/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM registra maior alta de receita em 10 anos

TIM registra maior alta de receita em 10 anos

Com a aquisição dos ativos da Oi, o crescimento é ainda maior e alcança 21,8% no ano

Os resultados da TIM no segundo trimestre de 2022 marcam um momento de avanço histórico da companhia ao combinar o excelente desempenho dos indicadores financeiros e operacionais com o fechamento do processo de aquisição de ativos móveis da Oi. Com essa operação, a TIM adiciona 16 milhões de novos clientes a sua base. A receita líquida total sobe 21,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2021. Este mesmo indicador, excluindo os efeitos da Oi, cresce 12,6%, o maior incremento dos últimos 10 anos. 


A nova fase da operadora está evidente na alta de 18,3% no EBITDA no segundo trimestre, com margem de 46,3%. Um dos principais indicadores positivos, e que suporta a performance deste período, é o crescimento de 23% na receita dos serviços móveis. A companhia registra lucro líquido normalizado de R$ 313 milhões, um recuo já esperado de 54,1% na comparação com o segundo trimestre de 2021, como reflexo extraordinário da acomodação dos custos da transferência dos ativos móveis da Oi. 


No segundo trimestre, a TIM assumiu a liderança de cobertura móvel no país, presente em 5.406 cidades, aproximando a operadora da meta de atingir 100% de cobertura 4G em território nacional até 2023. A companhia segue focada em inovação na infraestrutura, ofertas e parcerias para entregar uma experiência diferenciada aos seus 68,7 milhões de clientes, com a ambição de ser a melhor operadora do Brasil. O marco mais recente é ativação da primeira e maior rede 5G Standalone do Brasil, já ativada em Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa e, em breve, nas demais capitais do país. 


 • R$ 313 milhões  de lucro líquido normalizado 
 • R$ 5,3 bilhões de receita líquida total no 2T22  
 • R$ 2,5 bilhões de EBITDA normalizado, com evolução de 18,3% A/A.  
 • 46,3% de Margem EBITDA 


A TIM vive seu melhor momento, estabelecendo-se como protagonista da reorganização do setor de telecomunicações no Brasil. É um período de transformação que nos torna ainda mais eficientes nas frentes comercial e de infraestrutura, enquanto transformamos a experiência do cliente com a maior rede do Brasil. Fechada a incorporação dos ativos móveis da Oi e iniciada a operação do 5G, a companhia sobe de patamar e se propõe a ser a melhor do Brasil.” 
Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil

 

 

Maior rede móvel do brasil, e agora com 5g 

 

Líder em cobertura no País, com presença em mais de 5 mil municípios com tecnologia 4G, a TIM também está na frente no 5G. A companhia já opera sua rede 5G pura, ou Standalone, na faixa de frequência de 3,5GHz. A primeira cidade a receber a nova tecnologia foi Brasília, onde a TIM já instalou mais de 100 antenas – mais que o dobro exigido inicialmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no leilão das faixas da frequência. Em breve, outras 64 antenas serão ativadas, alcançando 65% da população coberta. 


A partir da largada no Distrito Federal, o 5G da TIM chega às demais regiões do país, de acordo com o cronograma da Anatel. As operações da nova geração de telecomunicações acabam de ser iniciadas em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. De acordo com o calendário da Anatel, as próximas capitais serão São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Goiânia. 


Além das iniciativas relacionadas ao 5G, a TIM segue com forte trabalho de expansão de rede, com destaque para ativação de 4G em 100% dos municípios em Minas Gerais, o que coloca a operadora como a primeira a ter a tecnologia disponível nas 853 cidades no estado. 


 

Protagonismo no agro e soluções IoT  


A TIM também amplia a cobertura na frequência de 700MHz, presente hoje em 4.593 municípios do País e essencial para a cobertura móvel no campo e ativação de projetos de conectividade para o agronegócio. A cobertura VoLTE chega a mais de 4.900 cidades.  A liderança da TIM na cobertura 4G avança também sobre o campo. A operadora é líder em conectividade em áreas rurais, com mais de 7 milhões de hectares conectados e 900 mil pessoas beneficiadas pelo alcance do sinal. O projeto “4G TIM no Campo” está chegando em Minas Gerais, em parceria com a Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, levando cobertura de qualidade a mais de 20 mil pessoas, em 37 mil hectares. 


Destaque também para a expansão da frequência de 700MHz, alinhada com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) do país com mais de 4.200 cidades com tecnologia NBIoT. Parcerias estratégicas da TIM reforçam o universo de soluções da operadora para auxiliar empresas de diferentes setores industriais a percorrer sua jornada de transformação digital, como as alianças com a IDEMIA, líder em tecnologia de identidade; a Telit, especialista em plataforma de gestão de projetos e acesso remoto; e a Microsoft, disponibilizando conectividade completa com Azure IoT.


 • 5G em Brasília, com mais de 100 antenas  
 • Ativação 5G em BH, JP e POA 

 


Expansão da TIM Live  


A combinação do compromisso com qualidade e ampliação de cobertura resulta em mais um bom desempenho operacional e financeiro da TIM Live, com crescimento de 10% A/A na receita, representando cerca de 65% da receita de serviço fixo. A base de usuários aumentou 4,9%, alcançando a marca de 699 mil conexões.

 

 

Evolução da base e parceria inédita com Amazon 

 

A TIM mantém a boa performance comercial e registra no segundo trimestre crescimento de receita tanto no segmento pré-pago quanto no pós-pago. A receita do pré-pago cresce 20,6% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Já no pós-pago, a receita avança 22,1%.


A base do pré-pago reporta 38,9 milhões de acessos, um aumento de 33,3%, com a inclusão de 9,6 milhões de novos clientes vindos da Oi. No pós-pago, por sua vez, são 29,8 milhões de acessos, um alta de 34,5%, com a adição de 7 milhões de usuários vindos da Oi Móvel. A estratégia de focar na experiência do cliente, agregando valor às ofertas, é evidenciada pela parceria inédita com a Amazon. A TIM é a primeira operadora do Brasil a incluir um serviço de streaming de filmes e séries em seus planos pré-pagos. Os clientes TIM Pré Top e TIM Beta passam a contar com a assinatura do Prime Vídeo Versão Celular, com milhares de filmes e séries e futebol. Os clientes Controle podem contratar o serviço por R$ 14,90 com bônus de 2Gb de internet. Para os usuários pós-pago, o serviço está incluso no plano TIM Black, reforçando a plataforma de entretenimento da TIM.

 

 

Serviços financeiros, de educação e segurança 


A parceria com o C6 Bank encerra o segundo trimestre com mais um recorde, superando 7 milhões de usuários ativos e rendendo R$ 21 milhões de receita para a TIM no mesmo período. Já a aliança com a Cogna Educação, por meio da plataforma de educação a distância Ampli,atingiu mais de 180 mil usuários matriculados entre cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, com mais de 4 milhões de acessos na página da parceria. A novidade fica por conta da nova parceria estratégica voltada para o mercado de segurança digital, com o grupo FS, para a criação da marca EXA. O primeiro produto anunciado é o Proteção PIX, com a funcionalidade de apagar dados remotamente e bloquear o aparelho em caso de roubo.

 

 

Rock in rio e novo estagiário de embaixador da marca


Na TIM, a música não para. E o trimestre foi marcado pela continuidade da plataforma de eventos da companhia, com a realização do TIM Music Pra Todos e do TIM Music Rio, maior festival gratuito do Brasil, nas areias da Praia de Copacabana. Em paralelo, a contagem regressiva para o Rock in Rio Brasil 2022, que vai de 2 a 11 de setembro, traz novidades como o lançamento do TIM Black edição especial Rock in Rio, com bônus de internet e desconto na compra de celular 5G, em uma grande celebração à música.


A operadora anunciou ainda um reforço para o time de porta-vozes da marca. O apresentador Marcos Mion mudou de operadora e passou a ser “estagiário de embaixador da TIM”, dividindo o protagonismo das campanhas com a cantora IZA.

 

 

Contrato fácil para clientes


Outra revolução da TIM está na maneira como se comunica com seus clientes. A operadora simplificou os contratos dos planos pós-pago e controle, reduzindo os documentos necessários para a contratação dos serviços a apenas duas laudas com design atrativo e linguagem de fácil compreensão. Batizada de Contrato Fácil, a solução que elimina o “juridiquês” foi premiada pelo Corporate Legal Operation Consortium (CLOC) com o Legal Innovation Operations, em um reconhecimento inédito. É a primeira vez que uma organização fora dos Estados Unidos recebe o prêmio, considerado o Oscar da inovação jurídica.

 

 

Operadora que mais resolve 


Somando esforços para otimizar o atendimento e oferecer a melhor experiência aos seus clientes em todos os canais de contatos, a TIM conquista o selo “RA 1000”, avaliação máxima do portal de resolução de conflitos Reclame Aqui. Na plataforma, a TIM é ainda a companhia de telecomunicações no Brasil mais bem colocada e a que mais respeita o cliente, o que demonstra compromisso com o pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca, produtos e serviços.

 

 

Orgulho de ser TIM

 

A TIM ganhou a certificação Great Place to Work, que reconhece empresas com ótimos ambientes de trabalho, cultura de confiança, inovação e boas práticas na gestão de recursos humanos. 

 

 

Avanços na agenda ESG


No Mês de Orgulho LGBTQIAP+, a TIM lançou o aplicativo SOMOS+ com informações sobre saúde, direito e impacto social, além de anúncios de vagas de emprego direcionadas a pessoas LGBTQIAP+ de todo o Brasil. Utilizando sua conexão com a música para tratar de temas relevantes para a sociedade e dar mais visibilidade a causas como combate à violência e assédio e equidade de gênero, a TIM realiza o Festival TIM Music Mulheres Positivas, no Rio de Janeiro, com shows com grandes estrelas da música brasileira. O projeto envolve a plataforma de empoderamento Mulheres Positivas, que promove o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. 


No trimestre, o Instituto TIM iniciou, de forma presencial, a 7ª edição do Academic Working Capital (AWC), programa de educação empreendedora que apoia universitários a transformarem seus projetos de TCC em uma empresa de base tecnológica. Participam 21 projetos, com um total de mais de 50 universitários de diversas instituições públicas e privadas de várias regiões do Brasil.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?