Memória RAM do celular: o que é, para que serve e como funciona?

Você já ouviu alguém dizer que o celular está lento porque a RAM está cheia? Pois é, essas pessoas estão falando da Random Access Memory — mais conhecida como memória RAM.
Esse componente está presente em praticamente todos os dispositivos eletrônicos: celulares, tablets, computadores, videogames e até mesmo em alguns carros modernos, sendo muito importante para o desempenho e a velocidade com que esses aparelhos executam suas tarefas.
Para saber mais, neste artigo, você vai entender melhor o que é a memória RAM, para que ela serve, como funciona em um dispositivo e, claro, conferir dicas de como aproveitá-la ao máximo no seu celular. Vamos lá?
Memória RAM do celular: o que é?
Para entender o que é memória RAM do celular, imagine que ela funciona como a mesa de trabalho do dispositivo — isso porque é nela que as tarefas e aplicativos ficam temporariamente armazenados enquanto estão em uso.
Quanto maior essa mesa (ou seja, quanto mais RAM), mais espaço seu celular tem para executar múltiplas funções ao mesmo tempo, com agilidade. Por outro lado, quando a memória RAM é limitada, o dispositivo pode ficar lento, travar ou até fechar aplicativos inesperadamente.
Para que serve a memória RAM em um celular?
Agora que já sabemos o que significa memória RAM do celular, vamos ao próximo ponto: para que ela serve, na prática? Basicamente, a RAM é um componente feito para garantir uma experiência de uso fluida, além de permitir o uso de várias funções de um aparelho ao mesmo tempo.
Isso acontece, pois sua função é justamente ajudar o sistema a acessar rapidamente os dados necessários para rodar aplicativos e executar as tarefas que a pessoa usuária solicita sem travamentos ou outros problemas. Por exemplo, ao mudar de uma rede social para um jogo mobile, é a RAM que mantém os dois apps ativos em segundo plano.
Vale dizer que também é função da memória RAM gerenciar alguns fatores do sistema operacional. Isso significa que o sistema operacional do seu celular (seja Android ou iOS) a utiliza para guardar seus processos essenciais e informações temporárias — tudo para garantir uma resposta mais rápida aos seus comandos.
Leia também: Qual o melhor celular para jogos? Confira nosso top 5
O que ocupa a memória RAM do celular?
Considerando o que a memória RAM faz no celular e sua função para o desempenho geral do dispositivo, alguns fatores podem acabar reduzindo o quanto ela está disponível — e, se isso não for bem gerenciado, vem a lentidão e os travamentos. Por isso, vale entender o que anda ocupando espaço por ali, como, por exemplo:
- 1. Aplicativos em uso (em primeiro plano): qualquer app que você esteja utilizando no momento, seja navegando na internet, jogando, assistindo a vídeos ou editando fotos, por exemplo, consome memória RAM.
- 2. Aplicativos em segundo plano: mesmo quando não estão sendo usados diretamente, muitos apps continuam ativos em segundo plano e continuam usando a RAM. Serviços de localização, redes sociais, jogos, aplicativos de música/streaming são alguns exemplos.
- 3. Sistema operacional: o próprio sistema operacional do celular também consome memória RAM para gerenciar suas tarefas essenciais, como a interface do usuário e os serviços em segundo plano que mantêm o aparelho funcionando da melhor forma.
- 4. Widgets: aquelas informações que ficam na tela principal do celular, como data e hora, atalhos para apps e previsão do tempo, por exemplo, consomem memória para manter os dados atualizados.
- 5. Dados em cache e temporários: tanto os aplicativos quanto o sistema operacional armazenam informações temporárias e em cache para acelerar o carregamento e melhorar o desempenho geral do celular.
Leia também: Saiba como ouvir seus artistas favoritos com a TIM + Deezer
Como descobrir a memória RAM do celular?
Para descobrir a memória RAM do seu celular, saiba que os passos podem variar de aparelho e sistema operacional. Por isso, preparamos um guia básico para você verificar essa informação e, assim, entender melhor o desempenho do seu dispositivo e otimizar o uso da memória RAM. Confira:
-
I. Aparelhos Android
A maneira mais comum de checar a RAM em um celular Android é pelo menu de configurações, que pode variar um pouco conforme a versão do sistema e o fabricante, mas o processo é parecido para todos. Abra o aplicativo “Configurações” e procure por opções como “Sobre o telefone”, “Sistema” ou “Informações do dispositivo”. Dentro dessa seção, você encontrará detalhes do hardware, incluindo a quantidade de memória RAM, geralmente exibida em gigabytes (GB).
-
II. Aparelhos iOS
Ao contrário do Android, o iOS (sistema dos iPhones) não mostra a quantidade de memória RAM nas configurações padrão. A Apple normalmente não divulga esse dado, já que o iOS é projetado para gerenciar a RAM de forma eficiente, focando mais na fluidez da experiência do que em números técnicos. No entanto, uma maneira alternativa e confiável de descobrir a memória RAM padrão do seu dispositivo é fazendo uma pesquisa online pelo modelo exato do aparelho. Então, é só fazer uma pesquisa rápida para encontrar essa informação.
Como melhorar o RAM do celular e evitar travamentos
Cuidar bem da memória RAM do seu celular pode turbinar seu desempenho. Se esse é o seu objetivo, tente colocar em prática algumas dicas como:
- Feche os aplicativos em segundo plano sempre que terminar de usar, ou use o gerenciador de tarefas para fechá-los automaticamente.
- Desative animações desnecessárias nas configurações dos apps para liberar recursos do sistema.
- Limpe o cache dos aplicativos periodicamente, pois eles acumulam dados que consomem memória.
- Use versões leves dos aplicativos, geralmente chamadas de “versões lite”, que consomem menos recursos.
- Atualize o sistema operacional e os aplicativos para garantir suas melhorias e otimizações de desempenho mais recentes.
Tire suas dúvidas sobre a memória RAM
Apesar de já termos falado sobre os principais tópicos sobre a memória RAM do celular ao longo do texto, é normal que ainda fiquem algumas dúvidas — especialmente para quem não é tão familiarizado(a) com o tema. Por isso, a seguir, respondemos a algumas das perguntas mais frequentes:
-
1. Qual o máximo de memória RAM que existe no celular?
Nos celulares mais potentes, a memória RAM varia entre 8 GB e 16 GB, com alguns modelos mais avançados, como os modelos gamers, chegando a 18 GB ou até 24 GB. Mas, de maneira geral, a média geral fica por volta dos 12 GB de RAM.
-
2. Qual a diferença entre RAM e armazenamento interno?
Enquanto a memória RAM está ligada à rapidez e ao desempenho em multitarefas, o armazenamento interno diz respeito à capacidade de guardar seus dados e arquivos por mais tempo, ou seja, é onde ficam salvos suas fotos e vídeos, aplicativos, documentos, mesmo quando o celular está desligado.
Leia também: 7 apps ou funções que acabam com a memória do seu celular
-
3. Como saber a frequência da memória RAM?
A maneira mais fácil e segura de descobrir a frequência da memória RAM do seu dispositivo é procurando essa informação nas configurações do aparelho ou fazendo uma pesquisa rápida na internet.
Este artigo te ajudou a entender melhor o que é e para que serve a memória RAM do seu celular? Para facilitar ainda mais o seu dia a dia, que tal ter uma ajudinha para liberar espaço do seu aparelho para guardar seus vídeos, fotos e muito mais com segurança?
Com o TIM Nuvem, você tem uma memória online para armazenar fotos, vídeos, músicas, agenda, documentos e muito mais — tudo protegido e bem guardado para você acessar sempre que quiser, de onde estiver.
Cada cliente TIM conta com um plano específico do TIM Nuvem, que pode variar entre 5GB e 2TB de armazenamento. As funcionalidades do aplicativo são as mesmas para todos, o que muda é a quantidade de espaço disponível para você guardar seus arquivos.
Quer saber qual capacidade está incluída no seu plano? É só acessar o site da TIM e conferir!
Leia também: Como funciona a nuvem para jogos da TIM?