Mês da Consciência Negra na TIM tem guia antirracista e batalha de poesias

Operadora ratifica sua participação na Coalizão  Empresarial paraEquidade  Racial e deGênero  comações em prol  dainclusão  depessoas negras  ecombate ao racismo;

· Em pesquisa respondida  pormais  de 260 milclientes  dacompanhia, 45% afirmam  ter presenciado ou sofrido episódios  deracismo  noambiente  detrabalho.

No mês  daConsciência  Negra, a TIMquer amplificar  avoz  contra oracismo, promover a inclusão  depessoas negras  no mercado detrabalho  eenvolver toda  asociedade em ações  deconscientização  evalorização  dacultura negra. Por isso, até  ofim  denovembro, a operadora mantém uma ampla campanha em suas  redessociais  erealiza iniciativas voltadas  para opúblico interno  eexterno, como  olançamento  do GuiaAntirracista, o programa  deindicação  depessoas negras  paravagas na empresa  e um slam,como são conhecidas  asbatalhas  depoesias, apresentado pelo  rapperXamã.

A TIM oficializa ainda sua  entradana Coalizão  Empresarial paraEquidade  Racial e deGênero, que reúne cerca  de 100companhias brasileiras  paratroca  deexperiências  eestimula políticas públicas  epráticas corporativas em prol  dainclusão  ediversidade nas organizações. A operadora quer ter, no mínimo, 40% de pessoas negras em seu quadro profissional até  2023 e, paraisso, realiza ações como  oatual programa  queincentiva colaboradores(as) a indicar esse público  paravagas na empresa. Outro destaque  é oPrograma  deEstágio, que  está na segunda edição  commetade  dasvagas destinadas  auniversitários(as) negros(as). No ano passado, a TIM superou  a metaestipulada: 64% dos(as) estudantes contratados(as) eram pessoas negras.

Ações como essas são essenciais em uma sociedade onde  oracismo ainda  émuito presente. Para contextualizar suas iniciativas, a TIM realizou uma pesquisa  pormeio  dasua plataforma  TIM Ads, com aparticipação  demais  de 260 milclientes. Os números comprovam  queo caminho ainda  élongo: 45% das pessoas  queresponderam contam  terem sofrido ou presenciado  umepisódio  deracismo  notrabalho. Dentre  as que seautodeclararam negras ou pardas, 55% relatam  terem perdido ou conhecido alguém  queperdeu uma oportunidade  deemprego  porconta  desua raça. Apenas  24% do total derespondentes consideram  oseu ambiente  detrabalho inclusivo  e 57%acreditam  queo racismo está aumentando ou permanece igual  noBrasil.

Confira outras ações  da TIM nomês  daConsciência Negra:

Batalha de poesias

A campanha  da TIMnas  redessociais terá como  mote “imagine que épossível amplificar  avoz  contra oracismo” e usará  o slam, que é abatalha  depoesias, para reforçar  oengajamento  detoda  asociedade  nocombate ao racismo.

Funcionando como uma competição  depoesia falada  quetraz questões  daatualidade  para debate, o slamaposta  noconteúdo  ena  performance dopoeta, que usa voz  ecorpo, para emocionar  eenvolver a audiência. Na versão promovida  pela TIM, oanfitrião será  o rapperXamã  eapenas artistas  negrosparticipam. Estão confirmados  Major RD, Carol Dall Farra, Afrodite, Cesar MC e Luz Ribeiro, queapresentarão, no Instagram e Facebook da operadora, poemas sobre  arealidade negra nas periferias. Os influenciadores  Spartakus e Gabriela Lorandivulgam  aação em suas redes.

Guia Antirracista

A TIM lança esta semana, em suas  redessociais, o Guia Antirracista. O documento gratuito elenca  asprincipais questões enfrentadas  pelapopulação negra  nopaís, com orientações sobre racismo, representatividade, proporcionalidade  eequidade. A ação  deconscientização  se somaao Teclado Consciente  TIM, quecompleta seu primeiro ano  commais  30 mil downloads. Oaplicativo, disponível gratuitamente  paraclientes  dequalquer operadora  com smartphones iOS e Android,alerta sobre  ouso  deexpressões racistas, LGBTI+fóbicas, machistas, capacitistas  eetaristas. A ferramenta fica visível somente quando  ousuário digita seus textos em  redessociais ou aplicativos  decomunicação, por exemplo, e destaca  asexpressões inadequadas. Ao clicar em cima  delas,explica  por quesão consideradas discriminatórias  eoferece opções  parasubstituição.

TIM Convida: Conversas Negras

Nesta quinta-feira  (18),acontece mais uma edição  do TIMConvida. A edição  especial Conversas Negraspropõe  umdiálogo sobre racismo estrutural, consciência negra  eos impactos  dapandemia  parapessoas negras. Participam  Tia Má,criadora  deconteúdo, comunicadora  epalestrante, e AD Junior, Head de Marketing na  TraceBrasil, apresentador  do Trace Trends noMultishow  eGloboPlay  e consultorem racismo estrutural. A transmissão será ao  vivoàs 16h30, no canal da TIM no YouTube (youtube.com/timbrasil).