/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM é escolhida pela sigmais para lançamento de suas soluções de IOT baseadas em ESIM

Líder na cobertura 4G e com a maior rede de internet das coisas do País, operadora garante ampla e contínua cobertura para dispositivo de IoT

A TIM foi escolhida pela Sigmais

A TIM foi escolhida pela Sigmais – empresa brasileira focada em soluções internet das coisas – para conectar seus equipamentos por meio de chips virtuais compatíveis com NB-IoT 4G. A operadora foi a primeira a ativar a funcionalidade em sua rede no Brasil e hoje a tecnologia – que permite viabilizar a oferta de soluções de internet das coisas utilizando a frequência 700 MHz – já está presente em 3.656 municípios, a maior cobertura do mercado. A companhia é líder também na cobertura 4G, alcançando 4.277 cidades.

“A parceria com a Sigmais reforça a liderança da TIM na conectividade IoT, segmento em que investimos fortemente nos últimos anos, em linha com nossa busca por inovação constante. Já temos uma posição consolidada no agronegócio – conectando máquinas e pessoas e suportando a transformação digital do campo – e queremos ampliar nosso alcance em outros setores, o que será possível com acordos como esse e com iniciativas como o Marketplace IoT, que apresenta todas as possibilidades da nossa conexão”, comenta Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM.

A Sigmais oferece soluções de internet das coisas eficientes e acessíveis para segmentos diversos, de varejo e indústrias a saúde e cidades inteligentes. Os equipamentos podem ser utilizados para diversos fins, como aferir temperaturas de ambientes, ajudar a calcular a durabilidade de equipamentos, indicar existência de vagas de estacionamento, sinalizar necessidade de manutenção de máquinas, entre outros.

Um dos grandes diferenciais é que a adoção dessa tecnologia da Sigmais não necessita de nenhuma alteração e investimento em infraestrutura para sua implementação. Os aparelhos possuem baterias de longa duração e a conexão com internet é feita através dos sinais emitidos por antenas de rádio frequência. A parceria entre a TIM e a Sigmais amplia o alcance das soluções da empresa, que podem chegar a mais localidades em todo o país.

“Estamos muito entusiasmados com este trabalho em conjunto com a TIM, pois dessa forma a Sigmais levará a tecnologia IoT a localidades do país onde a solução ainda não tinha alcance. É muito mais do que uma simples parceria, trata-se de um marco importante para este mercado no Brasil”, aponta Guilherme Azevedo, CTO da Sigmais.

Outro ponto que aproxima as empresas é o fato de várias soluções da Sigmais auxiliarem negócios nos mais diversos setores da economia a reduzirem o consumo de energia, favorecerem a mobilidade urbana e reduzirem o desperdício de recursos. Estes são temas totalmente alinhados à agenda ESG (sigla em inglês para definir as melhores práticas ambientais, sociais e de governança) da TIM. São exemplos o monitoramento de temperatura com o Sigtemp em grandes ambientes como shoppings, aeroportos, entre outros, permitindo maior eficiência e considerável redução de consumo de energia no condicionamento de ar. Já com o Sigmeter, monitoramos a operação de condicionadores de medicamentos termolábeis, podemos reduzir a perda destes na ordem de 30%. O Sigsense, por sua vez, determinando momentos mais adequados de manutenção, aumenta a eficiência de equipamentos em até 12%, proporcionando redução de custos operacionais e de investimentos.

Sobre a Sigmais

Com atividades desde 2017 em Vitória (ES) e clientes no Brasil inteiro e alguns países das Américas, a Sigmais é uma empresa de tecnologia com foco no mercado de IoT que cria e desenvolve soluções inovadoras com a principal finalidade de facilitar o negócio das empresas e órgãos públicos, consequentemente facilitando o cotidiano das pessoas que usufruem dos benefícios que a Internet das Coisas oferece.

Os dados fornecidos pelos dispositivos criados e desenvolvidos pela Sigmais auxiliam no monitoramento de ativos essenciais para o funcionamento de organizações. Os setores que podem usar soluções com as facilidades da IoT são os mais variados como indústrias, empresas de saúde (hospitais, laboratórios, ambulatórios, farmácias), varejo, shoppings, cidades (as chamadas “smart cities”), entre outros. Mais informações em https://www.sigmais.io/.

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis. A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito.

A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética". Para mais informações, acesse www.tim.com.br.