/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM amplia cobertura em favelas do Brasil

TIM amplia cobertura em favelas do Brasil

• Operadora já cobre 95% de favelas com 4G nas dez maiores cidades do Brasil e 64% com a tecnologia 5G, contemplando mais de dois milhões de domicílios. Até o final do ano, cobertura chega a 70% atendendo mais 227 favelas;

• Em parceria com IHS, a TIM registrou aumento de 30% no uso de dados no Complexo da Maré (RJ), local onde aconteceu hoje a visita do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, no projeto social AfroReggae

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2023 — Como parte de um amplo projeto de expansão e apoio à inclusão digital no Brasil, a TIM já cobre 95% das favelas das dez maiores cidades do Brasil com 4G e 64% com a tecnologia 5G, contemplando mais de dois milhões de domicílios. Até o final do ano, cobertura chega a 70%, atendendo mais 227 favelas. Em parceria com IHS, maior multinacional independente de torres focada exclusivamente nos mercados emergentes, a operadora vem ampliando sua presença nas comunidades e registrou aumento de 30% no uso de dados no Complexo da Maré (RJ), local onde aconteceu hoje uma visita do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, no projeto social AfroReggae, apoiado pela IHS na Favela Nova Holanda.

Para Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, a ampliação da cobertura móvel em favelas e comunidades é fundamental para habilitar a transformação e a inclusão digital em todo o país, dando espaço para novas oportunidades em educação e no mercado de trabalho: “Sabemos a importância que a conectividade tem na vida das pessoas, e por isso, trabalhamos para oferecer a melhor experiência para nossos clientes através da maior rede móvel do país. Quando combinamos o nosso serviço a um propósito maior, abrimos oportunidades para a conquista de uma profissão, um novo emprego, para aproximar relacionamentos, e é isso o que a conectividade faz”.

"Estamos entregando equipamentos que realmente vão fazer a diferença na vida dessas crianças e jovens. E é nessa direção que temos buscado fortalecer cada vez mais as políticas públicas que estamos liderando através do Ministério das Comunicações. Levando inclusão digital para as comunidades, estaremos reduzindo as desigualdades e promovendo inclusão social. Essa é a determinação do presidente Lula e estamos investindo pesado para mudar a realidade do nosso país", destacou Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, em visita realizada hoje ao projeto social AfroReggae, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro.

A IHS Brasil e Afroreggae firmaram uma parceria em 2022. Como parte do projeto, a IHS patrocinou 2 novos centros educacionais Afrogames no complexo da Maré. Esta é uma iniciativa social de alto impacto e longo prazo localizado dentro da favela, que visa a promover aulas de codificação e inglês, além da formação de e-atletas profissionais. No primeiro ano de funcionamento dos centros, foram beneficiados diretamente 206 jovens. Para Farès Nassar, head Latam da IHS, o objetivo principal é que “a nossa presença nas comunidades abra novas possibilidades e traga melhor qualidade de vida para todos, o que está totalmente alinhado ao nosso propósito de ampliar o suporte ao desenvolvimento econômico e social nos mercados emergentes. Ao lado de parceiros de grande experiência e que compartilham da mesma visão, como a TIM, temos nos dedicado a desenvolver novas tecnologias e formas de operação que nos permitam ampliar o acesso e promover a inclusão, levando inovação a áreas ainda não conectadas”.

Do ponto de vista de engenharia, a IHS desenvolveu instalações compactas de telecomunicações que utilizam imóveis residenciais como base, eliminando a forma tradicional de construção através da instalação de torres ou postes. Além de aumentar a agilidade e a economia de recursos na implantação, a solução apresenta um impacto visual mínimo no ambiente. O Afroreggae contribui principalmente para identificar os locais ideais onde a infraestrutura pode ser instalada e ajuda a estabelecer vínculos com a comunidade.

Para cobrir favelas e regiões periféricas do Rio de Janeiro que não possuem infraestrutura de telecomunicações suficiente para suportar a demanda do 5G, a IHS prevê potencial para instalação de mais de 300 sites, seguindo o conceito já testado. Os centros Afrogames da Maré já iniciaram as próximas turmas e pretendem impactar mais cerca de 200 moradores do território no próximo ano.

“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a receber a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre IHS

A IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo em número de torres e é a maior multinacional independente de torres focada exclusivamente nos mercados emergentes. A Empresa possui quase 40.000 torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia. A IHS Brazil, subsidiária da IHS Towers, está posicionada no Brasil como fornecedora líder de infraestrutura com ativos de torre e fibra. Para obter mais informações, visite: www.ihstowers.com

Mais informações à Imprensa

TIM