TIM anuncia 5G SA em 70 bairros de Belo Horizonte

TIM anuncia 5G SA em 70 bairros de Belo Horizonte

BH é a primeira capital do Sudeste a receber o 5G na frequência 3,5GHz. Operadora sai na frente ao ativar tecnologia inicialmente em 56 bairros, em breve, nova rede chegará a 70

Belo Horizonte, 28 de julho de 2022 – Presente em todos os 853 municípios de Minas Gerais com a tecnologia 4G, a TIM anuncia que está pronta para ativar amanhã (29) a primeira rede 5G Standalone, de Belo Horizonte, logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na capital mineira já conta com a ativação do sinal com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G, em 56 bairros, alcançando em breve 70 bairros localizados em todas as regiões da cidade.

 

A cidade é primeira do Sudeste a receber a rede 5G SA da TIM. Os outros municípios de Minas Gerais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. “Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social. Nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para Minas Gerais, onde recentemente fomos a primeira operadora a alcançar com o 4G 100% dos municípios. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo nesse momento mais que o dobro da cobertura mínima exigida. A TIM está focada em oferecer a melhor e mais acessível experiência 5G aos consumidores brasileiros”, destaca Marco Di Costanzo, Diretor de Desenvolvimento de Rede na TIM Brasil.
 

 

Novas possibilidades para o cliente final

 

Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. "Nosso cliente perceberá a diferença na velocidade da navegação na internet durante seu dia a dia, especialmente aqueles que usam seu aparelho para serviços que trafegam maior volume de dados, como streaming e trabalho com dados em nuvem, por exemplo, além de jogos online, em que a baixíssima latência é essencial. Para estes perfis, desenvolvemos uma oferta especial que permitirá o acesso à rede 5G Standalone sem custos e com uma experiência inovadora”, comenta Paulo Esperandio, CMO da TIM.

 

Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos. O booster terá uma evolução contínua com serviços como de cloud gaming, realidade aumentada e realidade virtual. Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console.

 

O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.

 

Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. A operadora já está atuando com pilotos 5G ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios.

 

 

TIM foi pioneira com o 5G em Minas e lidera com o 4G

 

Ainda em 2019, a operadora liderou testes de aplicações em 5G em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, em parceria com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), com o lançamento de laboratórios 5G e a ativação da Casa TIM 5G, com mais de 20 casos de uso da tecnologia em vários segmentos, durante edição do HackTown.

 

Já com o 4G, a operadora concluiu em junho deste ano a ativação do sinal em todos os 853 municípios mineiros, sendo a única empresa do setor a ter 100% de sinal da tecnologia de quarta geração no estado, entregando aos mineiros um acesso mais amplo à tecnologia e com ainda mais qualidade, apoiando a inclusão digital de mais pessoas.

 

Para estar presente em todos os municípios, a operadora utilizou de diversas soluções, como a implantação de 163 biosites. O equipamento, desenvolvido e patenteado pela TIM, permite, de forma sustentável, reforçar e expandir a cobertura de voz e dados, sem impactar o meio ambiente urbano pela simplicidade da estrutura e facilidade de instalação. As antenas podem, ainda, ser utilizadas como mobiliário urbano, por exemplo, para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança. Ao todo, já são mais de 1.800 biosites no país.

 

Outra ação que integra as diretrizes ESG da TIM em Minas Gerais e que contribuiu para alcançar 100% de cobertura 4G nos municípios foi o SkyCoverage. O projeto usa sites off-grid, ou seja, desligados da rede elétrica, para levar a conectividade para locais de difícil acesso para execução do projeto (instalação da Antena) e sem cobertura, com menos custos de implantação e em regiões que não contam com o fornecimento de energia elétrica. Em Minas, já foram instaladas antenas em mais de 16 municípios, como São João Del Rey, Barbacena, Serranos e Marilac. A tecnologia consiste no uso de painéis solares para alimentar torres e antenas e cada site tem sua própria geração de energia solar.

 

Além disso, a companhia promoveu uma mudança robusta em sua rede em termos de extensão e qualidade, ao investir na melhoria das tecnologias já existentes, como a evolução do VoLTE, que utiliza a rede 4G para chamadas de voz, ativação de frequência de 700 MHz, Narrow Band IoT e Massive MIMO. A operadora também apostou em novos modelos de negócios, como a virtualização da rede e o compartilhamento de ativos. O Massive MIMO, por exemplo, permitiu ganho de tecnologia de três a quatro vezes na comparação com a atual, tornando as antenas mais eficientes e aumentando a capacidade da rede, com a possibilidade de mais conexões simultâneas e com maior velocidade. Em Minas, já foram instaladas em 10 cidades.

 

A companhia entra agora numa nova fase de crescimento que reflete imediatamente numa melhor experiência tanto para os clientes atuais da TIM quanto para os usuários vindos da Oi, com aumento de velocidade devido à incorporação de ‘espectro’ adicional dentro do processo de migração, e maior cobertura móvel. Em Minas Gerais, os clientes da OI no DDD32 já estão aptos a utilizar a infraestrutura da TIM.

 

 

TIM Live, a ultrafibra da TIM, amplia sua cobertura em MG


TIM Live, a ultrafibra da TIM, considerada pela sexta vez a melhor banda larga do Brasil pelo Prêmio Melhores Serviços do Estadão, acaba de expandir sua cobertura em MG. O serviço chegou aos bairros de Rio Branco, Santa Mônica, Jardim América, Buritis, Das Mansões e Planalto, contemplando mais de 30 bairros em Belo Horizonte em 2022. Com um portfólio diversificado com conteúdos e jogos online, além de muito entretenimento, a TIM Live conta com velocidades de até 1 Giga de download e uploads de até 500 Mega, e muita estabilidade. Além da capital mineira, Betim e Contagem já possuem o serviço, que conta com a tecnologia FTTH (Fiber to the Home), que leva a fibra ótica direto para dentro da casa do cliente, e parcerias inéditas de entretenimento online.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
Fernanda Veiga
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Débora Proença
MassMedia - Thiago Alves
31 995510532
Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
MassMedia - Marcelo Dias
21 996190377
Sheyla Modesto
Mass Media
11 96079-3821 / 21 99619-0377 / 61 98335-3680