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Recordes de receita e Ebtida impulsionam lucro de R$ 2,7 bilhões da TIM em 2023

Receita líquida de serviços superou R$ 23 bilhões no ano; EBITDA cresceu 14,2% ao ano, chegando a R$ 11,7 bilhões; Maior distribuição de remuneração aos acionistas: R$ 2,9 bilhões.

Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2024 — O ano de 2023 foi o mais bem-sucedido da TIM nos últimos cinco anos. A operadora apresentou crescimento acima das projeções em todos os seus principais indicadores financeiros - incluindo receita, EBITDA, lucro e fluxo de caixa -, mantendo a trajetória positiva trimestre a trimestre. O lucro líquido de 2023 atingiu o patamar de R$ 2,7 bilhões, representando um aumento de 50,4% em relação a 2022. O fluxo de caixa operacional foi outro recorde, chegando a R$ 4,2 bilhões, uma alta de 58,2%.
Esses resultados geraram a maior distribuição de remuneração aos acionistas de todos os tempos: R$ 2,9 bilhões. A receita líquida de serviços atingiu R$ 23,1 bilhões em 2023, refletindo um crescimento de 10,7% na comparação com o ano anterior. O desempenho foi sustentado pela dinâmica positiva em todas as linhas do negócio: a receita da TIM UltraFibra apresentou evolução de 9,7%, enquanto a de serviços móveis expandiu 11,1%. Houve crescimento tanto no pós-pago (11,8%) quanto no pré-pago (10,5%). O destaque foi o maior ARPU Móvel da indústria em 2023, que fechou em R$ 29,6, um incremento de 12,9% no comparativo com o ano anterior. Com um aumento de 14,2% ao longo de 2023, o EBITDA fechou o ano em R$ 11,7 bilhões, registrando uma margem de 48,9% (evolução de 1,5 p.p. em relação a 2022), o que consolida a eficiência operacional da companhia.
O ano de 2023 marcou um capítulo significativo na história da TIM, consolidando-se como um dos melhores da empresa no Brasil. Nossos resultados superaram as metas traçadas no início do ano e fechamos mais um ciclo de crescimento consistente em todas as linhas de negócio. O desempenho foi suportado pela estratégia de entregarmos a melhor experiência para os clientes, com qualidade e alcance de rede, inovação nas ofertas e aprimoramento contínuo do atendimento. E toda essa atuação está sempre em linha com as melhores práticas sociais, ambientais e de governança, tanto que acabamos de confirmar nossa presença - pelo terceiro ano seguido - na lista das empresas mais sustentáveis do mundo. São realizações muito significativas que nos inspiram a continuar protagonizando os movimentos do mercado de telecomunicações no país e pavimentam a nossa jornada rumo ao objetivo de ser a operadora preferida dos brasileiros”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

 

Outros recordes de 2023

• Maior Margem EBITDA do setor: 48,9% (+1,5 p.p. de evolução)
• Maior Fluxo de Caixa Operacional da história: R$ 4,2 bilhões
• Maior ARPU Móvel da Indústria: R$ 29,6

 

Líder no 5G e no 4G

A TIM se mantém como a líder na implementação do 5G no Brasil, alcançando 209 cidades com a tecnologia em 2023. A operadora possui mais de 7 mil antenas, que representam quase a metade dos equipamentos de quinta geração licenciados em todo o Brasil, segundo a Anatel. Além disso, com o reforço recente realizado em Belo Horizonte e Goiânia, é a única a oferecer o 5G em todos os bairros de nove importantes capitais do país. Ao mesmo tempo, a empresa segue com a expansão do 4G e alcançou um marco importante em sua história: com a chegada em Guarinos no mês de dezembro - cidade com 2,1 mil habitantes, a 400 km de Brasília -, tornou-se a única operadora com cobertura 4G em todas as 5.570 cidades do Brasil.

Foco na rentabilização da base

Ao final de 2023, a TIM somou 61,2 milhões de usuários móveis, com crescimento no pós-pago, que alcançou 27,6 milhões de acessos. O que chama a atenção, no entanto, é a rentabilização da base, refletindo a acertada estratégia de investir em parcerias e novos conteúdos para oferecer planos mais completos, indo além dos gigas. Nesse cenário, cresce também a migração de clientes para planos de maior valor: houve aumento de 21,3% nos pedidos de upgrade do pré-pago para o pós-pago, por exemplo, enquanto aumentou em 29 pontos percentuais a fidelização nesse segmento. Justamente no pós-pago, a empresa teve uma das suas melhores performances orgânicas, com crescimento de 15,4% do ARPU (excluindo M2M) no ano.
Uma das principais apostas foi o TIM Black com Apple One: a TIM tornou-se a primeira operadora da América Latina a oferecer um plano com assinatura Apple One inclusa. Já no pré-pago, o destaque foi a recém-lançada oferta em parceria com a Ambev, que oferece cashback no maior aplicativo de delivery de bebidas do Brasil - o Zé Delivery - a cada recarga mensal efetuada. O maior engajamento dos usuários irá colaborar para a evolução do ARPU no pré-pago, que fechou 2023 em R$ 14,7, um aumento de 12,5% A/A.

Saúde e educação

A TIM segue evoluindo em ações focadas na democratização do acesso à educação e saúde de qualidade. Já são cerca de 400 mil clientes da operadora inscritos na plataforma do Descomplica, que disponibiliza diversos produtos voltados para a preparação do ENEM, cursos de graduação, pós-graduação e uma variedade de cursos livres. O aplicativo Tutti Saúde, por sua vez, já registra mais de 120 mil downloads. A iniciativa é uma parceria com o Grupo Cartão de TODOS. O piloto operacional iniciado em agosto de 2023 foi expandido e chegou a cinco estados do país no quarto trimestre (RJ, BA, RS, PR e SC).

Evolução para fibra

A base de clientes da TIM UltraFibra atingiu 802 mil conexões em 2023, acelerando o ritmo de crescimento anual (+12,1%). As adições líquidas totalizaram 86,4 mil novos usuários, superando em aproximadamente três vezes o número registrado no ano anterior. Já a transição de clientes para a fibra segue sua trajetória de evolução contínua, com aumento anual de 31% da base de FTTH. No quarto trimestre, o serviço chegou a mais 21 cidades no Paraná, totalizando 131 municípios brasileiros, com planos competitivos e ultravelocidade de até 2 Giga.

Excelência no atendimento

A TIM teve mais uma vez a sua jornada de atendimento reconhecida pelo Prêmio Reclame Aqui, conquistando o primeiro lugar na categoria "Serviços de telecomunicações", com o atendimento móvel, e em "Provedores de internet", com a TIM Ultrafibra. Além disso, na categoria "Equipe Campeã de Atendimento", a TIM garantiu a 3ª colocação geral. Em 2022, a empresa conquistou o selo "RA 1000", avaliação máxima da plataforma, e se mantém no mais alto patamar desde então. No total, são mais de 20 mil avaliações positivas e um índice de soluções que ultrapassa os 90%, posicionando a TIM como a única entre as maiores operadoras a ter o selo de recomendação.

16 milhões de hectares com 4G

Pioneira e líder em 4G no agronegócio no Brasil, a TIM alcançou 16 milhões de hectares em 2023. A empresa tem contratos firmados com mais de 30 grandes grupos do agronegócio brasileiro e atende 112 mil propriedades rurais em quase 700 municípios de 14 Estados. Um dos acordos fechados no trimestre foi com a Dacalda, referência na produção de açúcar e álcool. Os benefícios do projeto 4G TIM no Campo também se estendem à população que vive nas áreas rurais: a rede de quarta geração atende ainda 265 escolas públicas e cerca de 80 unidades básicas de saúde, reforçando o compromisso social da operadora.
A iniciativa também permite que os clientes corporativos avancem em metas ESG. Projeto realizado desde 2020 na São Martinho, uma das maiores empresas do setor sucroenergético do mundo, diminuiu em 20% o tempo de resposta chamados de combate a incêndios e contribuiu em 18% na ociosidade das colheitadoras. Para potencializar ainda mais as soluções para o mercado corporativo, a TIM lançou em dezembro o TIM loT Platform, solução que permite a consolidação dos dados gerados pelas mais diversas máquinas, equipamentos, sensores ou implementos agrícolas. O produto já está disponível ao mercado nacional e se adapta à necessidade de cada cliente, sendo implementado de maneira modular, e pode atender a diversos casos de uso e verticais, como Industria, 4.0, Logística, Agricultura, Saúde, Edifícios inteligentes, Transporte, Segurança e Iluminação Pública.
ESG: reconhecimentos e evolução contínua
A TIM encerrou 2023 e iniciou 2024 com conquistas muito relevantes para a sua jornada ESG, reforçando seu protagonismo no tema no setor de telecomunicações. Em dezembro, a empresa foi confirmada pelo 16° ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, sendo a operadora por mais anos seguidos nessa carteira. Agora, em fevereiro, chegam dois novos reconhecimentos.
   • Pela primeira vez, a TIM conquistou a entrada na "A List" do CDP (Carbon Disclosure Project), maior referência mundial de transparência e gestão das mudanças climáticas. A TIM Brasil integra, pela terceira vez seguida, o Sustainability Yearbook, que apresenta as empresas líderes em sustentabilidade no mundo. O documento é elaborado pela SP Global, agência de rating e consultoria responsável pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI).
   • A TIM foi reconhecida como uma das líderes globais em ESG no setor de telecomunicações, pela Morningstar Sustainalytics, recebendo o selo "ESG Industry TOP-Rated".
A evolução contínua da empresa em ESG é fruto de ações concretas que transformam a vida das pessoas e da sociedade como um todo. Em 2023, o Instituto TIM completou 10 anos de atuação e, no trimestre, lançou o edital Fortalecendo Redes, que distribuiu R$ 1 milhão para ONGs da Rede Gerando Falcões. Foram selecionadas 10 instituições que trabalham com projetos ligados à cultura, esporte, lazer e educação para crianças e jovens no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão.
No período, a TIM também reforçou seu compromisso com o combate à violência de gênero. Após o lançamento do projeto-piloto que transformou lojas do Rio de Janeiro e São Paulo em pontos de conexão para mulheres em risco - e que deve ser expandido para todo o Brasil em breve -, a operadora participou da iniciativa "21 dias de ativismo", realizada pela Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, do Instituto Avon, e aderiu ao movimento "Brasil sem Misoginia", liderado pelo Ministério da Mulher.
No pilar ambiental, a empresa encerrou 2023 superando a meta de ter 100 usinas de energia renovável, chegando a uma produção que representa 54% do consumo total da empresa. A 101ª planta iniciou suas operações em Brasília em dezembro, ampliando ainda mais o projeto de geração distribuída da operadora, que promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de fontes renováveis arrendadas de parceiros.

 

Resultados financeiros

 

4T23

%A/A

2022

2023

%A/A

RECEITA LÍQUIDA TOTAL (1)

5.874

6,8%

21.580

23.875

10,6%

RECEITA LIQUIDA DE SERVIÇOS (1)

5.628

7,2%

20.878

23.112

10,7%

RECEITA LÍQUIDA MÓVEL (1)

5.305

7,6%

19.644

21.821

11,1%

RECEITA POS-PAGO

3.287

7,4%

12.276

13.721

11,8%

RECEITA PRÉ-PAGO

1.525

4,1%

5.519

6.098

10,5%

RECEITA LÍQUIDA FIXA

323

1,6%

1.234

1.291

4,6%

RECEITA TIM ULTRAFIBRA

207

9,5%

797

874

9,7%

CUSTOS DE OPERAÇÃO (1)

-2.944

6,2%

-11.344

-12.189

7,4%

EBITDA (1)

2.930

7,5%

10.236

11.686

14,2%

MARGEM EBITDA (1)

49,9%

0,3p.p.

47,4%

48,9%

1,5p.p.

LUCRO LÍQUIDO (1)

590

52,6%

1.795

2.699

50,4%

(1) Valores Normalizados

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de Telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse aqui.

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