Como diminuir a latência da internet?

Quando falamos em qualidade de internet, a primeira coisa que muita gente pensa é na velocidade de download — a rapidez para baixar arquivos, como vídeos, músicas e filmes. Porém, existe outro fator tão importante quanto essa medida, especialmente para quem joga online, faz chamadas de vídeo ou usa serviços em tempo real: a latência.
Ela pode não ser tão comentada quanto os megas de um plano de internet, mas faz toda a diferença na experiência de uso. Isso porque uma latência alta pode causar atrasos, travamentos e instabilidade na sua rede justamente nos momentos em que você mais precisa.
Mas, para saber como lidar com isso, neste artigo, vamos explicar o que é latência da internet, como melhorar a estabilidade da sua conexão, além de como descobrir o ping da sua rede por meio de um teste online. Acompanhe!
O que é latência na internet?
A latência na internet, também chamada de “ping”, é o tempo que um dado leva para ir do seu dispositivo até o servidor e voltar com a resposta. Em outras palavras, é o tempo entre você clicar em um link, apertar um botão no jogo ou abrir um app no celular e o momento em que a ação realmente acontece. Isso costuma levar milissegundos (ms), e quanto menor o tempo for, melhor é a sua conexão.
Dito isso, quando você ouvir alguém dizendo que a “latência está baixa”, isso significa que a conexão está respondendo rápido. Mas, se a latência estiver alta, a sua conexão pode ter atrasos, travamentos ou até perda de dados durante o uso.
Qual é a latência boa para internet?
Até aqui você já deve ter entendido que: se o ping for baixo, isso quer dizer que a velocidade da rede está rápida, mas se a latência estiver alta, atrasos podem acontecer quando você fizer um comando, certo?
Mas, em números, como medir latência da internet? Confira alguns exemplos:
- Menos de 20 ms: é a latência de internet ideal. A resposta é tão rápida que você nem percebe o tempo entre o comando e a ação. Ela é ideal para jogos, chamadas de vídeo e atividades em tempo real.
- Entre 20 e 50 ms: também é muito bom. Funciona bem para a maioria dos usos, sem travamentos ou atrasos.
- Entre 50 e 100 ms: ainda é aceitável. Você vai conseguir navegar, assistir a vídeos e até jogar, mas pode notar algum pequeno atraso, principalmente em games que precisam de movimentos rápidos.
- Acima de 100 ms: é considerado alto. Pode causar travamentos em videochamadas, lentidão na abertura de sites e atrasos em jogos online.
Leia também: Quais os tipos de internet para casa e como escolher?
Como diminuir a latência da minha internet
Você sabia que dá para tomar algumas atitudes simples que ajudam a baixar latência da internet? Veja algumas orientações que podem ajudar:
1. Use conexão por cabo
Sempre que precisar, prefira conectar seu computador ou console diretamente ao roteador usando um cabo de rede. Isso elimina interferências comuns no Wi-Fi e garante uma conexão mais estável e com menor atraso.
Leia também: Wi-Fi 6 - a nova geração de internet sem fio para sua casa
2. Deixe o roteador bem posicionado
O lugar onde o roteador é colocado faz toda a diferença. Tente deixá-lo em uma área central da casa, em um local elevado e longe de paredes muito grossas e aparelhos eletrônicos que possam interferir em seu sinal.
3. Desconecte dispositivos que não estão sendo usados
Celulares, TVs, tablets e até lâmpadas inteligentes que ficam conectadas à rede o tempo todo, podem acabar consumindo conexão e influenciando na latência. Por isso, desligar ou desconectar o que não estiver em uso ajuda a melhorar o desempenho geral da internet.
4. Feche programas e abas que usam internet em segundo plano
Às vezes, mesmo sem perceber, o computador ou celular está rodando atualizações, sincronizando arquivos em nuvem ou deixando vídeos abertos em outras abas. Isso consome parte da rede e pode aumentar a latência.
5. Mantenha o roteador atualizado
Os roteadores também têm software (chamado de firmware), e mantê-lo atualizado pode corrigir falhas e melhorar o desempenho. Para isso, sempre verifique no site do seu provedor de internet ou no manual do equipamento para ver se há atualizações e como fazer isso de forma segura.
6. Reinicie o roteador
Reiniciar o roteador pode parecer algo simples, mas é uma dica que realmente ajuda. Isso limpa processos travados e pode resolver pequenas falhas que aumentam o tempo de resposta da conexão.
7. Avalie seu plano de internet e o provedor
Se você já tentou de tudo e mesmo assim a latência continua alta, o problema pode estar no serviço contratado. Alguns provedores de internet entregam uma boa velocidade de download e upload, mas têm latência alta. Nesse caso, vale conversar com o atendimento ou até pesquisar outros provedores que atendam melhor a sua região.
Com essas dicas de como diminuir a latência do wi-fi, você pode melhorar bastante o desempenho da sua internet e ter uma conexão mais rápida e responsiva, que atenda às suas necessidades do dia a dia.
Leia também: Como descobrir a velocidade da sua internet?
Latência internet: teste a sua agora mesmo!
Após ter conferido como diminuir a latência da internet, significado e importância desse desempenho, que tal ver como está o ping da sua conexão atualmente? E, se o resultado for uma internet com latência alta, você já sabe o que fazer, né?
A maneira mais comum de fazer o teste de latência da internet é usando ferramentas online gratuitas que mostram, além da velocidade, o valor da latência em milissegundos, como o teste de velocidade da TIM.
Com ele, você testa a conexão da internet e descobre como está a performance de:
- Download: o quão rápido sua internet consegue receber arquivos, como carregar vídeos e fotos.
- Upload: mede a agilidade de envio de dados do seu dispositivo para a internet, como ao subir fotos nas redes sociais.
- Latência: como já falamos, mede o tempo de resposta de uma ação.
- Jitter: é a média da latência. Por exemplo, se seu ping fica oscilando entre 20ms e 50ms, você tem um Jitter de 30ms, o que é considerado alto e instável.
Demais, né? Use agora mesmo o teste de velocidade da TIM e tenha todas as informações que você precisa saber sobre o desempenho da sua internet!
Leia também: Qual a diferença entre upload e download?