/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM e FS criam empresa inédita no Brasil de serviços digitais com foco em segurança e privacidade de dados

EXA Tecnologia, que une operadora e empresa de tecnologia, já nasce com anúncio do primeiro produto associado a uma proteção Pix multibanco, agregando valor aos clientes e novas receitas para as companhias

São Paulo, 6 de maio de 2022 – Seguindo sua estratégia inovadora de agregar valor para sua plataforma de clientes por meio de parcerias e negócios disruptivos, a TIM está oficializando acordo com a empresa de tecnologia e soluções digitais FS Security para a criação da EXA Tecnologia, empresa que oferecerá um portfólio de serviços digitais focado principalmente em segurança e privacidade de dados. A novidade já nasce com o anúncio do primeiro produto associado a uma proteção Pix multibanco, agregando valor aos clientes e novas receitas para as companhias.

Na estrutura da EXA, a FS será a controladora e a TIM uma acionista minoritária. Com o acordo, a operadora conta com a expertise em segurança do parceiro para oferecer novos serviços além de telecom para os seus mais de 60 milhões de usuários e vai colocar à disposição da nova empresa seus canais de distribuição para a comercialização de produtos e serviços digitais. “Na TIM, impulsionamos modelos de negócios que nos unam a empresas que sejam referências e tenham expertise em seus mercados. Temos agora a oportunidade de trabalhar com a FS e atuar numa nova linha de negócio que gere valor real para nossos usuários por meio da monetização da base, assim fizemos com Ampli e C6”, diz Renato Ciuchini, VP New Business & Innovation da TIM Brasil. E complementa: “desenhamos toda a jornada do cliente dentro da companhia e conhecemos suas reais necessidades. E, dessa nova junção, nasce já o primeiro produto de proteção para pagamento via Pix, que hoje já representa grande parte das operações dos nossos usuários e é uma necessidade devido ao atual cenário de furtos e cibersegurança”.

Não se trata apenas de inovação de produto e de serviços. Estamos falando de inovação no modelo de negócio”, diz Carlos Landim, CEO da FS. “TIM e FS, parceiras desde 2012, amadurecem a relação de mais de dez anos e passam a ser sócias da EXA”, complementa. Para o futuro, há a disposição de que a EXA venha a ter em seu capital outros investidores. “Seria uma companhia de tecnologia, de serviços digitais, com o olhar voltado prioritariamente para proteção e segurança de dados e a entrada de novos investidores traria escala”, explica Landim.

O cliente final para a EXA, diz o executivo, é a pessoa física ou empresas, normalmente pequenas e médias. Um produto que estará à venda, por exemplo, será uma solução tecnológica de segurança de dados associada a uma proteção Pix multibanco. “Criamos uma solução de tecnologia com uma proteção securitária embarcada, em parceria com a seguradora Too Seguros, do Grupo BTG. Essa tecnologia aplicada permitirá oferecer ao cliente final deste produto preços mais competitivos, ampliando o seu alcance e tornando-o mais acessível. Suponha que uma pessoa seja coagida a fazer um Pix e tenha o celular roubado. Se ela tiver essa solução tecnológica com o seguro, pode acessar uma página por meio de qualquer dispositivo conectado e tentar localizar o celular roubado ou mesmo preservar sua privacidade, apagando todos os dados do aparelho, como fotos, mensagens e listas de contatos. Para o valor do Pix, o serviço oferece cobertura de até R$ 2.500”, explica Landim.

De acordo com a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), de janeiro a julho de 2021, após a criação do Pix, houve um aumento de 39,1%, nos casos de sequestro-relâmpago em São Paulo.

Sobre a FS

Desde 2010, a FS desenvolve soluções para uma vida digital mais fácil e protegida. Seu principal produto é o aplicativo Hero, de segurança digital e armazenamento em nuvem, distribuído via operadoras de telecomunicações, seguradoras, provedores de Internet e varejistas.

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora com atuação nacional e líder em cobertura 4G. Reconhecida por estar à frente de movimentos importantes do mercado – em linha com a sua assinatura, "Imagine as possibilidades" –, a empresa é pioneira em testes do 5G no país e teve atuação protagonista no leilão da nova tecnologia, que revolucionará diversos segmentos da economia brasileira.

Por atuar comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno.

A TIM valoriza uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva e trabalha também para combater o preconceito e conscientizar toda a sociedade. Essa atuação já recebeu reconhecimentos importantes: a operadora está no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 11 mil companhias. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.