Link para o conteúdo principal da página
Aplicativo Meu TIM
Promoções, Saldo, Recarga, Informações de Contas. Baixe agora no seu dispositivo.
Baixe agora
Abrir/Baixar
o aplicativo

Pular para o conteúdo [1]
ESCOLHA SUA REGIÃO VOCÊ ESTÁ EM:
  •  Loja Online. Compre seu celular na loja TIM.
  •  Meu TIM. Acesse Conta Online e Conheça os Serviços Exclusivos p/ Cliente TIM!
Compartilhar

Portabilidade

Já fez a sua portabilidade para a TIM?

Consulte aqui o andamento do seu processo

Faça a portabilidade em uma loja TIM perto de você

Confira o plano que combina com você:

Traga seu número e aproveite vantagens como muita internet
e ofertas de smartphones

TIM CONTROLE

Uma parceria da TIM com o C6 Bank um banco digital completo.

Conheça os planos

TIM BLACK

Muita internet e o que você não usar acumula para o mês seguinte.

Conheça os planos

TIM BLACK FAMÍLIA

Muita diversão em um só plano.

Conheça os planos

Conheça outros canais disponíveis para portabilidade

Faça Portabilidade pelo Site

Conheça os planos

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Faça Portabilidade pelo Telefone

Receba uma ligação

Se você tem TIM Chip

Faça a portabilidade via SMS

Se você já tem um TIM Chip veja como fazer sua portabilidade via SMS

Cobertura 4G em 100% do Estado de São Paulo

Quer saber qual o tipo de conexão na sua cidade?

Acessar Mapa

Dúvidas sobre como fazer portabilidade?

A portabilidade numérica é um processo que permite aos usuários de telefonia trocar de operadora, mantendo seu número. Para que a portabilidade seja possível, é necessário que.

- Ocorra dentro de um mesmo código de área (DDD), no caso de telefonia móvel (SMP);
- Ocorra dentro de uma mesma área local, no caso de telefonia fixa (STFC).

A portabilidade somente é permitida para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.
Traga seu número de outra operadora para o TIM Controle ou TIM Black e ganhe um bônus de 2GB por mês.

Para solicitar a portabilidade é necessário que seja o titular do número que deseja trazer para a Tim e que o número que deseja trazer para a Tim esteja ativo na operadora atual.

Caso os dados de titularidade (RG, CPF e NOME) sejam divergentes ou o número não esteja ativo na operadora atual, a portabilidade não poderá ser efetivada.

Panos Pós-pago ou Controle: Para solicitar a portabilidade e se tornar um Cliente TIM, acesse a página de Portabilidade e conheça as ofertas de Pós-pago ou Controle .

Caso deseje fazer na loja física, vá até uma Loja da TIM com seu documento de identidade, CPF, comprovante de residência, uma fatura de sua operadora atual. Em ambos os casos, será ativada uma linha provisória e na data agendada, o número da operadora atual irá substituir o número TIM, mantendo o plano e os serviços contratados por você.

Planos Pré-pago: Você pode solicitar a portabilidade em uma Loja da TIM ou pode realizar todo procedimento diretamente no celular. Adquira um chip da TIM e siga os comandos que serão disponibilizados na tela do seu celular ou acesse aqui para saber mais informações.

Se você for pessoa jurídica você pode ver as ofertas destinadas a você nos planos empresariais procurar um representante TIM ou ligar para 08007410041 e solicitar uma visita.

O regulamento da Anatel autoriza a operadora que receberá o Cliente a cobrar uma taxa pela portabilidade, mas os clientes que vierem para a TIM estarão promocionalmente isentos desta cobrança.

O Cliente receberá um SMS informando que o seu número já é TIM. Além disso, ao solicitar a portabilidade, o Cliente receberá um número de protocolo, referente ao seu bilhete de portabilidade, com o dia e a hora em que ocorrerá a portabilidade.

Caso não se recorde a data e horário em que sua portabilidade foi agendada, consulte o status da solicitação de sua portabilidade.
Clique aqui e consulte o status de seu pedido.

Após a solicitação, você vai receber contatos via email e/ou SMS durante todo o processo.

Além disso, receberá também um número de protocolo, referente ao seu bilhete de portabilidade, com o dia e a hora em que ocorrerá a portabilidade.

A portabilidade será concluída em, no máximo, cinco dias úteis após a solicitação.

Caso não se recorde a data e horário em que sua portabilidade foi agendada consulte o status da solicitação de sua portabilidade.
 


Clique aqui e consulte o status de seu pedido. Caso precise de mais informações, ligue para *144.

Todas as perguntas frequentes   ›

Disposições Gerais Regulatórias
A portabilidade se aplica somente entre prestadoras do mesmo tipo de serviço de telecomunicações.
Para o Serviço Telefônico Fixo Comutado, a Portabilidade se aplica:
a) ao Código de Acesso do Usuário quando o mesmo troca de operadora dentro de uma mesma ÁreaLocal;
b) ao Código de Acesso do Usuário quando o seu endereço de instalação, na própria prestadora, á alterado dentro da mesma Área Local;
c) ao Código de Acesso do Usuário quando o usuário troca de plano de serviço , na própria prestadora. Para o Serviço Móvel Pessoal, a Portabilidade se aplica:
a) ao Código de Acesso do Usuário quando o usuário troca de prestadora dentro de uma mesma Área de Registro;
b) ao Código de Acesso do Usuário quando o usuário troca de plano de serviço, na própria prestadora. Cabe à prestadora informar ao usuário sobre a eventual necessidade de troca de aparelho terminal de usuário da rede fixa ou de estação móvel .
Antes de iniciar a descrição do processo de portabilidade, é importante que o usuário conheça os conceitos de Prestadora Receptora, Prestadora Doadora e Entidade Administradora.
- Prestadora Receptora: prestadora para onde é portado o código de acesso do usuário
- Prestadora Doadora: prestadora de onde é portado o código de acesso do usuário
- Entidade Administradora: pessoa jurídica contratada pelas prestadoras do STFC e SMP para a execução dos procedimentos relativos à portabilidade.

Como funciona o processo de Portabilidade
O usuário solicita à Prestadora Receptora, pelos meios apropriados, a Portabilidade de seu(s) código(s) de acesso.
A Prestadora Receptora, no ato da solicitação, informará as condições e prazos relativos à portabilidade.
A Receptora deve acordar com o usuário a data e o período em que este deseja a migração.
Após o aceite do usuário, a Prestadora Receptora registra o pedido de Portabilidade, solicitando do mesmo as seguintes informações:
• Nome (Pessoa Física) ou Razão Social;
• CPF e Documento de Identidade (Pessoa física) ou CNPJ (Pessoa jurídica)*;
• Código de Numeração (CN) + código de acesso do usuário;
• Nome da Prestadora Doadora atual;
• Endereço completo;
• Tipo de acesso.
A Prestadora Receptora fornecerá ao usuário, no ato do registro da Solicitação de Portabilidade, um número de protocolo do Bilhete de Portabilidade.
O agendamento da data e hora na qual ocorrerá a portabilidade é de responsabilidade da Entidade Administradora (EA).
A autenticação do Processo de Portabilidade é caracterizada pela conferência dos dados do usuário, que são encaminhados à Prestadora Doadora por meio da Entidade Administradora (EA).
A Prestadora Doadora terá, no máximo, 1 dia útil para conferência e confirmação dos dados do usuário.
No caso de recusa, a Prestadora Doadora deve enviar mensagem à EA explicitando o(s) motivo(s):
• Dados enviados incorretos ou incompletos;
• Código inexistente, não designado, temporário ou designado a terminais de uso público.

NOTA I: Usuário com acesso cancelado na Doadora não poderá solicitar a Portabilidade.
De posse do resultado da validação do pedido de portabilidade feito pela Prestadora Doadora, a EA o informa à Prestadora Receptora. Caberá à Receptora repassar ao usuário essa informação.
A duração do processo de portabilidade, contado a partir da Solicitação, é de no máximo 5 dias úteis. O período de transição do código de acesso do usuário entre a Prestadora Doadora e a Prestadora Receptora será de 2 horas em 99% dos casos.

Cliente deseja sair da TIM – Port-out
Clientes TIM (operadora doadora) que desejarem mudar para outra operadora com manutenção do número, deverão entrar com uma solicitação de portabilidade junto à operadora desejada (operadora receptora).
A transferência de um número da TIM para outra operadora é considerado como cancelamento do contrato na TIM.

Cancelamento do Pedido de Portabilidade
O cancelamento do pedido de portabilidade pode ser pode ser feito pelo usuário, junto à Prestadora Receptora, em até dois dias úteis, contados a partir da solicitação.
A Prestadora Doadora toma conhecimento do pedido de cancelamento através da EA.

Informações mais detalhadas sobre o Regulamento de Portabilidade poderão ser obtidas na Resolução 460 de 19/03/2007 no site da ANATEL - www.anatel.gov.br.

Faça o download do PDF clicando aqui.

 

TIM NA REDE:

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Linkedin

 

 
Quer ajuda para contratar?

-->

Escolha abaixo a melhor opção

 

Contrate pelo chat

Fale com o vendedor online

 

Receba uma ligação

A TIM liga para você sem custo