Conheça os acessórios inteligentes para a sua casa conectada

Já imaginou chegar em casa e as luzes já estarem acesas, o ar-condicionado na temperatura perfeita e sua música favorita tocando? Com os acessórios inteligentes do serviço TIM Casa Conectada, você gerencia tudo pelo smartphone, onde quer que esteja. É só conectar seus dispositivos ao Wi-Fi da casa e pronto!
Ficou curioso(a) em como essa tecnologia funciona? Continue a leitura deste artigo e aprenda a como montar a sua casa conectada, a diferença dela para uma casa inteligente, como funciona a conexão dos acessórios via internet e muito mais!
Como funciona uma casa conectada?
Ter uma casa conectada significa controlar equipamentos domésticos à distância. Você usa a internet para controlar vários aparelhos, como ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa no verão, acender as luzes de longe antes de entrar em um cômodo, e até ver quem está na porta pela câmera de segurança.
Sabe como funciona? Os aparelhos inteligentes, que são feitos especialmente para esse tipo de conexão, se conectam na internet residencial e você controla tudo pelo celular ou outro aparelho móvel conectado à internet móvel.
Com a casa conectada, você tem mais praticidade, comodidade, economia de energia e ainda fica de olho na segurança da sua casa de qualquer lugar. Demais, né?
Vantagens de ter uma casa conectada
Se você ainda não está convencido(a) de que ter uma casa conectada traz diversos benefícios, separamos as principais vantagens de ter esse sistema em seu lar para você conferir:
1. Conforto e conveniência
Uma casa conectada permite o controle remoto de diversos dispositivos, como iluminação, climatização, eletrodomésticos e sistemas de segurança, por meio de um aplicativo. Isso proporciona mais praticidade ao dia a dia, permitindo realizar tarefas, como ajustar a temperatura do ar-condicionado ou acender as luzes, com um simples comando de voz ou toque no celular.
2. Economia de energia
Sistemas automatizados ajudam a reduzir o consumo de energia, desligando dispositivos que não estão em uso ou otimizando o funcionamento de equipamentos como aquecedores e ar-condicionados. Sensores de presença, por exemplo, garantem que as luzes sejam apagadas automaticamente em ambientes vazios, diminuindo o desperdício.
3. Maior segurança
Casas conectadas são equipadas com câmeras, sensores de movimento, fechaduras inteligentes e alarmes que podem ser monitorados em tempo real de qualquer lugar. Além disso, notificações no celular alertam sobre atividades suspeitas, como uma porta sendo aberta fora do horário usual, aumentando a tranquilidade das pessoas moradoras.
4. Personalização
A automação permite personalizar cenários para diferentes momentos do dia. É possível criar um "modo relaxar" com luzes suaves e música ambiente ou um "modo festa" que ajusta som, iluminação e até mesmo cortinas automaticamente.
5. Acessibilidade
Você sabia que a casa conectada facilita a vida de pessoas com necessidades especiais? Com apenas alguns cliques, é possível controlar diferentes aparelhos pelo celular, proporcionando mais independência e autonomia.
Leia também: Quais os tipos de internet para casa e como escolher?
Diferença da casa conectada e a casa inteligente
Apesar de parecerem a mesma coisa, existe uma diferença importante entre casa inteligente e casa conectada. Pense assim: toda casa inteligente é conectada, mas nem toda casa conectada é inteligente. Entenda mais sobre cada termo abaixo.
O que é casa conectada?
- • Se refere a dispositivos que podem ser controlados remotamente via internet.
- • Exemplos: ligar/desligar as luzes pelo celular, usar um aplicativo para ver imagens de câmeras de segurança, controlar a TV a distância.
- • Precisa da sua interação, ou seja, você precisa dar os comandos para que as ações aconteçam.
- • Possui um ótimo custo-benefício.
O que é casa inteligente?
- • Vai além do controle remoto e usa a automação para facilitar sua vida.
- • Os dispositivos "conversam" entre si e aprendem com seus hábitos.
- • Exemplos: a luz da varanda acende automaticamente ao anoitecer, o ar-condicionado se ajusta à temperatura ideal antes de você chegar em casa, sem você programar.
- • Possui custo mais elevado para montagem, já que precisa de diferentes acessórios inteligentes.
Leia também: O que é repetidor de Wi-Fi e como ele funciona?
Como montar uma casa conectada?
Montar uma casa conectada pode parecer complicado, mas com um bom planejamento e os acessórios certos, você pode transformar seu ambiente. A seguir, confira um guia do que você vai precisar:
1. Defina suas necessidades e objetivos
Antes de sair comprando acessórios inteligentes, é importante definir o que você realmente quer que sua casa faça. Para te ajudar, separamos algumas perguntas-chave:
- • O que você quer automatizar? Iluminação, temperatura ou segurança?
- • Quais cômodos você quer incluir na automação?
- • Seu foco é segurança, comodidade ou ambos?
2. Escolha um ecossistema
Existem diferentes serviços de casa conectada no mercado, como o TIM Casa Conectada. É importante escolher um único sistema para adquirir os aparelhos e montar a sua casa conectada. Isso porque, ao comprar itens de diferentes marcas, eles não vão se conectar e você perderá dinheiro.
3. Adquira aparelhos inteligentes
Com o serviço TIM Casa Conectada, você pode escolher os principais aparelhos inteligentes para a sua casa, como:
- • Câmera inteligente Full HD Wi-Fi: acompanhe em tempo real a segurança da sua casa e conte com uma câmera com visão noturna e monitoramento 24h via smartphone.
- • Smart Controle Universal: controle diversos aparelhos em um mesmo ambiente com o controle de voz, como TV, home theater, ar-condicionado e ventilador.
- • Smart Lâmpada Wi-Fi: programe a cor, a intensidade e a duração das luzes criando ambientes personalizados para cada ocasião.
- • Smart Central de alarme: tenha sensor de movimento, câmeras de segurança e tudo que você precisa para poder aumentar a proteção do seu lar, mesmo você não estando em casa.
Para facilitar a compra dos aparelhos inteligentes do TIM Casa Conectada, você pode adquiri-los separadamente ou em 3 diferentes kits:
- • Kit Casa Segura: Smart Central de alarme, controle remoto, sensor de movimento e 2 sensores de abertura.
- • Kit Casa Conectada: Smart lâmpada Wi-Fi, Smart plug Wi-Fi e smart controle universal.
- • Kit Casa Eficiente: 2 Smart lâmpadas Wi-Fi e 2 Smart plugs Wi-Fi.
5. Internet
Para que o ecossistema TIM Casa Conectada funcione em todos os cômodos do seu lar, uma conexão de internet rápida em seu smartphone e um Wi-Fi com ampla cobertura são essenciais para que tudo funcione com estabilidade, mesmo à distância.
TIM Ultrafibra (internet residencial)
Garanta muita internet para a sua casa, com ótimo custo-benefício e sem a necessidade de cabeamento com a TIM Ultrafibra. Além disso, você tem diversas opções de pacotes que possuem muitas vantagens, como assinatura grátis de um streaming para curtir filmes e séries com a família. Incrível, né?
TIM Black (internet móvel)
Se você não quer se preocupar com a quantidade de dados móveis gastos e ter sempre internet para conectar com a sua casa, mesmo não estando nela, o plano TIM Black é ideal para você.
Com diferentes pacotes disponíveis com muitos GBs de internet, você também pode garantir bônus para redes sociais, WhatsApp ilimitado, roaming internacional e diferentes assinaturas de streaming para você escolher.
Agora que você já sabe tudo o que precisa fazer para ter uma casa conectada, está esperando o que para ter o controle da sua casa na sua mão?
Confira no site onde está a TIM Casa Conectada mais próxima de você e tenha tudo que você precisa para deixar seu lar mais seguro, moderno e eficiente com a TIM!
Leia também: Wi-Fi 6: a nova geração de internet sem fio para sua casa