TIM e Mulheres Positivas lançam mentoria para acelerar carreira de mulheres no agronegócio
Iniciativa no modelo intercompany é desenvolvida em conjunto com BP Bioenergy, Jalles e CNHi Agrícola, importantes parceiros comerciais da operadora
Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2025 – A TIM segue comprometida com a equidade de gênero no mercado de trabalho e amplia sua influência no tema também no setor de agronegócio. A operadora, em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas e a consultoria CMI Business Transformation, lança um programa para acelerar a carreira de mulheres profissionais do setor – que responde por cerca de 25% do PIB brasileiro – e potencializar talentos. A iniciativa funciona por meio de mentoria intercompany, contando com líderes e colaboradoras da operadora e de três de seus principais parceiros comerciais no agro: bp bionergy, Jalles e CNH.
Essa é a sexta onda de mentoria para mulheres que a operadora promove – as iniciativas anteriores já impactaram mais de 550 mulheres de companhias de diferentes segmentos. O novo programa terá duração inicial de sete meses, com líderes experientes “mentorando” profissionais que atuam de três a seis anos nas empresas, sempre de forma cruzada entre as organizações envolvidas. A consultoria CMI terá a responsabilidade do processo de “matching” das duplas para garantir a conexão estratégica entre perfis complementares e promover o máximo aproveitamento da jornada. A ideia é ampliar perspectivas de carreira por meio de mentorias individuais, rodas de conversa e encontros coletivos.
“A TIM lidera a digitalização do agronegócio. Ao mesmo tempo, temos o compromisso de empoderar cada vez mais mulheres para que possam avançar em suas carreiras. Estamos juntando essas duas frentes em um novo programa de mentoria, focado em um setor que é responsável por 26% dos postos de emprego no Brasil e onde a equidade de gênero vem evoluindo. Hoje, as mulheres representam 38% da força de trabalho no agro e essa participação tende a aumentar ainda mais, principalmente com o avanço da tecnologia nas áreas rurais. Queremos estimular um agronegócio mais inovador, diverso e sustentável, onde cada mulher tem espaço para crescer e transformar o futuro”, explica Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
Parcerias que potencializam
O Programa de Mentoria para Mulheres do Agronegócio é realizado em conjunto com o Mulheres Positivas, ecossistema que a TIM apoia desde 2021 e que usa a tecnologia para desenvolver ações de empregabilidade e combate à violência contra a mulher. Para Fabi Saad, fundadora da iniciativa, o agronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil e as mulheres que atuam na área precisam ser valorizadas. Há dois anos, a empresária organiza o Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio, que fortalece e evidencia profissionais e líderes do setor: “é um mercado de mulheres que são protagonistas, que fazem a diferença, mas que são pouco reconhecidas. Temos um milhão de mulheres que são gestoras de empreendimentos agrícolas, 19% das propriedades rurais têm uma mulher à frente... Ou seja, elas desempenham um papel muito importante e podem se destacar ainda mais”.
Para compor o time de mentoras e mentoradas, a TIM buscou apoio dentre seus parceiros comerciais – para os quais provê conectividade em áreas agrícolas – e inicia a jornada com três empresas convidadas, que também possuem iniciativas para ampliar a participação das mulheres no mercado de trabalho. A operadora é, hoje, líder em cobertura 4G no campo, alcançando 23,5 milhões de hectares no Brasil. A meta é chegar a 26 milhões até o final de 2025.
A CNH – especializada em máquinas e soluções para agricultura – mantém com a TIM o projeto da Fazenda Conectada, no Mato Grosso (MT). A bp bioenergy, por sua vez, é cliente da operadora desde 2022 e conta com o maior projeto de cobertura rural da TIM, alcançando mais de 3 milhões de hectares. Já a Jalles, do setor sucroenergético, é cliente da operadora desde 2018, com conexão da propriedade em Goianésia (GO) que impulsiona a produção de açúcar e etanol.
Agenda de gênero
A TIM é reconhecida pela sua forte atuação no pilar de gênero, trabalhando em frentes de empregabilidade, desenvolvimento de carreira e combate à discriminação e violência contra a mulher. Em 2023, lançou seu Manifesto de Gênero, para dar visibilidade a este compromisso. Liderada pela cantora IZA, a comunicação reforçando o apoio da empresa à construção de uma sociedade mais justa, com oportunidades e respeito às mulheres.
Graças as suas ações concretas, a companhia é a única empresa brasileira e a única do setor de telecomunicações do mundo no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025. O índice é desenvolvido pelo London Stock Exchange Group (LSEG) e avalia o desempenho de mais de 15 mil companhias em práticas de diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e impacto social. Também a única operadora na carteira do IDIVERSA B3, voltado para diversidade de gênero e raça nas empresas.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, lidera a carteira atual do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é a primeira companhia de telecom do mundo no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Está presente ainda no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as organizações com as melhores práticas de sustentabilidade do planeta, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Sobre Mulheres Positivas
O Mulheres Positivas é uma plataforma que visa o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher por meio de produtos e serviços digitais. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente (App Store ou Google Play), também está disponível para usuários da Colômbia e do México (Mujeres Positivas por meio de TelCel, Claro Colômbia e AT&T), na Itália como Women Plus e em Dubai como Positive Women. Nos EUA, o projeto funciona por meio de um site que conecta mulheres e fomenta encontros de negócios. O app Mulheres Positivas no Brasil oferece conteúdos e cursos gratuitos, atendimento psicológico, clube de benefícios e mentoria para mulheres, além de funcionalidades que visam maior segurança, como WhatsApp gratuito para apoio à mulher e mapa colaborativo de segurança (Caminho Delas). No Brasil, o app conta com mais de 220 empresas parceiras, superando a marca de mais de 500 mil downloads, e é o aplicativo com o maior número de vagas afirmativas para mulheres da América Latina.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: