/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Mês da consciência negra na TIM tem guia antirracista e batalha de poesias

Mês da consciência negra na TIM tem guia antirracista e batalha de poesias

Operadora ratifica sua participação na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero com ações em prol da inclusão de pessoas negras e combate ao racismo

A TIM quer amplificar a voz contra o racismo

Operadora ratifica sua participação na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero com ações em prol da inclusão de pessoas negras e combate ao racismo

 

Em pesquisa respondida por mais de 260 mil clientes da companhia, 45% afirmam já ter presenciado ou sofrido episódios de racismo no ambiente de trabalho

 

No mês da Consciência Negra, a TIM quer amplificar a voz contra o racismo, promover a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho e envolver toda asociedade em ações de conscientização e valorização da cultura negra. Por isso, até ofim denovembro, a operadora mantém uma ampla campanha em suas redessociais e realiza iniciativas voltadas para o público interno e externo, como o lançamento do GuiaAntirracista, o programa deindicação depessoas negras para vagas na empresa e um slam,como são conhecidas asbatalhas depoesias, apresentado pelo rapperXamã.

 

A TIM oficializa ainda sua entradana Coalizão Empresarial para Equida de Racial e de Gênero, que reúne cerca de 100 companhias brasileiras para troca de experiências e estimula políticas públicas epráticas corporativas em prol da inclusão e diversidade nas organizações. A operadora quer ter, no mínimo, 40% de pessoas negras em seu quadro profissional até 2023 e, paraisso, realiza ações como oatual programa queincentiva colaboradores(as) a indicar esse público paravagas na empresa. Outro destaque é o Programa de Estágio, que já está na segunda edição commetade das vagas destinadas auniversitários(as) negros(as). No ano passado, a TIM superou a metaestipulada: 64% dos(as) estudantes contratados(as) eram pessoas negras.

 

Ações como essas são essenciais em uma sociedade onde oracismo ainda é muito presente. Para contextualizar suas iniciativas, a TIM realizou uma pesquisa pormeio dasua plataforma TIM Ads, com aparticipação demais de 260 mil clientes. Os números comprovam queo caminho ainda é longo: 45% das pessoas queresponderam contam já terem sofrido ou presenciado um episódio deracismo no trabalho. Dentre as que se autodeclararam negras ou pardas, 55% relatam já terem perdido ou conhecido alguém queperdeu uma oportunidade de emprego porconta de sua raça. Apenas 24% do total derespondentes consideram oseu ambiente detrabalho inclusivo e 57% acreditam queo racismo está aumentando ou permanece igual no Brasil.

 

Confira outras ações da TIM no mês da Consciência Negra:

 

Batalha de poesias

 

A campanha da TIM nas redessociais terá como mote “imagine que é possível amplificar a voz contra oracismo” e usará o slam, que é a batalha depoesias, para reforçar o engajamento de toda a sociedade no combate ao racismo.

 

Funcionando como uma competição depoesia falada quetraz questões da atualidade para debate, o slamaposta noconteúdo ena performance dopoeta, que usa voz ecorpo, para emocionar eenvolver a audiência. Na versão promovida pela TIM, oanfitrião será o rapperXamã e apenas artistas negros participam. Estão confirmados Major RD, Carol Dall Farra, Afrodite, Cesar MC e Luz Ribeiro, queapresentarão, no Instagram e Facebook da operadora, poemas sobre arealidade negra nas periferias. Os influenciadores Spartakus e Gabriela Lorandivulgam aação em suas redes.

 

Guia Antirracista

 

A TIM lança esta semana, em suas redessociais, o Guia Antirracista. O documento gratuito elenca asprincipais questões enfrentadas pelapopulação negra nopaís, com orientações sobre racismo, representatividade, proporcionalidade eequidade. A ação deconscientização se somaao Teclado Consciente TIM, quecompleta seu primeiro ano commais 30 mil downloads. Oaplicativo, disponível gratuitamente paraclientes dequalquer operadora com smartphones iOS e Android,alerta sobre ouso deexpressões racistas, LGBTI+fóbicas, machistas, capacitistas eetaristas. A ferramenta fica visível somente quando ousuário digita seus textos em redessociais ou aplicativos decomunicação, por exemplo, e destaca asexpressões inadequadas. Ao clicar em cima delas,explica por quesão consideradas discriminatórias eoferece opções parasubstituição.

 

TIM Convida: Conversas Negras

 

Nesta quinta-feira (18),acontece mais uma edição do TIMConvida. A edição especial Conversas Negraspropõe umdiálogo sobre racismo estrutural, consciência negra eos impactos dapandemia parapessoas negras. Participam Tia Má,criadora deconteúdo, comunicadora epalestrante, e AD Junior, Head de Marketing na TraceBrasil, apresentador do Trace Trends noMultishow eGloboPlay e consultorem racismo estrutural. A transmissão será ao vivoàs 16h30, no canal da TIM no YouTube (youtube.com/timbrasil).

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis. A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito.

 

A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética". Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?