/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM firma compromisso com diversidade de gerações no mercado corporativo

TIM firma compromisso com diversidade de gerações no mercado corporativo

Operadora adere ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho

A TIM acaba de aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho

Atenta às transformações da sociedade e evoluindo o seu Programa de Diversidade e Inclusão, a TIM acaba de aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, iniciativa que reúne empresas comprometidas com a inclusão de profissionais de diferentes idades no mercado. Até o fim do mês, a operadora promove, ainda, uma ampla campanha nas redes sociais – com nomes como Ary Fontoura e Ana Apocalypse – para combater o etarismo, que é a discriminação com base na idade.

 

Fundado em 2020, o Fórum foi idealizado pela consultoria Mais Diversidade e conta com a participação de empresas como Itaú, Chubb, EDP, Grupo Boticário e PwC. O objetivo é estimular o diálogo e criar sinergias para que a diversidade geracional possa ser um diferencial competitivo para as corporações. A entrada da TIM no grupo acontece em um cenário que combina fatores como aumento da expectativa de vida no Brasil, envelhecimento da população ativa e o aumento da presença da Geração Z nas empresas (pessoas nascidas de 1995 a 2010). Para Giacomo Strazza, Diretor de Diversidade e Inclusão da operadora, as organizações devem apoiar a contratação de profissionais com mais de 50 anos e valorizar a diversidade geracional. "Em coerência com nossos compromissos ESG, estamos focados em promover um ambiente de trabalho que valoriza as diferentes habilidades e experiências das pessoas. Temos diferentes gerações convivendo aqui na TIM e potencializar as possibilidades e os aprendizados intergeracionais é uma alavanca para a inovação, para a sustentabilidade do negócio e para a contribuição social que queremos gerar", afirma o executivo.

 

Para isso, a companhia lançou mais uma etapa do seu programa de indicação interna: profissionais da própria TIM já podem indicar pessoas de 45 anos ou mais para vagas na empresa. A operadora mantém ainda o grupo de afinidade Gerações+, composto por quase cem colaboradores(as) que sugerem e avaliam ações focadas em recrutamento e seleção, comunicação e educação para inclusão das diferentes gerações, em especial de pessoas 45+. Atualmente, a TIM possui cerca de 16% de seu quadro próprio composto por pessoas desse perfil etário.

Campanha e Teclado Consciente

A TIM promove, até o final do mês, uma ampla campanha para combater o preconceito relacionado à idade e estimular a troca de experiências entre as diferentes gerações. Um dos destaques é a atualização do Teclado Consciente TIM, aplicativo que já alertava sobre o uso de expressões racistas, LGBTfóbicas e capacitistas e que – na nova versão – inclui também termos etaristas. São exemplos "maracujá de gaveta", "caduco", "ficar para titia", "meninada" e "não enxerga a idade que tem". Disponível gratuitamente para clientes de qualquer operadora com smartphones iOS e Android, a ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca as expressões inadequadas. Ao clicar em cima delas, explica por que são consideradas preconceituosas e oferece opções para substituição.

 

Nas mídias sociais, a operadora apostou em ações com nomes como a comunicadora, escritora e produtora de conteúdo digital Cris Guerra, a influenciadora Ana Apocalypse, que é uma mulher trans de 62 anos, e o ator Ary Fontoura, que se tornou um dos queridinhos das redes ao mostrar seu cotidiano durante pandemia. A parceria contou com um takeover no Instagram da TIM, onde responderam perguntas como "você não se acha velho demais para estar na internet?" e "já deixou de postar alguma coisa por conta da sua idade?".  

TIM Convida

A TIM promove nesta terça-feira, dia 19, mais uma edição do TIM Convida, dessa vez com um debate e reflexões sobre o futuro do trabalho, longevidade e a ressignificação da velhice. O evento é transmitido ao vivo no canal da operadora no YouTube (www.youtube.com/timbrasil), a partir das 16h30, e conta com a participação de Patricia de Sá, coordenadora Acadêmica da Trilha de Mercado da Longevidade da FGV; Mirian Goldenberg, professora universitária, antropóloga e pós-doutora em Envelhecimento e Felicidade; e mediação do jornalista Murilo Araújo, que atua como influenciador e criador de conteúdo.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis. A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito.

 

A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética". Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?