TIM conclui primeira etapa de implantação de 5G no metrô de São Paulo
• Operadora alcança 16 estações conectadas e finaliza primeira etapa do projeto • A expansão da infraestrutura deve alcançar novas estações até o fim de 2026, incluindo as estações Jabaquara, Conceição, Luz, Vila Prudente, Chácara Klabin, Consolação, Vila Madalena e Palmeiras-Barra Funda.
São Paulo, 12 de janeiro de 2026 – A TIM anuncia a conclusão da primeira etapa do projeto de implantação do 5G em 16 estações do Metrô de São Paulo, ampliando a conectividade de alta velocidade no transporte público para cerca de 2,7 milhões de pessoas que circulam diariamente pelas linhas. Iniciado em agosto de 2025, o projeto contemplou estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que agora contam com sinal estável mesmo em áreas subterrâneas.
As estações Vila Mariana, Sé, Saúde e Pedro II foram as primeiras contempladas com a nova tecnologia. Em seguida, outras doze estações receberam os equipamentos, completando o cronograma previsto até outubro de 2025: Santa Cruz, Praça da Árvore, São Judas, Anhangabaú, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Tucuruvi, Japão-Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Ana Rosa e Jardim São Paulo-Ayrton Senna.
Toda a extensão das três linhas, cerca de 33 quilômetros, considerando também os túneis, contará com sinal de internet constante para os clientes da operadora.
"A ampliação da cobertura 5G no Metrô de São Paulo melhora diretamente a experiência de quem depende do transporte público todos os dias, garantindo mais qualidade, estabilidade e velocidade no acesso à internet. A implementação da nova infraestrutura permite que milhões de passageiros naveguem, trabalhem e se comuniquem com mais segurança e eficiência ao longo de todo o trajeto", afirma Homero Salum, Diretor de Engenharia da TIM Brasil.
A infraestrutura foi implantada pela Winfra, empresa controlada pela Winity, plataforma de infraestrutura wireless do Fundo IV de Infraestrutura do Patria Investimentos, responsável pela concessão de uso e exploração comercial do sistema de telecomunicações do Metrô. A concessão inclui a instalação, operação e manutenção da infraestrutura nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, com a melhoria da cobertura de 4G e 5G nos trens e estações.
O contrato com a Winfra prevê a expansão da infraestrutura para outras estações até o final de 2026, incluindo Jabaquara, Conceição, Luz, Vila Prudente, Chácara Klabin, Consolação, Vila Madalena e Palmeiras-Barra Funda, entre outras.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, lidera a carteira atual do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é a primeira companhia de telecom do mundo no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Está presente ainda no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as organizações com as melhores práticas de sustentabilidade do planeta, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: