TIM lança a primeira e maior rede 5G SA em Brasília e comemora momento histórico para o país

TIM lança a primeira e maior rede 5G SA em Brasília e comemora momento histórico para o país

Cliente final contará com mais parcerias em segmentos que aproveitam o melhor da nova rede; operadora oferece novas possibilidades para o mercado corporativo

Brasília, 5 de julho de 2022 – A TIM lança comercialmente a primeira rede 5G Standalone em Brasília amanhã (6), conforme liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na região já conta com a ativação de 100 antenas – o que equivale a mais de 2,5 vezes o mínimo regulatório inicial exigido pelas normas do Leilão do 5G – e alcança 50% da população da Capital Federal. No local, nos próximos 60 dias serão ativadas outras 64 antenas, alcançando 65% de população coberta.

 

A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de tornar-se a operadora mais querida do país, destaca o CEO da companhia, Alberto Griselli: “temos muito orgulho do protagonismo da TIM. Desde 2019 estamos trabalhando para o 5G, com a criação dos primeiros laboratórios de quinta geração no país e realização de diversos pilotos. Agora, entregamos a primeira rede comercial Standalone, e, em paralelo, seguimos atuando fortemente no segmento corporativo, fechando novas parcerias para que a tecnologia impulsione negócios e revolucione diferentes setores da economia do Brasil. Estamos diante de uma grande transformação e a TIM vai liderar esse movimento porque somos a operadora da próxima geração”, ressalta. O executivo reforça ainda que, em breve, o 5G de verdade da TIM chegará às demais capitais, de acordo com cronograma da Anatel: “teremos a maior e melhor rede 5G do país, assim como fizemos com o 4G”, acrescenta.

 

A tecnologia 5G SA da TIM estará disponível a partir de amanhã nas principais regiões do Distrito Federal como Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, Setor de Indústria e Abastecimento, Taguatinga e Vicente Pires. Em breve, a nova rede chegará às demais áreas da Capital Federal.

 

 

Revolução no segmento corporativo e novas possibilidades para o cliente final

 

O 5G da TIM oferece velocidades de navegação que podem alcançar da ordem de Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G e promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. A operadora já está atuando ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios, utilizando inclusive o 5G Standalone sem diferenciação nos valores dos contratos.

Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. Clientes do pós-pago TIM Black e TIM Black Família, por exemplo, terão um pacote “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos.

 

Esse booster terá uma evolução contínua com serviços como de cloud gaming, realidade aumentada e realidade virtual. Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console.

 

A adesão ao novo pacote nos primeiros três meses após o seu lançamento garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia. A oferta está disponível inicialmente em Brasília e o usuário pode ativá-la em todos os canais de atendimento da operadora, incluindo lojas, app MEU TIM e central de atendimento.

 

 

Histórico de inovação

 

Desde 2019, a TIM investiu para fomentar um ecossistema 5G que permitisse a implementação da tecnologia no Brasil. Parcerias com instituições de ensino e a criação de laboratórios, por exemplo, com estudos e testes sobre 5G, ajudaram a consolidar a tecnologia por meio de projetos piloto pelo país. A prioridade sempre foi habilitar o 5G de forma massiva, e assim, colaborar para a democratização da conectividade e abrir caminho para uma série de benefícios e soluções.

 

A operadora realizou diversos projetos piloto pelo país, com dezenas parceiros e em diversos segmentos, atendendo aos mais distintos desafios. São exemplos as primeiras aplicações em Brasília, durante o Digital Day; o projeto piloto para o Agronegócio, em Rondonópolis (MT); a rede de testes 5G na linha da montagem da Stellantis, em Goiana (PE); e o case na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), que foi a primeira propriedade rural a contar com demonstração 5G com drones, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas.

 

Além disso, a companhia, em associação com instituições tecnológicas e governos locais implantou projetos para transformar cidades e levar o conceito de smart cities para todo o Brasil. Como exemplo, Curitiba (PR) já se conectou ao 5G na frequência 2,3 GHz e foi escolhida para ser cidade-modelo do 5G. Já em Campinas (SP), a parceria com a Prefeitura, o CPqD, a Embrapa e a Unicamp, entre outros, pretende construir uma rede aberta de colaboração e pesquisa na cidade. A ideia é inspirar outras empresas e municípios a impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação voltado à tecnologia 5G.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
Fernanda Veiga
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Débora Proença
MassMedia - Thiago Alves
31 995510532
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
MassMedia - Marcelo Dias
21 996190377
Sheyla Modesto
Mass Media
11 96079-3821 / 21 99619-0377 / 61 98335-3680