/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Universitários transformam trabalhos de conclusão de curso em startups tecnológicas

Universitários transformam trabalhos de conclusão de curso em startups tecnológicas

Participantes do Academic Working Capital, programa do Instituto TIM, apresentaram seus projetos para investidores-anjo durante feira em São Paulo

São Paulo, 30 de abril de 2024 – Uma bebida energética e uma barra de cereal que têm como ingrediente-chave a casca do café. Ondas ultrassônicas de alta frequência e luz ultravioleta alimentadas por energia renovável para melhorar a qualidade da água de bebedouros bovinos. Uma solução que usa inteligência artificial para otimizar a criação de camarões. Essas foram algumas das inovações criadas pelos participantes do Academic Working Capital (AWC), iniciativa do Instituto TIM que estimula o empreendedorismo nas universidades
Voltado para estudantes universitários de todo o Brasil, o programa busca transformar trabalhos de conclusão de curso – os chamados TCCs – em produtos ou startups de base tecnológica. Mais de 40 alunos apresentaram 15 projetos para investidores-anjo e executivos do mercado na feira que encerrou a 8ª edição do AWC, em São Paulo, e levaram para casa insights importantes para seguirem com seus negócios após a conquista do diploma.
Anna Carolina Meireles, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM, explica que a ideia é, justamente, dar uma “vida útil” ao TCC e permitir que ele seja porta de entrada para o concorrido e disruptivo mercado das startups: “a maior parte dos universitários e universitárias do país ainda não encara o empreendedorismo como uma via de carreira. Por outro lado, veem no TCC apenas uma mera formalidade para concluírem a graduação. Nosso objetivo é mudar essa realidade. O Brasil tem desafios em muitas áreas – como saúde, educação, geração de renda, mobilidade, meio ambiente – e a mudança pode vir da inovação que está nas universidades”, comenta.
O AWC existe desde 2015 e já impulsionou cerca de 200 projetos, resultando na criação bem-sucedida de mais de 100 startups. O programa oferece uma trilha de aprendizagem, por meio de mentorias com profissionais renomados das áreas de inovação e empreendedorismo, workshops e apoio financeiro. Na edição atual, participaram projetos de universidades de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano. Em parceria com diversas instituições, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas. Para mais informações: institutotim.org.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto