/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Universitários apresentam startups a investidores-anjo em feira do Instituto TIM

Universitários apresentam startups a investidores-anjo em feira do Instituto TIM

Evento encerra a 7ª edição do Academic Working Capital, programa que apoia estudantes na transformação dos seus trabalhos de conclusão de curso em startups de base tecnológica

São Paulo, 08 de dezembro de 2022 - Uma película comestível ultrafina que aumenta o tempo de gôndola de alimentos nos supermercados. Um sistema inovador de monitoramento de desastres ambientais. Uma plataforma para portabilidade de consumo de energia elétrica livre para pequenos e médios consumidores. Esses são alguns dos projetos que participam da Feira de Investimentos do Academic Working Capital (AWC), programa do Instituto TIM que estimula o empreendedorismo nas universidades. O evento tem a parceria da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), por meio da FAAP Business Hub.


Ao longo dos últimos seis meses, a sétima edição do AWC ofereceu uma trilha de aprendizagem, por meio de mentorias com profissionais renomados das áreas de inovação e empreendedorismo, workshops e apoio financeiro. O objetivo era que os universitários selecionados pelo programa transformassem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em produtos ou serviços de base tecnológica, terminando a graduação já com a possibilidade de iniciar um negócio inovador. O resultado é apresentado em formato de "pitch" na Feira de Investimentos do AWC, onde potenciais investidores-anjo conhecem os projetos dos estudantes.


"O AWC vem, desde 2015, estimulando universitários a pensarem na tecnologia como habilitadora de mudanças importantes na sociedade e transformarem a sua inovação em uma oportunidade de carreira. As startups são parte importante do mundo de negócios no país e o empreendedorismo precisa ser estimulado nos ambientes escolares. Por isso, já apoiamos mais de 400 universitários de todo o país com esse programa, que permitiu a criação de 66 startups”, comenta Mario Girasole, presidente do Instituto TIM


Além de expor as startups criadas em 2022, a Feira terá uma programação voltada para o tema de empreendedorismo e inovação. Um dos destaques é a palestra dada pelo Alumni AWC, Guilherme Cordeiro Vogt, participante da edição de 2018 do programa. Ele e dois colegas do curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Paraná – Adriano Peniche dos Santos e Luis Guilherme Dias de Souza – criaram a NextCam, que tem como objetivo a redução de riscos de acidentes de trabalho através da visão computacional e da Inteligência Artificial. Em 2019, o projeto venceu o Prêmio ENGIE Brasil de Inovação e, em março de 2022, a startup fundiu-se com a Monuv, empresa de monitoramento em nuvem. De um negócio inicial com três pessoas, eles passaram a atuar em uma companhia com 55 funcionários e, além de acionistas, os três coordenam o setor de inteligência artificial.

Projetos participantes:

AMBALERT | Universidade Federal Fluminense: Dispositivo com sensores de umidade para monitoramento de deslizamentos no ambiente inserido.

 

ARUANA | Universidade do Estado do Pará: Papel ecológico e artesanal com sementes de flores ou especiarias.

 

BIOSOLUTIONS | Universidade Estadual de Maringá: Biomaximizador de carboidratos para silagem de plantas de milho.

 

COES | Universidade Federal de Ouro Preto: Aplicativo para sistemas Android e IOS de assistência e acompanhamento de desenvolvimento físico e emocional infantil.

 

CUBO |Universidade Federal de Ouro Preto: Sistema para cadeia de logística reversa de produtos eletrônicos.

 

HEALY | Universidade Federal do Ceará: Solução para análise de dados de eletromiografia (EMG) e pressão plantar para diagnóstico de tratamento de fisioterapia.

 

HHO SOLUÇÕES | Universidade Federal de Itajubá: Célula de hidrogênio para motores a diesel e gasolina.

 

INOVAPRAIA | Universidade de São Paulo: Guarda volumes inteligentes.

 

LEBRE | Universidade Federal de Ouro Preto: Sistema de integração de aplicativos de delivery para entregadores.

 

OPINE | Universidade Federal Fluminense: Aplicativo de capacitação operacional e financeira do ramo alimentício.

 

PETWALK | Universidade Federal do Ceará: Aplicativo para cuidadores e donos de cães.

 

QSL ENERGIA | Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Plataforma para portabilidade de consumo de energia elétrica livre para pequenos e médios consumidores.

 

RECYCLE | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: Rede social para fomentar cadeia de coleta seletiva, integrando recicladores, empresas de coleta e de reciclagem.

 

REVFOOD | Universidade Federal do Pará: Película comestível ultrafina feita de casca de frutas para proteger alimentos e aumentar o tempo de prateleira sem alto custo.

 

SEEMACHINE | Universidade Federal do Rio de Janeiro: Sensor de mancal magnético para detectar falhas e auxiliar na manutenção preditiva no desenvolvimento de infraestrutura.

 

SINVEST | Fatec Sebrae: Plataforma Business Intelligence para startups e investidores.

 

TECSAPLINGS | Universidade Estadual de Maringá: Bioestimulante para recuperação de pastagens e aumento da produção de silagem.

 

BILÍNGUA | Universidade Federal do Ceará: Aplicativo para ensino de Libras gamificado e com conteúdo interativo de gestão de tarefas e sinalário (dicionário de sinais).

 

ORGANA KYPSELI | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Pele criada em laboratório para substituir animais em testes de eficácia de dermocosméticos.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação). Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos. Para mais informações: institutotim.org.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?