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Perguntas frequentes sobre canal de denúncias

Encontre as perguntas mais acessadas sobre canal de denúncias da TIM.

O que é o Canal de Denúncias?

O Canal é uma ferramenta de comunicação proativa e transparente para reporte de violações, omissões e qualquer descumprimento do Código de Ética, conduta corporativa em violação a direitos da coletividade de consumidores, políticas, legislações que possam causar danos às atividades da Companhia, aos colaboradores, acionistas e demais interessados.

Quais os assuntos o Canal de Denúncias abrange?

O Canal de Denúncias da TIM S.A está disponível para tratativa de todos os assuntos relacionados a atos de corrupção, suborno, fraudes, assédio moral e sexual, impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil em geral, assuntos de auditoria, conduta corporativa em violação a direitos da coletividade de consumidores e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, meio ambiente e direitos humanos.

Quem pode usar o Canal de Denúncias?

O Canal está disponibilizado para os públicos interno e externo com os quais a empresa se relaciona, a saber: colaboradores, acionistas/investidores, administradores, clientes, fornecedores/parceiros, Governo, comunidade, sociedade civil organizada e outras partes interessadas.

Como eu posso registrar uma denúncia?

Você pode fazer uma denúncia pelo nosso site, pela Intranet Corporativa ou pelo número 0800 900 8007, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 

Posso denunciar de forma anônima e segura?

Os denunciantes que registrarem denúncias não serão identificados em hipótese alguma, tanto pela Intranet quanto pela Internet e por telefone. O anonimato e o sigilo estarão sempre garantidos, confirmando-se ou não as denúncias apontadas.

Não há o registro dos IP's dos computadores dos usuários do sistema via Internet e há o sigilo da gravação telefônica.

Quem é o responsável por gerenciar as denúncias?

A recepção do relato é realizada pela empresa Contato Seguro. De modo sistêmico, a Contato Seguro encaminha tal relato ao Canal de Denúncias que está sob a gestão da Audit.

A Audit irá deliberar individualmente sobre cada caso, procedendo com a apuração minuciosa das informações em cada processo. Se necessário, a Audit seguirá com o encaminhamento da denúncia à área competente da Cia., monitorando as análises até a sua conclusão.

Posso sofrer alguma retaliação ou punição por ter feito alguma denúncia?

Não. Pelo contrário. A TIM S.A não tolera qualquer tipo de ameaça ou retaliação contra pessoa por ter suscitado preocupação em boa-fé.

O objetivo do Canal de Denúncias é facilitar a identificação de irregularidades que possam existir na Cia, que estejam em desacordo com as leis, normas éticas e de condutas. A denúncia de suspeita de uma conduta imprópria em boa-fé não resultará em qualquer ação negativa contra si (como, por exemplo, assédio ou perda de benefícios).

Esta proteção também abrange qualquer pessoa que forneça informações ou que coopere numa investigação subsequente.

Em algum momento, é possível que a identidade do denunciante possa ser revelada?

Não, a única exceção é se formos exigidos por lei a fazê-lo ou se envolver um interesse público importante.

Quando a denúncia é realizada é entregue algum protocolo?

Sim. Quando a denúncia é realizada, é entregue automaticamente para o denunciante um número de protocolo.

O que eu posso esperar depois de registrar uma denúncia?

A TIM analisa todas as denúncias de possíveis condutas impróprias com muita seriedade.

Todas as investigações serão realizadas com cuidado, confidencialidade e profissionalismo. No caso de se determinar que a conduta imprópria realmente ocorreu, a nossa Empresa executará as ações adequadas.

Posso inserir uma nova informação e/ou complementar uma denúncia feita que está com status em análise?

Sim, é possível. O denunciante deverá ir em Acompanhe a sua denúncia > Informações complementares > Enviar resposta.

Como eu posso consultar o status da denúncia?

Você pode consultar por meio do número de protocolo gerado e entregue depois de realizar a denúncia. Ele deverá consultar inserindo o protocolo em Acompanhe a sua denúncia.

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