TIM ativa primeiro biosite eólico do País em Pipa

TIM ativa primeiro biosite eólico do País em Pipa

Biosite TIM em Tibau do Sul (RN)

Biosite Eolico TIM em Pipa RN

 

Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2022- Um dos balneários mais famosos do Nordeste, Pipa foi o destino escolhido pela TIM para receber a primeira antena (biosite) movida a energia eólica. A praia, localizada em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, é procurada por turistas do mundo inteiro pela combinação das ondas, dos bons ventos e da beleza natural. A operadora, alinhada aos pilares ESG, investiu na implantação do site movido a energia renovável para ampliar e reforçar a cobertura da rede 4G na localidade, situada a 77km da capital Natal e servirá em breve para testes também da tecnologia 5G.


O biosite está recebendo grafites do artista local, Rafa Santos, com cores vibrantes, que são marca registrada do trabalho dele no balneário. A proposta da solução, que é similar a um poste de iluminação pública com equipamentos de telecomunicações no seu interior, é ser incorporada à paisagem e ao mobiliário urbano, melhorando ainda mais a experiência dos clientes. Hoje há mais de 1.700 biosites no modelo tradicional em todo o país cidades e o novo equipamento eólico, instalado no Centro de Pipa, poderá reforçar a cobertura 4G até em ambientes fechados ao redor. A instalação da torre foi executada em parceria com AlfaSite.


Para Mario Girasole, vice-presidente de Relações Institucionais e Regulatórias da TIM Brasil, a instalação do biosite eólico em Pipa mostra que é possível priorizar soluções ambientalmente e energeticamente sustentáveis, contribuindo para ampliação da conectividade e alinhadas ao compromisso da TIM de ter as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. “A jornada ESG da TIM já é uma realidade de mais de uma década, sendo tema prioritário desde o início das operações da empresa no Brasil. Muito desse avanço, sem dúvida, é fruto da estrutura organizacional da companhia, que estimula a inovação. O biosite é um desses recursos inovadores, bastante usado, inclusive, por prefeituras em todo o país, que agregam à ampliação da capacidade de rede, soluções como câmeras de segurança e iluminação pública”, afirma. 

 

Do ponto de vista técnico, a antena da TIM é diferente das torres eólicas tradicionais, porque as pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. Isso garante que o movimento seja mais silencioso e eficiente, além causar menor impacto visual.


Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, reforça os desafios e a importância estratégica da região Nordeste para a companhia: “nossa meta é atingir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. No Nordeste, estamos fazendo aportes importantes para antecipar esta meta, alcançando já cinco estados com cobertura 4G em 100% dos municípios. O biosite é um dos investimentos da operadora, representando uma solução eficiente e uma das alternativas mais sustentáveis para ampliar o número de antenas, que é fundamental para o adequado funcionamento do 5G, tão logo que a frequência for liberada pela Anatel. Até lá o equipamento poderá ser utilizado para testes da nova tecnologia”.

 

A TIM começou a instalação dos biosites em 2014 e, desde então, já levou a tecnologia para regiões do País. A solução, desenvolvida pela operadora em seu Centro de Desenvolvimento, localizado em Guaratiba (RJ), é usada para a densificação da rede de acesso móvel 4G. 

 

Os biosites são torres metálicas com aparência de poste de iluminação pública com estrutura de transmissão de sinal e que permitem reforçar e expandir a cobertura de voz e dados. Hoje, a TIM tem mais de 1.780 biosites ativos, inclusive em áreas rurais, com cerca de 30 a 40 torres instaladas por mês. A TIM vem ainda investindo em estruturas sustentáveis para superar o desafio de conseguir chegar cada vez mais em áreas remotas e de difícil acesso, utilizando, por exemplo, fontes de energia renováveis, como é o caso das antenas com painéis fotovoltaicos, que funcionam com energia solar e que não precisam de rede elétrica para levar cobertura a rodovias e vilarejos.

 

“A vinda do biosite para o nosso destino é um ganho enorme para a comunidade, para os turistas e para a economia local. Somos um destino pioneiro, conectado e que promove o uso da energia limpa, buscando a sustentabilidade sempre”, acrescenta Valdenício Costa, prefeito de Tibau do Sul.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis. A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito.

 

A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética". Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
Fernanda Veiga
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Débora Proença
MassMedia - Thiago Alves
31 995510532
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
MassMedia - Marcelo Dias
21 996190377
Sheyla Modesto
Mass Media
11 96079-3821 / 21 99619-0377 / 61 98335-3680