/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM é a primeira operadora no Brasil a adotar protocolo de sincronia de alta precisão para seu serviço 5G

Parceria com a Microchip Technology e a Arsitec oferece a precisão necessária para arquiteturas de rede de alta performance, permitindo mais eficiência na transmissão de dados

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 - Depois de implementar cobertura 5G em todas as capitais do Brasil, a TIM inova na oferta do serviço e é a primeira operadora a habilitar protocolo PTP (Protocolo de Precisão de Tempo) em um serviço 5G comercial. Para isso, conta com a parceria da Microchip Technology e a Arsitec, fornecedora da tecnologia TimeProvider 4100, que permite total compatibilidade e atende aos mais rigorosos requisitos de sincronização dos padrões de redes móveis 5G. O PTP permite a sincronização precisa e em tempos que podem chegar a nanossegundos entre as estações radiobase de celular, com segurança dos dados trafegados, por criptografia.

A sincronização de sinal é essencial para que a experiência do consumidor com 5G seja bem-sucedida, garantindo melhor performance, inclusive em latência, mais precisão e melhor qualidade de transmissão. Para Marco Di Costanzo, Diretor de Redes da TIM Brasil, “a evolução da oferta 5G pela operadora não se dá somente na expansão da cobertura, e sim, na possibilidade de disponibilizar a evolução do serviço ao consumidor. Queremos que o cliente TIM possa usufruir das redes 5G com a melhor experiência possível”. E complementa: “ficamos satisfeitos com a facilidade de gerenciamento e robustez do novo TimeProvider 4100, percebidos durante os testes de campo, e estamos confiantes que esta é a combinação perfeita para atender aos requisitos exigentes em nossa implementação móvel. É uma plataforma de sincronização robusta, com alta escalabilidade, capacidade e flexibilidade para necessidades de crescimento futuro”.

Os testes da nova tecnologia foram realizados após a implementação das redes 5G nas primeiras capitais brasileiras, e comprovam a evolução do serviço já utilizado pela TIM em sua parceria com a Microchip pelos últimos 10 anos. A aplicação da tecnologia TimeProvider 4100 pode impactar positivamente na redução do tempo de latência e pode ser um diferencial para melhorar a distribuição de sinal em redes indoor, que hoje utilizam a tecnologia GPS.

"Nosso TimeProvider 4100 oferece uma solução robusta com flexibilidade para implantação em uma ampla variedade de ambientes que acomodam os padrões exigidos para implementações de 5G móvel devido à sua impressionante versatilidade", disse Randy Brudzinski, vice-presidente corporativo da Unidade de Negócios de Sistemas de Frequência e Tempo da Microchip. "O dispositivo fornece de forma exclusiva um grandmaster 1588 que suporta esses padrões com os requisitos de alta precisão, exatidão e confiabilidade necessários para as principais operadoras móveis como a TIM Brasil."

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.