Perguntas frequentes sobre roaming internacional
O que é a Central Internacional da TIM?
A Central Internacional da TIM é o canal de atendimento exclusivo para clientes TIM que estão no exterior e precisam de suporte relacionado a Roaming Internacional.
Como eu posso entrar em contato com a Central Internacional da TIM?
Você pode entrar em contato com a central de qualquer número através do +55 11 2847-6144. Essa ligação é gratuita.
O que eu consigo fazer no atendimento da Central Internacional?
Por meio da Central Internacional, você tem acesso a diversas facilidades, como:
• Ativação ou desativação de serviços de Roaming: Garanta que seu telefone funcione corretamente durante suas viagens internacionais;
• Informações sobre pacotes e planos elegíveis: Esclareça dúvidas sobre pacotes e planos que podem ser usados internacionalmente;
• Suporte técnico especializado: Obtenha ajuda para resolver problemas relacionados ao uso do celular ou serviços TIM fora do Brasil.;
• Consulta de tarifas de Roaming Internacional: Receba informações detalhadas sobre os custos de chamadas, envio de mensagens e uso de dados em outros países.
Atenção: Antes de viajar, verifique se o Roaming Internacional está ativo e conheça os pacotes disponíveis no seu destino. Confira a página de roaming internacional na TIM para mais informações.
O que é o Roaming Internacional?
É o serviço que os Clientes Corporativos podem utilizar para viajarem para o exterior e podem falar no seu celular TIM como se estivessem no Brasil.
Como ativar o serviço de Roaming Internacional Corporativo?
Para ativar o pacote de Roaming Internacional para empresas, o administrador de contrato deve:
• ligar para *144 de um telefone TIM ou 1056 de um número de outra operadora;
• enviar uma mensagem para o WhatsApp da TIM, através do número 41 4141-4141.
Durante a contratação, o administrador precisa informar se a pessoa que usar o serviço poderá recontratar o pacote, caso acabe.
Você pode conferir os pacotes disponíveis na página de Roaming Internacional para empresas.
Quais são os pré-requisitos para o Cliente ativar o Roaming Internacional?
O Cliente deve está adimplente.
Qual é o modo de tarifação deste serviço?
• As tarifas serão determinadas por “Zonas Tarifárias” (continentes), não havendo diferenciação de tarifa de acordo com a operadora/ país.
• Qualquer chamada originada ou recebida por um Cliente do Roaming Internacional será tarifada e monitorada em tempo real.
• As chamadas originadas e recebidas serão cobradas de 1 em 1 minuto, tarifada por minuto cheio e com a cobrança iniciada a partir do 1º segundo.
Cliente do Plano Liberty Empresa Controle poderá usar seu saldo para falar no exterior?
Sim, o saldo da franquia de créditos e de recargas é válido para uso no exterior.
Quais os serviços que estarão disponíveis para os Clientes?
Os serviços dependerão dos países e operadoras com os quais a TIM possui acordos. A disponibilidade de serviços e de novos acordos de Roaming Internacional serão atualizados na Intranet na tabela de Cobertura e Serviços Disponíveis.
Se o Cliente enviar uma mensagem de texto (SMS) e registrar o número de forma incorreta, a TIM fará a correção da forma de discagem?
Sim, o Cliente poderá enviar SMS da mesma forma como faz no Brasil, ou seja, colocar somente o número do destinatário (caso ele seja da mesma cidade de origem do Cliente), o DDD seguido do número ( se o destinatário não for da mesma cidade) ou no formato internacional +55 seguido do DDD e do número. O formato com código da prestadora TIM também é aceito: 041 seguido do DDD e do número.
O que o Cliente do Roaming Internacional do plano Liberty Empresa Controle paga quando em Roaming Internacional?
O valor por minuto da chamada recebida ou originada por minuto cheio a contar do 1º segundo falado e o valor de serviços usados no exterior, como SMS (por evento), internet, multimedia, etc.
O Cliente pode ativar o Roaming Internacional no exterior?
O desbloqueio para utilização do serviço de Roaming Internacional deve ser feito pelo Administrador do contrato.
O Cliente poderá receber ou originar chamadas a cobrar no exterior?
O Cliente poderá receber chamadas a cobrar no exterior e também fazer chamadas a cobrar do seu celular. Mas para fazer chamadas a cobrar do celular em roaming internacional é necessário que ele saiba como realizar este tipo de chamada a partir da rede visitada, uma vez que os procedimentos variam de país para país. Muitas vezes, os serviços de chamada a cobrar são realizados através de chamadas tipo 0800, porém em vários casos estas chamadas são cobradas.
As chamadas para acessar caixa postal (*100) são cobradas?
Sim, as chamadas são cobradas como chamadas para o Brasil.
As chamadas para o Centro de Relacionamento com Clientes (*144) são cobradas quando eu estiver em outro país? Posso acionar o CRC via 0800 do exterior?
Sim, as chamadas são tarifadas como chamada do país em que a ligação foi originada para o Brasil se for chamado através do número *144. Entretanto, os Clientes poderão ligar GRATUITAMENTE do celular TIM no exterior para o telefone +55 11 2847-6144 para serem atendidos pela Central de Relacionamento com o Cliente.
Além do valor do minuto, o Cliente ainda paga algum adicional de deslocamento ou outra taxa pelo uso no exterior?
Não.
Quando o Cliente está no exterior e recebe chamadas, o identificador de chamadas funciona?
Sim, quando o Cliente está em Roaming Internacional, ao receber ligações, no visor de seu celular poderão aparecer as seguintes opções (não há padrão pré-estabelecido):
- 0000000;
- 1111111;
- 5555555;
- a combinação de 0 com 1;
- Número desconhecido;
- Número Confidencial;
- O próprio número que originou a chamada para o Cliente, assim como ocorre no Brasil;
- O próprio número do Cliente que está recebendo a ligação, isto é, se o número +5511 8114-1144 recebe uma ligação, ele pode ver em seu visor o seu próprio número +5511 8114-1144;
- Outra combinação qualquer, visto que não existe um padrão de identificação do número que está originando a chamada.
O que é Roaming Internacional?
Roaming Internacional é um serviço que permite falar, navegar na internet e enviar SMS com o seu celular por meio de operadoras parceiras no exterior.
Para saber mais sobre o tema, confira a página de Roaming Internacional na TIM.
Como funciona o Roaming Internacional?
O Roaming Internacional permite que você use o celular fora do país de origem, por meio de operadoras parceiras da TIM, com pacotes de dados e serviços. Esses pacotes são divididos por “zonas” como: Europa, Américas etc.
Para usar o Roaming Internacional, é necessário que o serviço esteja ativo.
Planos como o TIM Black Família já incluem internet para Roaming Internacional. Assim, não é necessário contratar pacote de dados. Você pode ver quais planos são esses na página de Roaming Internacional na TIM.
Como ativar o Roaming Internacional de dados na TIM?
O Roaming Internacional está ativo para todos os planos pós-pago fatura, desde o pagamento da primeira fatura ou após a ativação do plano na loja pela a biometria.
No entanto, é importante confirmar a ativação antes de viajar.
Quem é cliente Controle deve procurar um dos canais disponíveis para ativação.
Confira os canais para contratar e ativar o Roaming Internacional:
• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM: contrate ou ative o Roaming Internacional em uma loja TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: ligue do Brasil para *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: quando estiver fora do país, ligue para +551128476144.
Vale ressaltar que essa ativação pode demorar até 24h.
Depois de ativar, siga o passo a passo:
1. Ao chegar no país de destino, desligue o modo avião e o Wi-Fi;
2. Em seguida, ligue o roaming de dados para ter a identificação da operadora internacional.
Atenção: Caso você desative ou troque o seu chip da TIM, é preciso reativar o Roaming Internacional entrando em contato conosco.
Como ativar o Roaming Internacional incluso no meu plano?
Para ativar o Roaming Internacional incluso nos planos TIM Black e TIM Black Família, é preciso estar com o pagamento do plano em dia.
Confirme a ativação do Roaming Internacional nos nossos canais de atendimento (a ativação pode demorar até 24h, portanto, se planeje).
Você pode confirmar a ativação nos seguintes canais:
• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.
Depois, basta ativar o pacote de roaming. Siga o passo a passo:
1. Ao chegar no país de destino, desligue o modo avião e o Wi-Fi;
2. Em seguida, ligue o roaming de dados para ter a identificação da operadora internacional;
3. Vamos enviar para você um SMS com um link. Basta clicar nele para prosseguir para a página de ativação do pacote de roaming;
4. Na página, selecione e compre os pacotes disponíveis e inclusos no seu plano. Não se preocupe: eles vão aparecer com um custo de R$ 0.
5. Selecione que leu os termos do Regulamento da oferta e confirme. Pronto!
Você pode visitar o passo a passo de ativação de Roaming Internacional incluso no plano na página de Roaming Internacional.
Quanto custa usar Roaming Internacional?
Caso o seu plano não tenha Roaming Internacional, a gente oferece pacotes para diferentes destinos com diversos preços. Confira os pacotes e preços disponíveis de acordo com o destino na página de Roaming Internacional.
Como saber se meu plano tem Roaming Internacional incluso?
Você pode verificar se o seu plano tem Roaming Internacional incluso no regulamento da sua oferta.
Se preferir, acesse página de Roaming Internacional. Por lá, mostramos alguns planos com o serviço incluso.
Como contratar um pacote de dados no exterior, durante uma viagem?
Se você for TIM Black, já tem incluso o pacote Américas na sua oferta. Mas, se você for titular do plano TIM Black Família, já tem acesso aos pacotes Américas e Europa.
Se você tiver outro plano ou se quiser conferir mais pacotes para outras zonas, entre em contato nos seguintes canais:
• WhatsApp da TIM (via rede Wi-Fi): envie uma mensagem no WhatsApp para o número +554141414141;
• Central de Atendimento no Exterior: ligue para o número +551128476144.
Como usar o Roaming Internacional sendo de um plano controle?
Se você tem uma oferta Controle, Plus ou Premium, contrate o Passport Internet com dados (voz e SMS não inclusos) pelos nossos canais de atendimento:
• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.
Para demais planos Controle, consulte na página Tarifas Controle.
O que são as zonas tarifárias de Roaming Internacional?
As zonas de Roaming Internacional são grupos de países separados de acordo com a localização geográfica. São elas:
• Europa;
• Américas;
• Mundo.
Consulte os países inclusos e mais informações na página de Roaming Internacional.
Por que aparece que meu celular está "sem serviço" em uma viagem internacional?
Você está vendo essa mensagem porque provavelmente não ativou o seu Roaming Internacional antes da viagem.
Para resolver sua solicitação, entre em contato com:
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.
Como fazer chamadas em Roaming Internacional?
Para fazer chamadas, basta digitar: +, seguido do código do país, código da cidade e o número de telefone.
Exemplo: se você estiver no exterior ligando para São Paulo (capital): +5511999999999.
Atenção: chamadas originadas e recebidas no exterior podem ter custos. Verifique no regulamento do seu plano.
Como receber chamadas em Roaming Internacional?
Não é necessário fazer nada. Todas as chamadas feitas para você são encaminhadas para o seu número.
Como fazer chamadas locais do meu TIM para o país em que eu estou?
Basta digitar o número para o qual você quer ligar, sem uso do "+" ou códigos do país. Vale ressaltar que esta ligação pode ser tarifada de acordo com o pacote contratado.
Essa página foi útil para você?
Agradecemos a sua avaliação!