/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM reforça luta das pessoas com deficiência

TIM reforça luta das pessoas com deficiência

Operadora celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com conscientização de colaboradores (as) e sociedade

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A TIM lança nesta terça-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a atualização do seu Teclado Consciente, aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias em seu dia a dia, explica a origem e sugere substituições. A empresa também disponibiliza para a toda a sociedade, por meio de suas redes sociais, o “Guia Deficiência sem Tabus” e conduz uma ampla campanha para combater o capacitismo – discriminação contra pessoas com deficiência – com a participação de nomes como a influenciadora digital Pequena Lo e o atleta Ícaro Miguel, um dos embaixadores da operadora no Time Brasil.

“Mais uma vez reforçamos os valores da TIM – respeito, coragem e liberdade – e a cultura inclusiva da companhia em ações focadas na luta contra o preconceito. Teremos, nos próximos dias, influenciadores(as) do nosso squad falando sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e sobre como tornar as redes sociais mais inclusivas, por exemplo, trazendo informações e conscientização sobre o tema. Atualizamos ainda o nosso Teclado Consciente, que usa o alcance dos smartphones e do nosso serviço para colaborar com a construção de uma sociedade com mais empatia”, explica Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

Lançado no ano passado, o Teclado Consciente TIM funciona como um corretor ortográfico social e já alertava os usuários sobre termos racistas e LGBTfóbicos. Na nova versão – disponível gratuitamente para clientes de qualquer operadora com smartphones iOS e Android – foram inseridas mais 180 palavras e frases capacitistas, como “mancada”, “retardado (a)”, “está surdo (a)?” e “joão sem braço”. A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca essas expressões inadequadas. Ao clicar em cima delas, o Teclado Consciente explica por que são consideradas preconceituosas e oferece opções para a sua substituição. O app foi criado para a TIM pela BETC HAVAS em parceria com a consultoria Vírgula. A atualização foi conduzida com o suporte da consultoria 6510.

Já a campanha conta com ações como uma live com Pequena Lo sobre inclusão no mercado de trabalho, a disponibilização de um guia de boas práticas para tornar os conteúdos das redes sociais mais inclusivos – legendar vídeos e stories e descrever fotos e gifs são algumas das dicas – e um takeover do Twitter da TIM pelo lutador de taekwondo Ícaro Miguel. Sem 90% da capacidade de visão no olho direito, o atleta do grupo de embaixadores da operadora no Time Brasil esteve nos jogos em Tóquio e tem títulos como o vice-campeonato mundial em 2019 e medalha de prata no Pan-Americano de Lima.

Compromisso com a empregabilidade de pessoas com deficiência

A TIM atua fortemente para promover uma cultura organizacional sempre mais inclusiva, com equidade de oportunidade a todas as pessoas. O tema de pessoas com deficiência faz parte do programa de diversidade da companhia, que valoriza os diferentes tipos de habilidade como alavanca para a inovação e a sustentabilidade do negócio. Por isso, a empresa acaba de aderir à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), grupo que reúne mais de cem empresas comprometidas com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além disso, a operadora lançou um programa interno em que colaboradores(as) podem indicar pessoas com deficiência para vagas na TIM. Outro destaque são os grupos de afinidade, que dialogam sobre o tema e elaboram propostas para ampliar a diversidade no ambiente corporativo. O grupo que trata sobre inclusão de pessoas com deficiência – chamado de “Somos+” – é composto por quase cem colaboradores(as) engajados(as) no tema e que sugerem e avaliam ações focadas em recrutamento e seleção, comunicação, educação e acessibilidade.

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis. A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito.

A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética". Para mais informações, acesse www.tim.com.br.