/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM oferece energia renovável e desconto na conta de luz para seus colaboradores

TIM oferece energia renovável e desconto na conta de luz para seus colaboradores

Clube de Energia começa em três estados do país e impacta 5 mil funcionários na primeira fase; ideia é expandir para toda a empresa em 2024

Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2023 – Em constante evolução do seu projeto de geração distribuída de energia, a TIM dá um passo importante e engaja ainda mais seus colaboradores no compromisso de preservação do meio ambiente. A operadora acaba de lançar o “Clube de Energia”, programa que oferece aos funcionários descontos na conta de luz em troca de consumo de energia proveniente de fontes renováveis. A expectativa é beneficiar inicialmente cerca de 5 mil pessoas no Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e em parte de São Paulo. A expansão para toda a empresa acontece em 2024.
Desde 2021, a TIM já tem 100% de energia limpa em seu consumo total. A marca foi alcançada com a aquisição no mercado livre, compra de certificados de energia renovável (I-Recs) e – principalmente – com a produção de usinas arrendadas de parceiros. Hoje, a companhia já tem 94 usinas solares, hídricas e de biogás em seu portfólio. A ideia, agora, é estimular seus colaboradores para que também sejam protagonistas da sustentabilidade, em linha com a sólida agenda ESG da operadora.
Queremos ser referência em autogeração de energia dentre as empresas de telecomunicações no Brasil e estamos acelerando nesse sentido, envolvendo também nosso time nesse compromisso, em uma iniciativa inédita no setor. Conseguimos conciliar diferentes objetivos em um projeto em que todas as partes saem ganhando E tudo isso em prol de um bem maior: preservar o meio ambiente e nossos recursos naturais”, comenta Bruno Gentil, VP de Recursos Corporativos da TIM.
Para se beneficiar dos descontos, que podem chegar a 20% do valor da cobrança de luz, o colaborador da TIM precisa associar-se e estar em uma área de cobertura das concessionárias participantes. Não há necessidade de investimento e não há custo mensal ou fidelidade. A energia gerada em usinas solares da RZK Energia e da Leve Energia Renovável, empresas parceiras da operadora na iniciativa, é repassada às concessionárias, que aplicam o desconto na conta do funcionário.
Dessa forma, cada pessoa terá duas cobranças separadas do consumo de energia em sua residência: uma proveniente de sua distribuidora de energia elétrica local, pagando o mínimo estipulado por ela, e uma segunda fatura da empresa de energia parceira, já com o desconto contratado. E quanto maior o consumo, maior a economia. Na primeira fase, o projeto será implementado a partir de outubro para colaboradores no Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, que estejam na área de cobertura da Enel RJ, Light, Copel e Cemig e CPFL Paulista.
Luiz Pacheco, diretor da Leve Energia Renovável, explica que existe uma demanda crescente para que as empresas ofereçam benefícios cada vez mais atrativos aos colaboradores como uma maneira de atrair e reter e talentos: “ao mesmo tempo, as organizações também precisam cumprir com uma agenda ESG, uma pauta que tem cada vez mais importância. A solução da Leve alia essas duas necessidades”, explica.
Ricardo Valente, Diretor Comercial da RZK Energia, complementa destacando que a iniciativa do Clube de Energia cumpre um papel fundamental ao facilitar o acesso à energia limpa: "são ações decisivas para compartilhamos com um número cada vez maior de pessoas uma opção pela sustentabilidade, algo que é parte fundamental da missão da RZK Energia. E mais do que gerar energia limpa, nosso papel enquanto parceiros será apoiar a TIM para que seus colaboradores possam fazer essa escolha da maneira como ela deve ser: simples, digital e democrática”.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto