente solicita a Portabilidade em um canal TIM.
2. O Consultor TIM solicita que o cliente envie a palavra PORTABILIDADE via SMS para o número 7678.
3. Cliente recebe um SMS do número 7678, exemplo: “Olá, recebemos a sua solicitação de portabilidade do 11999999999. Necessário resposta com o nome da operadora que deseja portar seu numero, em ate 30 minutos.”
4. Cliente responde TIM ao SMS 7678 dentro do prazo mencionado.
5. Cliente recebe o SMS do número 7678 confirmando a solicitação, exemplo: “Olá, solicitação da portabilidade do 11999999999 para TIM foi recebida com sucesso (Validade: 00/00/00 00:00). Caso queira desistir, envie CANCELAR.
6. Ocorre a janela de portabilidade mínima de 72 horas úteis.
7. Portabilidade concluída.
Caso o Cliente não envie ou não responda ao SMS de confirmação (3 acima) dentro do prazo, o pedido de portabilidade prévio não é realizado.
Qual o prazo para responder o SMS para confirmar a solicitação de portabilidade?
Você receberá um SMS para confirmar a sua solicitação de portabilidade. Por favor, responda em até 24 horas com "SIM", caso reconheça a solicitação, ou com "NÃO", caso desconheça.
O que acontece se eu não responder o SMS de confirmação da portabilidade no prazo de 24 horas?
Caso não responda o SMS dentro do prazo de 24 horas, a TIM enviará um novo SMS e, novamente, você terá até 24 horas para responder.
O SMS enviado é assim: “Olá, você solicitou a portabilidade do 11999999999 para TIM? Para sua segurança, responda em ate 24 horas: SIM para confirmar ou NAO para cancelar.”
Na ausência de resposta, sua solicitação de portabilidade será cancelada em 30 dias da data da solicitação, e, caso tenha solicitado uma portabilidade com número temporário, o mesmo permanecerá ativo e irá gerar cobranças.
O que acontece se eu responder NÃO ao SMS de confirmação da portabilidade?
Caso responda com NÃO, a solicitação de portabilidade será cancelada automaticamente, e, caso tenha solicitado uma portabilidade com número temporário, o mesmo permanecerá ativo e irá gerar cobranças. Se quiser efetuar novamente o pedido, você deve solicitar uma nova portabilidade para a TIM. Para dúvidas em caso de cancelamento da portabilidade e permanência do número temporário, ligue *144 do seu TIM ou ligue para 1026 de qualquer número de outra operadora.
E se eu não receber o SMS para confirmação de portabilidade?
Se você não recebeu o SMS para autenticação do pedido de portabilidade, confirme se o seu celular está habilitado para o recebimento de SMS. Se esse não for o problema, entre em contato com a TIM para que sejam investigadas outras possíveis falhas, por favor.
O SMS de confirmação da portabilidade é cobrado?
Não, tanto o envio quanto o recebimento dos SMS do pedido de portabilidade são gratuitos e não descontam do seu saldo.
Um consultor TIM me orientou a enviar a palavra "portabilidade" ou "portar" via SMS para o número 7678. Este procedimento valida meu pedido de portabilidade?
Sim. Desde julho de 2024, a ANATEL disponibilizou este novo processo de autenticação da portabilidade via SMS. Após o envio da palavra indicada, será necessário também informar a operadora que deseja portar "TIM" para que sua solicitação seja válida.
Importante destacar que este processo somente deve ser realizado caso seja solicitado por um consultor TIM, ok?
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