TIM e Telecom Infra Project (TIP) anunciam fornecedores de soluções para rede desenvolvida

     Operadora brasileira é uma das parceiras globais do projeto que criou um                   dispositivo desagregado para infraestrutura de redes móveis

 

A TIM Brasil e o Telecom Infra Project (TIP) anunciam os resultados do RFI (Request for Information – Pedido de Informações) que buscou empresas para propor soluções baseadas no Odyssey-DCSG, sistema desagregado de roteamento de redes móveis. A TIM Brasil, membro ativo do TIP e empresa hospedeira do TIP Community Lab, faz parte do grupo colaborativo mundial responsável pelo desenvolvimento do dispositivo.

A partir do RFI, uma avaliação técnica foi conduzida e concluída baseadas nas seguintes áreas: abertura para trabalhar em um ambiente de rede desagregado ou “separado”; uso de arquiteturas de plataforma baseada em componentes prontos e já disponíveis no mercado (COTS na sigla em inglês), capacidade de suportar software de terceiros e conformidade de vários requisitos de sincronização de tempo; conformidade de software com os recursos de roteamento necessários para o backhaul de tráfego móvel; escalabilidade e disponibilidade do produto.

A TIM descobriu com os resultados da avaliação que o ecossistema dos fornecedores é diverso e forte, e optou por selecionar as empresas Alpha Networks, Delta Networks, e Edgecore Networks, para a plataforma hardware; e Adva, IP Infusion, e Volta Networks, para o software.

“Tivemos um retorno bastante positivo do RFI e ficamos impressionados com a capacidade de engenharia dos fornecedores selecionados. A TIM tem inovação no seu DNA e tem muito orgulho de liderar o movimento de transformação tecnológica das redes móveis brasileiras. Este é mais um passo importante para a adoção de soluções desagregadas que vão impulsionar o crescimento do mercado e melhorar a infraestrutura brasileira. Hospedar o TIP Community Lab permite que a TIM esteja no epicentro de movimentos globais de inovação participando ativamente em projetos que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e de infraestruturas de rede”, afirma Silmar Palmeira, Diretor de Inovação e Tecnologia da TIM Brasil.

A TIM continuará a trabalhar com os fornecedores finalistas para garantir soluções de produção viáveis ​​nos próximos meses. Na próxima etapa, serão realizados testes em laboratório com os fornecedores selecionados para determinar ainda mais as possibilidades de implantação, operação e gerenciamento, com o objetivo de promover uma adoção mais ampla do Odyssey-DCSG por todas as operadoras de telefonia celular interessadas em todo o mundo.

Desde a sua criação em 2018, o subgrupo DCGG (Disaggregated Cell Site Gateways) do grupo Open Optical & Packet Transport da TIP ganhou representantes de quatro operadoras móveis globais, com foco em inovação, entre elas a TIM, que têm colaborado para fomentar o desenvolvimento de uma infraestrutura complexa e sofisticada que permita o acesso de alta qualidade à Internet ao redor do mundo.

TIP Community Lab

Em setembro de 2017, a TIM inaugurou na sede da empresa no Rio de Janeiro o TIP Community Lab com o objetivo desenvolver uma nova abordagem para a construção e implantação da infraestrutura de redes de telecomunicação. Localizado no TIM Lab, espaço no qual a TIM desenvolve seus produtos e soluções, o laboratório é utilizado por membros do TIP para a criação de métodos em com o objetivo de superar os desafios relacionados à interoperabilidade das tecnologias de diferentes provedores. O espaço foi projetado com base nas melhores práticas para instalações industriais e ambientes de teste, utilizando equipamentos modernos e soluções virtualizadas.

 Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de "accountability" e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca – "A evolução não para" – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é desde 2015, líder em cobertura 4G no país e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Assessores