/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre roaming internacional

Encontre as perguntas mais acessadas sobre roaming internacional da TIM.

Como fazer chamadas locais do meu TIM para o país em que eu estou?

Basta digitar o número para o qual você quer ligar, sem uso do "+" ou códigos do país. Vale ressaltar que esta ligação pode ser tarifada de acordo com o pacote contratado.

Como receber chamadas em Roaming Internacional?

Não é necessário fazer nada. Todas as chamadas feitas para você são encaminhadas para o seu número.

Como fazer chamadas em Roaming Internacional?

Para fazer chamadas, basta digitar: +, seguido do código do país, código da cidade e o número de telefone.

Exemplo: se você estiver no exterior ligando para São Paulo (capital): +5511999999999.

Atenção: chamadas originadas e recebidas no exterior podem ter custos. Verifique no regulamento do seu plano.

Por que aparece que meu celular está "sem serviço" em uma viagem internacional?

Você está vendo essa mensagem porque provavelmente não ativou o seu Roaming Internacional antes da viagem.

Para resolver sua solicitação, entre em contato com:

• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.

O que são as zonas tarifárias de Roaming Internacional?

As zonas de Roaming Internacional são grupos de países separados de acordo com a localização geográfica. São elas:

• Europa;
• Américas;
• Mundo.

Consulte os países inclusos e mais informações na página de Roaming Internacional.

Como usar o Roaming Internacional sendo de um plano controle?

Se você tem uma oferta Controle, Plus ou Premium, contrate o Passport Internet com dados (voz e SMS não inclusos) pelos nossos canais de atendimento:

• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.

Para demais planos Controle, consulte na página Tarifas Controle.

Como contratar um pacote de dados no exterior, durante uma viagem?

Se você for TIM Black, já tem incluso o pacote Américas na sua oferta. Mas, se você for titular do plano TIM Black Família, já tem acesso aos pacotes Américas e Europa.

Se você tiver outro plano ou se quiser conferir mais pacotes para outras zonas, entre em contato nos seguintes canais:

• WhatsApp da TIM (via rede Wi-Fi): envie uma mensagem no WhatsApp para o número +554141414141;
• Central de Atendimento no Exterior: ligue para o número +551128476144.

Como saber se meu plano tem Roaming Internacional incluso?

Você pode verificar se o seu plano tem Roaming Internacional incluso no regulamento da sua oferta.

Se preferir, acesse página de Roaming Internacional. Por lá, mostramos alguns planos com o serviço incluso.

Quanto custa usar Roaming Internacional?

Caso o seu plano não tenha Roaming Internacional, a gente oferece pacotes para diferentes destinos com diversos preços. Confira os pacotes e preços disponíveis de acordo com o destino na página de Roaming Internacional.

Como ativar o Roaming Internacional incluso no meu plano?

Para ativar o Roaming Internacional incluso nos planos TIM Black e TIM Black Família, é preciso estar com o pagamento do plano em dia.

Confirme a ativação do Roaming Internacional nos nossos canais de atendimento (a ativação pode demorar até 24h, portanto, se planeje).

Você pode confirmar a ativação nos seguintes canais:

• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.

Depois, basta ativar o pacote de roaming. Siga o passo a passo:

1. Ao chegar no país de destino, desligue o modo avião e o Wi-Fi;
2. Em seguida, ligue o roaming de dados para ter a identificação da operadora internacional;
3. Vamos enviar para você um SMS com um link. Basta clicar nele para prosseguir para a página de ativação do pacote de roaming;
4. Na página, selecione e compre os pacotes disponíveis e inclusos no seu plano. Não se preocupe: eles vão aparecer com um custo de R$ 0.
5. Selecione que leu os termos do Regulamento da oferta e confirme. Pronto!

Você pode visitar o passo a passo de ativação de Roaming Internacional incluso no plano na página de Roaming Internacional.

Como ativar o Roaming Internacional de dados na TIM?

O Roaming Internacional está ativo para todos os planos pós-pago fatura, desde o pagamento da primeira fatura ou após a ativação do plano na loja pela a biometria.

No entanto, é importante confirmar a ativação antes de viajar.

Quem é cliente Controle deve procurar um dos canais disponíveis para ativação.

Confira os canais para contratar e ativar o Roaming Internacional:

• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM: contrate ou ative o Roaming Internacional em uma loja TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: ligue do Brasil para *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: quando estiver fora do país, ligue para +551128476144.

Vale ressaltar que essa ativação pode demorar até 24h.

Depois de ativar, siga o passo a passo: 

1. Ao chegar no país de destino, desligue o modo avião e o Wi-Fi;
2. Em seguida, ligue o roaming de dados para ter a identificação da operadora internacional.

Atenção: Caso você desative ou troque o seu chip da TIM, é preciso reativar o Roaming Internacional entrando em contato conosco.

Como funciona o Roaming Internacional?

O Roaming Internacional permite que você use o celular fora do país de origem, por meio de operadoras parceiras da TIM, com pacotes de dados e serviços. Esses pacotes são divididos por “zonas” como: Europa, Américas etc.

Para usar o Roaming Internacional, é necessário que o serviço esteja ativo.

Planos como o TIM Black Família já incluem internet para Roaming Internacional. Assim, não é necessário contratar pacote de dados. Você pode ver quais planos são esses na página de Roaming Internacional na TIM.

O que é Roaming Internacional?

Roaming Internacional é um serviço que permite falar, navegar na internet e enviar SMS com o seu celular por meio de operadoras parceiras no exterior.

Para saber mais sobre o tema, confira a página de Roaming Internacional na TIM.

Quando o Cliente está no exterior e recebe chamadas, o identificador de chamadas funciona?

Sim, quando o Cliente está em Roaming Internacional, ao receber ligações, no visor de seu celular poderão aparecer as seguintes opções (não há padrão pré-estabelecido):
- 0000000;
- 1111111;
- 5555555;
- a combinação de 0 com 1;
- Número desconhecido;
- Número Confidencial;
- O próprio número que originou a chamada para o Cliente, assim como ocorre no Brasil;
- O próprio número do Cliente que está recebendo a ligação, isto é, se o número +5511 8114-1144 recebe uma ligação, ele pode ver em seu visor o seu próprio número +5511 8114-1144;
- Outra combinação qualquer, visto que não existe um padrão de identificação do número que está originando a chamada.

Além do valor do minuto, o Cliente ainda paga algum adicional de deslocamento ou outra taxa pelo uso no exterior?

Não.

As chamadas para o Centro de Relacionamento com Clientes (*144) são cobradas quando eu estiver em outro país? Posso acionar o CRC via 0800 do exterior?

Sim, as chamadas são tarifadas como chamada do país em que a ligação foi originada para o Brasil se for chamado através do número *144. Entretanto, os Clientes poderão ligar GRATUITAMENTE do celular TIM no exterior para o telefone +55 11 2847-6144 para serem atendidos pela Central de Relacionamento com o Cliente.

As chamadas para acessar caixa postal (*100) são cobradas?

Sim, as chamadas são cobradas como chamadas para o Brasil.

O Cliente poderá receber ou originar chamadas a cobrar no exterior?

O Cliente poderá receber chamadas a cobrar no exterior e também fazer chamadas a cobrar do seu celular. Mas para fazer chamadas a cobrar do celular em roaming internacional é necessário que ele saiba como realizar este tipo de chamada a partir da rede visitada, uma vez que os procedimentos variam de país para país. Muitas vezes, os serviços de chamada a cobrar são realizados através de chamadas tipo 0800, porém em vários casos estas chamadas são cobradas.

O Cliente pode ativar o Roaming Internacional no exterior?

O desbloqueio para utilização do serviço de Roaming Internacional deve ser feito pelo Administrador do contrato.

O que o Cliente do Roaming Internacional do plano Liberty Empresa Controle paga quando em Roaming Internacional?

O valor por minuto da chamada recebida ou originada por minuto cheio a contar do 1º segundo falado e o valor de serviços usados no exterior, como SMS (por evento), internet, multimedia, etc.

Se o Cliente enviar uma mensagem de texto (SMS) e registrar o número de forma incorreta, a TIM fará a correção da forma de discagem?

Sim, o Cliente poderá enviar SMS da mesma forma como faz no Brasil, ou seja, colocar somente o número do destinatário (caso ele seja da mesma cidade de origem do Cliente), o DDD seguido do número ( se o destinatário não for da mesma cidade) ou no formato internacional +55 seguido do DDD e do número. O formato com código da prestadora TIM também é aceito: 041 seguido do DDD e do número.

Quais os serviços que estarão disponíveis para os Clientes?

Os serviços dependerão dos países e operadoras com os quais a TIM possui acordos. A disponibilidade de serviços e de novos acordos de Roaming Internacional serão atualizados na Intranet na tabela de Cobertura e Serviços Disponíveis.

Cliente do Plano Liberty Empresa Controle poderá usar seu saldo para falar no exterior?

Sim, o saldo da franquia de créditos e de recargas é válido para uso no exterior.

Qual é o modo de tarifação deste serviço?

• As tarifas serão determinadas por “Zonas Tarifárias” (continentes), não havendo diferenciação de tarifa de acordo com a operadora/ país.

• Qualquer chamada originada ou recebida por um Cliente do Roaming Internacional será tarifada e monitorada em tempo real.

• As chamadas originadas e recebidas serão cobradas de 1 em 1 minuto, tarifada por minuto cheio e com a cobrança iniciada a partir do 1º segundo.

Quais são os pré-requisitos para o Cliente ativar o Roaming Internacional?

O Cliente deve está adimplente.

Como ativar o serviço de Roaming Internacional Corporativo?

Para ativar o pacote de Roaming Internacional para empresas, o administrador de contrato deve:
• ligar para *144 de um telefone TIM ou 1056 de um número de outra operadora;
• enviar uma mensagem para o WhatsApp da TIM, através do número 41 4141-4141.

Durante a contratação, o administrador precisa informar se a pessoa que usar o serviço poderá recontratar o pacote, caso acabe.

Você pode conferir os pacotes disponíveis na página de Roaming Internacional para empresas.

O que é o Roaming Internacional?

É o serviço que os Clientes Corporativos podem utilizar para viajarem para o exterior e podem falar no seu celular TIM como se estivessem no Brasil.

O que eu consigo fazer no atendimento da Central Internacional?

Por meio da Central Internacional, você tem acesso a diversas facilidades, como:

Ativação ou desativação de serviços de Roaming: Garanta que seu telefone funcione corretamente durante suas viagens internacionais;
Informações sobre pacotes e planos elegíveis: Esclareça dúvidas sobre pacotes e planos que podem ser usados internacionalmente;
Suporte técnico especializado: Obtenha ajuda para resolver problemas relacionados ao uso do celular ou serviços TIM fora do Brasil.;
Consulta de tarifas de Roaming Internacional: Receba informações detalhadas sobre os custos de chamadas, envio de mensagens e uso de dados em outros países.

Atenção: Antes de viajar, verifique se o Roaming Internacional está ativo e conheça os pacotes disponíveis no seu destino. Confira a página de roaming internacional na TIM para mais informações.

O que é a Central Internacional da TIM?

A Central Internacional da TIM é o canal de atendimento exclusivo para clientes TIM que estão no exterior e precisam de suporte relacionado a Roaming Internacional.

Como eu posso entrar em contato com a Central Internacional da TIM?

Você pode entrar em contato com a central de qualquer número através do +55 11 2847-6144. Essa ligação é gratuita.

Essa página foi útil para você?

Agradecemos a sua avaliação!

Fale com a TIM

Não encontrou a sua dúvida? Entre em contato com a gente

Baixar app 
Meu TIM

Acessar atendimento em Libras

Ligar para *144#

Ilustração do modal de nova aba

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?