Perguntas Frequentes
Recarga
Como fazer recarga pelo Meu TIM?
Para recarregar pelo Meu TIM, siga os passos abaixo:
1. Acesse o App Meu TIM para Android ou iOS;
2. Faça login com seu número TIM (com DDD) e senha;
3. Na tela inicial, clique em “Fazer Recarga”;
4. Indique o método de pagamento de sua preferência;
5. Selecione um valor da recarga;
6. Escolha a forma de pagamento. Pode ser Pix, cartão de crédito ou débito;
7. Insira os dados solicitados e finalize sua recarga.
Em seguida, vamos enviar um SMS com a confirmação e o número de protocolo do processo. A recarga ficará disponível em até 24 horas.
Vale ressaltar alguns pontos da recarga pelo aplicativo:
• O limite mensal de recarga via app é de R$ 100;
• Se você não tiver um cartão cadastrado, é necessário adicionar os dados para a primeira recarga. Mas não se preocupe: seus dados estarão seguros.
Se eu perder meu celular TIM, outra pessoa pode colocar créditos com meu celular pelo Meu TIM?
Durante a compra de recarga, vamos pedir informações pessoais e de segurança que só o titular tem acesso.
Dessa forma, não se preocupe: outra pessoa não vai conseguir fazer a recarga sem essas informações.
Como fazer recarga pelo site da TIM?
Para fazer sua recarga via site da TIM, siga o passo a passo:
1. Acesse o site TIM;
2. Digite o número do celular TIM (com DDD) que você deseja recarregar;
3. Confirme o código enviado por SMS;
4. Escolha fazer uma recarga nova ou repetir uma anterior;
5. Para nova recarga, escolha o valor e o método de pagamento, que pode ser via Pix, cartão de crédito ou débito.
Caso você opte por repetir uma recarga anterior, o método de pagamento também vai ser o mesmo escolhido anteriormente;
6. Insira os dados solicitados e finalize sua recarga.
Em seguida, vamos enviar um SMS com a confirmação e o número de protocolo do processo. A recarga ficará disponível em até 24 horas.
Vale ressaltar alguns pontos da recarga pelo aplicativo:
• O limite mensal de recarga via site é de R$ 100;
• Para a primeira recarga, você vai precisar fazer um cadastro. Nas próximas vezes, basta acessar o site, inserir o número TIM (com DDD) ;e sua senha.
Como fazer uma recarga via WhatsApp?
Para fazer uma recarga da TIM via WhatsApp, siga o passo a passo:
1. Abra o WhatsApp da TIM (+55 41 4141-4141);
2. Envie a mensagem "Quero recarregar" ou "Recarga";
3. Escolha como você quer recarregar. Digite a opção correspondente a recarga via: Pix, cartão de crédito ou débito.
Caso escolha recarregar via Pix, digite a opção correspondente ao valor da recarga. Em seguida, aguarde o código PIX e siga as orientações para a realizar pagamento no app do seu banco.
Se preferir pagar via cartão de crédito ou débito, confira o tutorial:
1. Clique no link disponibilizado;
2. Informe o número do TIM (com DDD) que deseja recarregar;
3. Confirme com o código enviado por SMS;
4. Você pode fazer uma nova recarga ou repetir uma recarga feita anteriormente;
5. Para nova “Recarga” insira os dados solicitados e finalize.
Em seguida, vamos enviar um SMS com a confirmação e o número de protocolo do processo. A recarga ficará disponível em até 24 horas.
Como recarregar usando o *244?
Para fazer uma recarga da TIM via *122, siga o passo a passo:
1. Disque *244;
2. Siga as instruções no atendimento para seu cadastro inicial;
3. Tenha em mãos os dados do seu cartão de crédito para apoiar o seu atendimento eletrônico;
4. Após o cadastro, já poderá realizar a recarga do seu TIM.
Em seguida, vamos enviar um SMS com a confirmação e o número de protocolo do processo. A recarga ficará disponível em até 24 horas.
Se eu perder meu celular TIM, outra pessoa pode colocar créditos com meu celular pelo *244?
Durante a compra de recarga, vamos pedir informações pessoais e de segurança que só o titular tem acesso.
Dessa forma, não se preocupe: outra pessoa não vai conseguir fazer a recarga sem essas informações.
Posso fazer uma recarga pelo *244 sem um cartão de crédito cadastro?
Não. Durante a primeira ligação para o *244, você vai precisar cadastrar seu cartão de crédito, que ficará vinculado ao número do telefone usado na ligação.
Não se preocupe: o cadastro é gratuito e necessário apenas na primeira recarga.
Posso alterar ou cancelar o cadastro do cartão de crédito?
Sim, para alteração ou cancelamento do cadastro do cartão de crédito, basta entrar em contato com o *244 e seguir as orientações durante o atendimento.
Como recarregar meu TIM Pré pelo banco?
Para recarregar o seu celular pelo app ou site do banco, basta seguir o passo a passo:
1. Abra o app ou site do seu banco;
2. Encontre a área "Recarga”;
3. Digite o número do TIM (com DDD) que você quer fazer a recarga. Depois, selecione a TIM como sua operadora;
4. Escolha o valor da recarga. Pronto!
Seu banco pode disponibilizar outras formas para recarregar, como atendimento via WhatsApp ou caixa eletrônico com leitura de QR Code.
Para confirmar a recarga, vamos enviar um SMS e o número de protocolo do processo. Ela ficará disponível em até 24 horas.
Vale ressaltar que a recarga pelo banco é feita com pagamento no débito. Confira todos os bancos que são nossos parceiros.
Preciso ter conta no banco que quero fazer a recarga?
Sim, você precisa ser correntista de um banco para colocar créditos através dele.
O que é a recarga via pontos de venda?
A recarga via pontos de venda (ou estabelecimentos comerciais) é feita em lotéricas, supermercados, bancas de jornal, etc.
Como é feita a recarga nos pontos de venda?
A recarga nos pontos de venda é feita de forma online e automática. Basta informar o número da linha que você quer recarregar.
Qual a forma de pagamento da recarga nos pontos de venda?
O tipo de forma de pagamento varia de acordo com o estabelecimento.
O que é o Crédito Especial?
O Crédito Especial é um serviço de adiantamento de crédito para recarga com validade de 7 dias e funciona com uma “recarga emprestada” da TIM.
Ao contratar o Crédito Especial, os clientes Pré-pago e Controle elegíveis continuam usando o plano com ligações e internet mesmo quando os créditos já tiverem acabado.
Confira mais detalhes na página do serviço crédito especial.
Como contratar o Crédito Especial?
Existem várias formas de pedir o adiantamento de recarga, como pelo App Meu TIM.
Basta acessar o aplicativo e seguir até a opção "Crédito Especial" para contratar.
Se preferir, descubra outras opções de contratação do serviço Crédito Especial.
O serviço Crédito Especial é pago?
Sim. Além do valor contratado, será cobrado uma taxa de uso do serviço de 40%. O total é descontado da sua próxima recarga.
Por exemplo: você contrata R$10 de Crédito Especial. Com a taxa de 40% (ou seja, R$4), o preço final do serviço fica R$14.
Caso ponha R$20 em recarga, o Crédito Especial é diminuído do valor desses créditos. Isso significa dizer que, ao final, você fica com R$6 em créditos (R$20-R$14 = R$6).
Por que a opção de contratar o serviço Crédito Especial não aparece?
Isso pode significar que você não é elegível ao serviço. Para conseguir contratar, é preciso:
• Ser cliente TIM Pré-pago e Controle;
• Ter uma frequência de recarga;
• Estar com todos os créditos especiais (caso contratados anteriormente) quitados, sem pendência de pagamento.
Quantas vezes eu posso contratar o Crédito Especial?
Você pode contratar quantas vezes quiser.
A única regra é que, caso você já tenha contratado o Crédito Especial, o valor anterior precisa estar quitado.
Isso significa dizer que é preciso fazer uma recarga antes de contratar o serviço novamente.
Qual o valor do crédito especial da TIM?
Isso varia, já que os valores disponíveis são apresentados durante a contratação.
Quando posso recontratar um Crédito Especial?
Você pode contratar de novo após quitar a contratação anterior.
Não quitei a contratação do Crédito Especial. E agora?
Se você não quitar totalmente o seu Crédito Especial, não vai conseguir contratar de novo.
O que é recarga programada ou automática?
A recarga programada (ou automática) é um serviço que permite que você programe recargas para o seu número TIM de forma prática e segura.
Basta escolher o valor da recarga, a frequência que deseja receber e o cartão de crédito que você deseja usar para nunca ficar sem créditos no celular!
Como me cadastrar para fazer a recarga programada ou automática?
Confira o passo a passo para fazer o cadastro de recarga programada na TIM:
1. Acesse o App Meu TIM no seu celular;
2. Faça login com seu número TIM (com DDD) e senha;
3. Na tela inicial, toque em “Fazer Recarga”;
4. Escolha “Usar cartões de crédito ou débito”;
5. Selecione o valor da recarga;
6. Escolha a forma a de pagamento de cartão de crédito;
7. Ative a opção “Agendar próximas recargas”
8. Defina como deseja programar suas recargas (elas podem ser mensais, semanais ou em um dia específico do mês);
9. Depois, é só inserir o código de segurança localizado no verso do seu cartão para confirmar.
Pronto! Agora é só esperar que, em até 24h, vamos enviar um SMS de confirmação para você.
Quando recebo a minha primeira recarga programada depois da contratação?
Você recebe sua primeira recarga programada no mês ou semana seguinte em que você fizer a contratação.
Ou seja, não é possível contratar a recarga automática para que ela funcione no mesmo dia.
Posso contratar a recarga programada para outras pessoas?
Não, você pode contratar a recarga programada somente para o número de telefone cadastrado.
Recebo algum aviso quando a minha recarga programada é feita?
Sim, você recebe um SMS da TIM sempre que sua recarga é feita.
Caso a gente não consiga colocar os créditos por algum motivo, também vamos enviar um SMS.
Se não for possível fazer minha recarga programada, a TIM vai tentar de novo?
Não. A gente faz uma única tentativa de recarga e cobrança no cartão de crédito.
Caso não seja possível recarregar, a cobrança não é efetuada.
Mas não se preocupe: a gente oferece outras formas de recarga pelo App Meu TIM (como Pix e cartão de débito). Se preferir, você também pode recarregar em pontos de venda.
Onde eu encontro o histórico de recargas programadas feitas?
Basta acessar o App Meu TIM para ver as últimas recargas programadas feitas.
Quando e como posso cancelar a recarga programada da TIM após cadastro?
Você pode cancelar a recarga programada a qualquer momento ligando do seu TIM para *244. Depois, basta digitar a opção referente a Recarga Programada.
Fiz uma recarga e meus créditos ainda não entraram. O que fazer?
O prazo para disponibilizar sua recarga é de até 24 horas. Se já tiver passado todo esse tempo, entre entre em contato através da opção “Atendimento ao cliente” disponível no App Meu TIM.
Antes de fazer isso, a gente recomenda que você dê uma olhada se os seus benéficos já estão disponíveis (de acordo com o regulamento da sua oferta).
Fiz uma recarga para o número errado. E agora?
Depois de confirmar a recarga, não é possível cancelar ou realizar estorno.
Por isso, fique de olho na hora da confirmação, ok?
Perco os créditos se o prazo de validade da minha recarga vencer?
Não, desde que seja feita uma nova recarga mínima no prazo de até 75 dias depois do vencimento da recarga anterior.
Nesse caso, os créditos de recarga são revalidados.
Como faço para saber a validade da minha recarga?
Você pode consultar a validade da sua recarga e acompanhar o consumo do seu saldo no App Meu TIM.
Sempre que eu fizer uma recarga vou receber uma mensagem de confirmação?
Sim, vamos enviar uma mensagem de confirmação sempre que você efetuar uma nova recarga.
Qual a ordem de consumo dos meus bônus?
Os seus bônus sempre são consumidos antes do seu pacote de internet principal.
Como posso consultar o consumo do meu bônus?
Você pode consultar o consumo dos seus bônus no App Meu TIM.
Por lá, você também verifica seu saldo de recarga, contrata crédito especial e muito mais.
Se eu tiver um plano controle da TIM, posso fazer recarga?
Você pode realizar recarga para os planos controle, exceto para os novos planos TIM Controle, TIM Controle Plus ou TIM Controle Premium.
Minha franquia de dados do meu plano Controle acabou. E agora?
Quando sua internet acabar (atingir 100% do consumo), você pode fazer uma recarga para continuar navegando -vale ressaltar que os bônus de dados são concedidos de acordo com o valor da recarga.
Os planos TIM Controle, TIM Controle Plus e TIM Controle Premium não são elegíveis para recarga, mas você pode contratar um pacote adicional de internet através do seu cartão de crédito ou PIX pelo App Meu TIM.
O pacote de dados adicional ficará disponível em até 2 horas após contratação.
Confira mais detalhes sobre a mecânica dos planos na página do plano TIM Controle.