/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre cobertura TIM

Encontre as perguntas mais acessadas sobre cobertura da TIM.

Como posso saber se determinada localidade é coberta?

Você pode fazer essa consulta em nosso Mapa de Cobertura, mas, se ainda tiver dúvidas, envie um SMS gratuito para 2378 com seu CEP.

O modelo do meu aparelho pode influenciar na qualidade dos serviços de voz e dados?

Todos os aparelhos homologados pela Anatel (órgão regulador das telecomunicações no Brasil) devem funcionar do mesmo modo, não influenciando na qualidade do sinal. Porém é necessário verificar se a frequência que seu aparelho aceita é compatível com a da rede da TIM (2100 MHz e 850 MHz).

Por que às vezes não consigo obter sinal no meu celular quando outros clientes da mesma operadora que estão no mesmo lugar conseguem?

Geralmente isso não deve acontecer. No entanto, os telefones móveis precisam captar os sinais de uma antena, por isso uma pequena mudança na posição pode afetar essa recepção. É um pouco parecido com seu rádio portátil em casa, em que uma pequena mudança na localização pode afetar o sinal e tornar mais difícil ouvir o que está sendo falado. E ainda pode ser que o telefone tenha uma falha.

O que é Cobertura Móvel?

Esse termo se refere ao sinal de telefonia móvel (e este pode ser 2G e/ou 3G). Assim, os locais em que há cobertura são as áreas atendidas com o sinal de telefonia móvel (tecnologia 2G e/ou 3G).

Por que meu telefone às vezes desliga durante uma chamada? E por que está tudo ok quando eu ligo de volta?

Às vezes, quando está falando e se movendo simultaneamente, você pode deixar a faixa de uma antena e mudar para outra. Isso é normal e acontece geralmente sem problemas. Mas, em algumas ocasiões, o sinal se perde durante a transição de uma antena para outra, de modo que a chamada possa ser desligada. Quando você fizer novamente a chamada, estará conectado a outra antena que está em seu alcance e o sinal será normalizado novamente.

Por que às vezes tenho dificuldade para fazer uma chamada ou enviar e-mails de um local fechado, como shopping ou túnel, e pessoas que possuem outras redes não?

Conseguir sinal em todos os lugares é difícil para todas as redes móveis. As construções modernas, por exemplo, possuem janelas solares que têm uma película de metal (espelhada), que pode reduzir a quantidade de sinal no ambiente interno. Como diferentes operadoras estão construindo suas antenas em locais diferentes, isso pode significar que a cobertura tem chances de variar ao longo das áreas.

Qual a diferença entre cobertura e qualidade de rede?

Cobertura de rede corresponde à área onde potencialmente temos sinal, de acordo com a distribuição geográfica de nossas antenas. Qualidade de rede diz respeito à disponibilidade de uso desse sinal. A qualidade do sinal depende de alguns fatores, como condições naturais (morros, por exemplo) e físicas (construções com paredes muito grossas, em que o sinal da transmissão tem dificuldade de passar, ou prédios espelhados, onde o sinal é refletido), entre outros.

Posso não ter cobertura em minha casa e meu município ser considerado coberto?

De acordo com a regulamentação, um município é considerado atendido quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede possui cobertura. Portanto, mesmo nestes municípios, é possível haver áreas sem cobertura da rede móvel.

Por que o sinal do meu celular oscila quando estou em áreas de água, como mar e lagoas, mas o mapa mostra que esses locais têm cobertura?

Por se tratarem de superfícies espelhadas, sem obstáculo, as áreas de água refletem os sinais de diferentes antenas do continente. Ao visualizar no mapa – representação de um modelo teórico –, estas áreas aparentam ter uma cobertura mais forte e ampla do que realmente têm. Devido a isso, não é possível garantir a intensidade do sinal no aparelho.

O que é Cobertura Móvel?

Cobertura móvel são áreas que têm sinal de celular, seja 2G, 3G, 4G, 4.5G ou 5G.

Ou seja, se você estiver em um lugar com cobertura, seus serviços TIM vão funcionar normalmente, mas, se sair da área, eles podem apresentar falhas.

Confira a nossa cobertura no mapa de cobertura da TIM.

O modelo do meu aparelho pode influenciar na qualidade dos serviços de voz e dados?

Sim. Apesar de todos os aparelhos homologados pela ANATEL terem que atender padrões mínimos, o desempenho pode variar conforme especificações técnicas de cada modelo.

Por exemplo: a tecnologia usada no aparelho (4G+, 5G), frequências compatíveis com a TIM, qualidade da antena, software e sistema operacional.

No entanto, se o aparelho foi homologado pela TIM, isso indica que ele atende aos requisitos técnicos de rede, o que contribui para uma melhor compatibilidade e desempenho.

Quais as regiões que tem cobertura TIM? Onde o sinal da TIM pega?

Para saber onde tem cobertura TIM, confira o mapa de cobertura da TIM.

Por que o sinal do meu celular às vezes fica ruim ou não funciona?

A qualidade do sinal pode variar por conta da sua localização em relação às torres de celular.

Além disso, capas metálicas podem bloquear ondas eletromagnéticas e interferir no sinal, então, evite usar esses tipo de material.

Aqui estão outras dicas que também podem te ajudar a melhorar a qualidade de sinal:

• Desative e ative novamente o Modo Avião no aparelho;
• Reinicie o celular e mantenha os dados móveis ativados. Se você tem dois chips, mantenha o da TIM na entrada 1 ou configurado como principal para garantir melhor desempenho na conexão;
• Feche os aplicativos que não estão sendo usados, já que isso pode ajudar a melhorar a velocidade da sua conexão;
• Teste o chip em outro aparelho para verificar se o problema está no dispositivo ou na rede.
• Confira o App Meu TIM para saber se você já usou 100% da sua internet do plano - isso pode afetar a sua navegação.

Você também pode acessar o App Meu TIM para verificar seu consumo, contratar pacotes adicionais de internet e muito mais!

Como consigo testar a velocidade da minha internet?

Acesse a página Teste de Velocidade para medir grátis a velocidade de conexão à internet.

Por que meu celular perde sinal e desliga durante uma chamada?

Isso pode acontecer caso você esteja andando ou em um transporte enquanto fala ao celular.

Em movimento, você pode deixar a faixa de uma antena e mudar para outra, o que afeta o sinal. Então, basta aguardar para se conectar a outra antena para tentar ligar novamente.

Qual a diferença entre cobertura e qualidade de rede?

Cobertura de rede é a área em que, provavelmente, temos sinal, de acordo com a distribuição geográfica das antenas.

Já a qualidade da rede depende da intensidade do sinal.

Confira a nossa cobertura no mapa de cobertura da TIM.

Posso não ter cobertura em minha casa e meu município ser considerado coberto?

Pode, já que um município é considerado coberto quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede tem cobertura.

Confira a nossa cobertura no mapa de cobertura da TIM.

Por que o sinal do meu celular oscila quando estou em áreas de água, como mar e lagoas, mas o mapa mostra que esses locais têm cobertura?

Isso acontece porque as áreas de água refletem os sinais de diferentes antenas do continente.

Por isso, não é possível garantir a intensidade do sinal no aparelho.

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