/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Lucro Anual Sobe 53% e Fluxo de Caixa cresce 51% em um dos melhores resultados trimestrais da Companhia

EBITDA* cresce 11,6% em relação ao 3T22, impulsionando fluxo de caixa em cerca de 51%; Receita líquida* tem alta de 7,9% na comparação com o 3T22; ARPU tem 21% de alta anual no 3T23

A TIM, operadora líder no 5G e com a maior rede móvel no Brasil, alcança um dos melhores resultados de desempenho operacional e financeiro dos últimos tempos, apontando para um crescimento do fluxo de caixa em torno de 51%. Nesse terceiro trimestre, a companhia alcançou um lucro líquido de R$ 724 milhões, representando um crescimento de 53% em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, o EBITDA atingiu a marca de R$ 3 bilhões, um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior. A margem EBITDA se sustenta em patamares elevados, chegando a 49,7%, a maior do mercado.
Esses ganhos são diretamente atribuídos ao aumento da receita líquida, elevada à marca de R$ 6 bilhões no terceiro trimestre, uma ampliação de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa registrou crescimento em todas as linhas de negócio, incluindo os segmentos pré e pós-pago e ultra banda larga fixa.
O avanço do ARPU destaca a eficácia da estratégia de negócios da TIM, que se concentra em rentabilizar a base por meio de ofertas inovadoras e parcerias exclusivas com grandes marcas. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a empresa registrou um salto de 21% na receita média por usuário neste terceiro trimestre.
“Tivemos um dos melhores trimestres da história da TIM no Brasil, marcando uma trajetória de evolução constante dos principais indicadores financeiros e operacionais. É um resultado fruto da nossa atitude protagonista.
Com a maior e melhor rede do país, apostamos em ofertas disruptivas e parcerias relevantes e agregamos inovação no atendimento, focados em fornecer experiências únicas e significativas para os clientes. Esse desempenho é corroborado por uma sólida agenda ESG, fundamental para a nossa sociedade.
Recentemente, por exemplo, reafirmamos nossa posição de líder em diversidade e inclusão no setor de telecomunicações global e alcançamos o 12º lugar entre as melhores empresas para trabalhar no país, marcos que nos orgulham muito e que motivam ainda mais o nosso time para seguir revolucionando o mercado.”, destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil

5G com destaque global

A TIM mantém sua posição de destaque como a maior protagonista em rede móvel do país, oferecendo cobertura em todos os 5.570 municípios. A operadora é líder tanto no 4G quanto no 5G, detendo quase metade das antenas da tecnologia de quinta geração licenciadas no Brasil, alcançando um total de 180 cidades e 52% da população urbana. No trimestre, Fortaleza se juntou ao Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife e Salvador no grupo de capitais que possuem rede 5G da TIM em todos os bairros.
Esse desempenho acaba de ser reconhecido em mais uma avaliação da Opensignal, principal empresa de análise de serviços móveis do mundo: o 5G da TIM está entre as primeiras posições de um dos rankings mundiais. A companhia é destaque na categoria que engloba operadoras atuantes em mercados cujo tamanho geográfico é superior a 200 mil Km², sendo líder em ”evolução da disponibilidade do 5G”, com um aumento expressivo de 559,8%.
Isso significa que a TIM foi a operadora que mais expandiu o serviço e garantiu a acessibilidade e a presença da rede 5G para seus clientes. O ranking mundial reflete o resultado já apontado no relatório nacional da Opensignal em julho deste ano, no qual a TIM recebeu a primeira posição no mercado brasileiro em “Alcance 5G” e “Disponibilidade 5G”.

A maior e melhor rede móvel à prova

A evolução e os diversos reconhecimentos em qualidade de rede permitiram que a TIM lançasse uma iniciativa inédita na América Latina: o Test Drive TIM, para que consumidores de todo o Brasil experimente seus serviços de forma gratuita. Em uma jornada 100% digital, quem tem smartphones com eSIM consegue ativar um pacote de 30GB de internet e outros benefícios por um período de 30 dias. Para participar, é preciso não ser cliente TIM nos últimos seis meses.

Inovação com a Apple

Em julho, a TIM se tornou a primeira operadora na América Latina a oferecer planos com a assinatura Apple One inclusa. A parceria entrega vantagens que só duas gigantes de tecnologia juntas poderiam desenvolver, em planos com 50GB ou 100GB de internet. Os clientes podem aproveitar os serviços Apple TV+, Apple Music, Apple Arcade e iCloud+ em seus dispositivos favoritos e têm ainda WhatsApp, redes sociais e roaming internacional.

Serviços e conteúdos digitais

A receita da plataforma de clientes totalizou R$ 54 milhões no terceiro trimestre de 2023, um incremento de 9,3% ano a ano. Foram destaques a marca de um milhão de clientes no app de recompensas TIM Fun e o desempenho das iniciativas de mobile advertising.
No período, a operadora lançou – com a EXA – a plataforma de reforço escolar Ensinah, que ultrapassou a marca de 300 mil clientes inscritos no Descomplica e iniciou a operação piloto da parceria com o Cartão DE TODOS nos estados do Rio de Janeiro e Bahia. A oferta entrega uma consulta de telemedicina por mês para clientes do pré-pago, além de até 80% de desconto em medicamentos e assinaturas pagas com mensalidades a partir de R$ 9,99.

Rodovias conectadas garantem mais segurança

Conectar estradas é prioridade para a TIM, que está presente em projetos com concessionárias em mais de 3 mil quilômetros de rodovias no país. No trimestre, a operadora anunciou parceria com o Grupo CCR - maior empresa da América Latina de operação de infraestrutura de mobilidade - para conectar com 4G a Via Dutra (BR-116), entre São Paulo e Seropédica, e a Rio- Santos (BR-101), no trecho entre a cidade de Ubatuba (SP) e a capital fluminense, pelas quais são realizadas mais de 700 mil viagens diárias.
A TIM também é parceira da EcoRodovias, com a maior extensão de rodovia do país, ligando Tocantins e Goiás; do Grupo Way Brasil, no Mato Grosso do Sul, e da EPR, para cobertura de 1.100 quilômetros de rodovias sob a administração da EPR Triângulo e EPR Sul de Minas.

UltraFibra em constante evolução

A base de clientes da TIM UltraFibra atingiu 791 mil conexões no terceiro trimestre, com crescimento de 11,6% ano a ano e três vezes mais adições líquidas do que o registrado no mesmo período de 2022. O número de usuários no serviço FTTH cresceu em 34,6% a/a no 3T23, mantendo a evolução da transição tecnológica. Dentre os destaques do período, está a associação da marca à LOUD, maior organização de eSports e conteúdo do país.
As parcerias com as empresas de redes neutras apoiaram a estratégia da operadora na expansão do serviço, ampliando seu alcance em São Paulo, Brasília, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, lançando o plano com 2GB de velocidade de download e 1GB de upload, a melhor taxa do mercado. Atualmente, a TIM Ultrafibra está presente em 82 cidades brasileiras.