O que é a tecnologia Gorilla Glass?

Deixar o celular cair no chão e, em seguida, ter uma tela trincada era uma realidade frequente para muitas pessoas — quem nunca, não é mesmo? No entanto, o cenário atual é bem mais positivo: com a evolução da tecnologia e o surgimento do chamado Gorilla Glass, a resistência das telas em muitos dispositivos aumentou bastante, ajudando a evitar quebras por quedas e outros danos comuns no uso diário.
Para entender melhor o que é o Gorilla Glass, quais são seus principais diferenciais, como funciona na prática e por que ele faz tanta diferença na durabilidade do seu celular, é só continuar a leitura!
Gorilla Glass: o que é?
O Gorilla Glass, desenvolvido e fabricado pela empresa Corning, é uma tecnologia de vidro de alta performance desenvolvida para aumentar significativamente a resistência e a durabilidade dos celulares, já que, com ele, é possível ter telas mais finas e leves sem abrir mão da estrutura.
Feita com camadas especiais de proteção, a tela Gorilla Glass reduz os riscos de arranhões e quebras — problemas comuns enfrentados no uso diário de um celular, por exemplo. O resultado? Aparelhos que duram mais, além de gerar uma experiência mais agradável para quem usa, já que sua imagem é mais nítida e seu touch screen mais responsivo.
Como funciona o Gorilla Glass?
O vidro Gorilla Glass é produzido por meio de um processo químico conhecido como troca iônica. Nele, o material é mergulhado em um banho de sal fundido, onde os íons de sódio são substituídos por íons de potássio, que são maiores e mais densos. Essa troca, então, cria uma camada de compressão na superfície do vidro, tornando-o muito mais resistente a riscos e impactos.
É essa tecnologia que garante o alto desempenho do Gorilla Glass: a tensão na camada externa age como um escudo invisível contra danos. Assim, quando comparado com outros tipos de vidros, ele se destaca por unir durabilidade e transparência, sendo uma das escolhas preferidas para a fabricação de dispositivos eletrônicos modernos. Demais, né?
Para que serve o Gorilla Glass?
Atualmente, vários modelos de smartphones, tablets, smartwatches e notebooks já vêm equipados com telas Gorilla Glass, graças às vantagens que essa tecnologia oferece. A seguir, listamos seus principais recursos:
- • Melhora a resistência a arranhões: ele oferece proteção superior contra arranhões causados por objetos do dia a dia, como chaves e moedas.
- • Absorve possíveis impactos: sua composição química ajuda a absorver impactos, reduzindo danos em quedas e batidas comuns.
- • Aprimora a sensibilidade ao toque: garante resposta rápida ao toque, melhorando a experiência de quem o usa com imagens nítidas e comandos ágeis.
- • Contribui para a estética: permite manter dispositivos finos e leves, sem adicionar volume ou peso extra.
Leia também: Qual tipo de tela de celular é melhor? Saiba mais!
Gorilla Glass vs. vidro comum: quais as principais diferenças?
Quando o assunto é a qualidade da tela de um aparelho eletrônico, seu material faz toda a diferença. Por isso, a seguir, vamos entender as principais características dos vidros comuns e o Gorilla Glass.
Vidro convencional
O vidro comum é bastante sensível a riscos de objetos do dia a dia, como chaves, moedas ou até mesmo grãos de areia, que podem facilmente deixar marcas na sua superfície.
Além disso, sua baixa resistência a impactos o torna propenso a quebras, por isso, ao sofrer uma pancada, ele tende a se estilhaçar em pedaços afiados e perigosos. Toda essa fragilidade tem um motivo: o vidro comum é mais rígido, o que significa que não aguenta a pressão de quedas e acaba rachando mais facilmente.
Gorilla Glass
Já o Gorilla Glass é projetado para aguentar quebras: ele é mais resistente a impactos, menos propeno a rachar e, embora ainda seja um vidro, ainda consegue flexionar um pouco sem quebrar por conta da sua estrutura química.
Além disso, sua estrutura reforçada pelo processo de troca iônica garante uma absorção de impacto bem mais eficiente — o que reduz (e muito) as chances de quebra. E mesmo quando isso acontece, as rachaduras costumam ser menores e com menos estilhaços de vidro.
Leia também: O que é eSim e como usar o chip virtual?
Principais versões do Gorilla Glass
Desde que surgiu, o Gorilla Glass vem evoluindo para acompanhar as demandas de um mercado, as expectativas das pessoas consumidoras e proporcionar mais resistência e eficiência nos dispositivos. Por este motivo, essa tecnologia tem várias versões, que vamos explicar em ordem cronológica a seguir.
- 1. Gorilla Glass 1 (2007): primeira versão, trouxe resistência superior e camada para reduzir marcas de dedo.
- 2. Gorilla Glass 2 (2012): mesma proteção, só que 20% mais fino, permitindo a criação de aparelhos mais leves.
- 3. Gorilla Glass 3 (2013): mais resistente a arranhões, com tecnologia que reduz marcas visíveis.
- 4. Gorilla Glass 4 (2014): focado em resistir melhor a quedas do dia a dia, especialmente em superfícies ásperas.
- 5. Gorilla Glass 5 (2016): melhorou ainda mais a proteção contra quedas de até 1,2 metro em superfícies duras e ásperas.
- 6. Gorilla Glass SR+ (2016): versão para wearables, como smartwatches, com alta clareza e sensibilidade ao toque.
- 7. Gorilla Glass 6 (2018): suporta várias quedas, até 15 vezes de 1 metro.
- 8. Gorilla Glass DX e DX+ (2018): voltada para wearables e lentes de smartphones, com antirreflexo e alta resistência a riscos.
- 9. Gorilla Glass Victus (2020): dobrou a resistência a quedas (até 2 metros) e riscos.
- 10. Gorilla Glass Victus 2 (2022): melhor desempenho em quedas difíceis, como em concreto.
- 11. Gorilla Glass Armor (2024): reduz reflexos em até 75%, além de aumentar resistência e durabilidade.
- 12. Gorilla Glass 7i (2024): versão para smartphones intermediários, equilibrando resistência e custo.
Tire suas dúvidas sobre o Gorilla Glass
Esperamos que, até aqui, você já tenha entendido o que é o Gorilla Glass e por que ele se tornou tão popular para a proteção de dispositivos. Mas é normal que ainda fiquem algumas dúvidas no ar — afinal, tecnologia também gera curiosidade, certo?
Pensando nisso, reunimos as perguntas mais comuns sobre o Gorilla Glass, com respostas simples e diretas para te ajudar a entender. Confira abaixo.
1. O uso de protetores de tela ainda é necessário com o Gorilla Glass?
Depende. Mesmo com o Gorilla Glass, a película pode ser útil, mas tudo depende do seu cuidado, do ambiente em que usa o celular e da sua tolerância a riscos. Se quer máxima proteção, vale a pena usar. Se for uma pessoa mais cuidadosa, talvez não seja necessário.
2. Quais modelos de celular possuem o Gorilla Glass?
Entre os principais modelos de celulares que contam com Gorilla Glass na proteção da tela (ou da estrutura), estão as linhas:
- • Galaxy S (S24, S23, etc.).
- • Galaxy Z (Fold e Flip).
- • Moto G (Moto G60, Moto G100, etc.).
- • Moto Edge (Moto Edge 30, Moto Edge 20 Pro, etc.).
Leia também: Celular Flip: a tendência que voltou para ficar
3. Vale a pena escolher um aparelho só porque tem Gorilla Glass?
Não. Embora seja um diferencial importante, ele é só um dos vários pontos que influenciam na experiência com o aparelho.
O que realmente importa é considerar o que você espera do celular, como desempenho, memória, câmera e bateria, para fazer a escolha que melhor atende às suas necessidades.
Leia também: Memória RAM do celular: o que é, para que serve e como funciona?
Após ler este artigo, esperamos que você tenha percebido como o Gorilla Glass é um grande aliado da durabilidade dos aparelhos atuais. Mas, como já mencionamos, essa é uma das principais características que você deve observar em um aparelho antes de comprá-lo.
Além da qualidade do vidro, armazenamento, bateria, entre outras funções operacionais que você sempre deve conferir, outro ponto importante é a conectividade. Afinal, para ter um bom desempenho, mais do que a estrutura, você precisa de uma boa conexão com a internet, não é mesmo?
Por isso, aparelhos celulares que possuem conexão 5G podem ser sua melhor opção. Com o 5G da TIM, por exemplo, você garante:
- • Mais velocidade: para navegar, baixar e assistir filmes e séries sem travamentos.
- • Mais estabilidade: conexão consistente para trabalhar e fazer chamadas sem interrupções.
- • Menor latência: resposta super rápida ao toque, perfeita para jogos online.
Quer aproveitar tudo isso? Se o seu aparelho possui essa conectividade, conheça os planos da TIM com 5G e faça o Test Drive com a rede líder em 5G com 30 GB por até 30 dias. Conheça e se surpreenda!
Leia também: O que é 5G? Entenda mais sobre essa tecnologia