TIM anuncia na Paraíba a primeira rede 5G SA do Nordeste

TIM anuncia na Paraíba a primeira rede 5G SA do Nordeste

João Pessoa será a primeira capital nordestina a receber a tecnologia; clientes que têm aparelhos compatíveis não precisam trocar seu chip.

João Pessoa, 28 de julho de 2022 – A TIM anuncia que está pronta para ativar amanhã (29) a primeira rede 5G Standalone do Nordeste, em João Pessoa, logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na cidade conta com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. A novidade chega inicialmente a 13 bairros da capital paraibana (Manaíra, Altiplano, Cabo Branco, Bessa, Brisamar, Centro, Ipes, Cidade Universitária, Jardim Luna, Jardim Oceania, Jardim Treze de Maio, Tambauzinho e Torre) e, em breve, terá expansão para outras áreas da cidade conforme evolução da demanda do mercado.

 

No início do mês, a TIM lançou comercialmente a tecnologia em Brasília com maior número de antenas e percentual de população coberta. A operadora foi a única que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial. A chegada da nova rede no Nordeste é estratégica para a companhia. “Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Nordeste e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo, nesse momento, mais que o dobro da cobertura mínima exigida”, destaca Marco Di Costanzo, Diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil.

 

A ativação da nova tecnologia em João Pessoa faz parte de uma ampla jornada da companhia que preparou o ecossistema brasileiro para a chegada do 5G e contou, inclusive, com iniciativas na Paraíba. Em 2019, a companhia ativou o primeiro TIM 5G Living Lab do Nordeste, em parceria com o VIRTUS (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia. O projeto utilizou a tecnologia em rede real da operadora, conforme licença específica da Anatel, com foco na criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação. Na parte de experimentação, o público conheceu o futuro do 5G aplicado na saúde, construção civil, educação, indústria, casa conectada e agronegócio.

 

No ano passado, também em preparação para a chegada da nova tecnologia, a TIM investiu fortemente na Paraíba, completando a cobertura 4G em todos os 223 municípios do Estado. Ao alcançar a meta, a companhia antecipou o plano nacional, de abrangência total do país até 2023, e deu um importante passo na disseminação do 5G no Estado. Atualmente a TIM também está presente nas 223 cidades paraibanas com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G, e tem 135 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas).

 

 

Novas possibilidades para o cliente final


Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. "Nosso cliente perceberá a diferença na velocidade da navegação na internet durante seu dia a dia, especialmente aqueles que usam seu aparelho para serviços que trafegam maior volume de dados, como streaming e trabalho com dados em nuvem, por exemplo, além de jogos online, em que a baixíssima latência é essencial. Para estes perfis, desenvolvemos uma oferta especial que permitirá o acesso à rede 5G Standalone sem custos e com uma experiência inovadora”, comenta Paulo Esperandio, CMO da TIM.

 

Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos. O booster terá uma evolução contínua com serviços como de cloud gaming, realidade aumentada e realidade virtual. Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console.

 

O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.

 

Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. A operadora já está atuando com pilotos 5G ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios.

 

 

Histórico de inovação

 

Desde 2019 a prioridade da TIM sempre foi habilitar o 5G de forma massiva, e assim, colaborar para a democratização da conectividade e abrir caminho para uma série de benefícios e soluções.

 

A operadora realizou diversos projetos piloto pelo país, com dezenas parceiros e em diversos segmentos, atendendo aos mais distintos desafios. São exemplos as primeiras aplicações em Brasília, durante o Digital Day; o projeto piloto para o Agronegócio, em Rondonópolis (MT); a rede de testes 5G na linha da montagem da Stellantis, em Goiana (PE); e o case na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), que foi a primeira propriedade rural a contar com demonstração 5G com drones, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas.

 

Além disso, a companhia, em associação com instituições tecnológicas e governos locais implantou projetos para transformar cidades e levar o conceito de smart cities para todo o Brasil. Como exemplo, Curitiba (PR) já se conectou ao 5G na frequência 2,3 GHz e foi escolhida para ser cidade-modelo do 5G. Já em Campinas (SP), a parceria com a Prefeitura, o CPqD, a Embrapa e a Unicamp, entre outros, pretende construir uma rede aberta de colaboração e pesquisa na cidade. A ideia é inspirar outras empresas e municípios a impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação voltado à tecnologia 5G.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
Fernanda Veiga
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Débora Proença
MassMedia - Thiago Alves
31 995510532
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
MassMedia - Marcelo Dias
21 996190377
Sheyla Modesto
Mass Media
11 96079-3821 / 21 99619-0377 / 61 98335-3680