Aplicativo Meu TIM
Promoções, Saldo, Recarga, Informações de Contas. Baixe agora no seu dispositivo.
Baixe agora
Abrir/Baixar
o aplicativo

Pular para o conteúdo [1]
ESCOLHA SUA REGIÃO VOCÊ ESTÁ EM:

Ambiental

  • EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA

    A TIM considera a questão das mudanças climáticas estratégica para a continuidade dos negócios e monitora suas emissões de gases de efeito estufa, como forma de antecipar-se aos desafios que o tema apresenta e à crescente demanda da sociedade.

    Seguindo esse direcionamento, a TIM elabora seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) desde 2008, com base nas orientações mais amplamente aceitas nos cenários nacional e internacional no que se refere à quantificação e à divulgação de emissões de GEE, tais como o GHG Protocol e as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre a Mudança do Clima (IPCC, em inglês). Em 2015, a TIM realizou, pela quinta vez, a asseguração de seu inventário por terceira parte independente, medida que garante mais transparência e confiabilidade às informações.

    O aprimoramento das ferramentas e do mapeamento das fontes de emissões da companhia é constante, reforçando o compromisso da TIM com a sociedade frente ao cenário de mudanças climáticas.

    Além disso, no intuito de complementar os esforços realizados internamente, efetuamos uma segunda compra de créditos de carbono em 2015, num total de 6 mil tCO2e (projeto REDD+Jari Amapá), para fins de compensação das nossas emissões diretas (escopo 1).As emissões diretas de 2013 e 2014 foram integralmente compensadas. Os créditos residuais do projeto REDD+Jari Amapá (4.374 tCO2e) foram utilizados para compensar as emissões diretas da frota própria, geradores e emissões fugitivas de gases refrigerantes do ano de 2015, servindo para neutralizar 29% das emissões de escopo 1.

    A TIM também quantifica as emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, as quais são utilizadas, principalmente, nos equipamentos para climatização de ambientes das unidades da companhia. Em 2015, o uso do gás refrigerante R-22 resultou na emissão de 0,13 t equivalente de CFC-11.

    Para mais informações acesse o Relatório e o Manual do Inventário de GEE da TIM 2015.

    Segue abaixo quadro resumido, por escopo e tipo:

    Emissões por Escopo e Tipo 2014 (em tCO2e) 2015 (em tCO2e)
    Escopo 1 2.195 10.152
    Frota própria 737 867
    Geradores 370 546
    Emissão fugitiva 1.088 8.739
    Escopo 2 65.565 70.055
    Consumo de eletricidade¹ 65.565 70.055
    Escopo 1 e 2 67.781 80.207
    Escopo 3 39.606 42.266
    Produção de insumos comprados² - 2.697
    Produção e transporte de insumos energéticos² - 384
    Perdas por transmissão e distribuição² - 14.779
    Deslocamentos de táxi² - 315
    Viagens aéreas 5.080 4.178
    Trajeto de colaboradores (Commuting) 7.373 7.367
    Frota terceirizada – Logística³ 23.714 9.221
    Frota terceirizada – Outros⁴ 1.613 1.044
    Consultores de venda 1.786 1.433
    Gerenciamento de resíduos⁵ 40 848

    1 As emissões provenientes do consumode eletricidade se mantiveram em linha com a semissões de 2014.O fator de emissão do grid nacional fornecido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que considera a matriz energética brasileira e seu fornecimento por meio do Sistema Interligado Nacional(SIN) apresentou leve queda de 8% (fatores de emissão: 2014–0,1355tCO2/MWh; 2015–0,1244 tCO2/MWh). Observou-se, no mesmo período, aumento de 16% no consumo total de eletricidade importada do SIN.

    2 Novas fontes de emissões indiretas calculadas como expansão do escopo 3, visando melhoria no gerenciamento de carbono.

    3 A diminuição dessa fonte se deve à redução no transporte de produtos comerciais, tanto pelo modal rodoviário quanto pelo aéreo.

    4 Essa linha registra as emissões associadas ao transporte terceirizado de equipamentos de rede, coleta seletiva e recolhimento de aparelhos, baterias e acessórios. Percebeu-se uma diminuição do transporte de equipamentos de rede entre 2014 e 2015, refletindo na redução nas emissões associadas a essa fonte.

    5 O aumento nas emissões de gerenciamento de resíduos se justifica tanto pelo aumento na quantidade de resíduos gerados, quanto pela mudança de metodologia no cálculo dessas emissões.

  • Papel da fatura TIM

    Pensando no compromisso com o meio ambiente, a TIM mudou o papel onde sua conta é impressa. Utilizávamos o papel reciclado e agora usamos o papel certificado. Este novo papel tem certificação FSC (Forest Stewardship Council), que garante o uso de matéria prima florestal originada por um manejo considerado social, ambiental e economicamente adequados. Portanto, a presença deste selo garante que a produção do papel será auditada em todas as etapas de transformação do produto até o consumidor final.

    A TIM está sempre em busca de novas tecnologias que possam contribuir para a preservação do meio ambiente.

  • Sistema de Coleta de celulares, baterias e acessórios

    Alinhada com sua missão de contribuir como agente de evolução social por meio de uma gestão sustentável, a TIM criou o Sistema de Coleta de celulares, baterias e acessórios através dos programas Recarregue o Planeta e Papa-Pilhas.

    A empresa disponibiliza urnas especiais para o recolhimento de baterias, aparelhos e acessórios nas lojas TIM em todo o Brasil. Colaboradores e clientes podem participar e, dessa forma, evitar o descarte inadequado e o risco de contaminação ambiental.

    Com esses programas a favor do meio ambiente, a TIM reforça seu compromisso com a sociedade, conscientiza a comunidade quanto à responsabilidade na gestão de resíduos e atende à legislação ambiental vigente.

    Recarregue o Planeta

    O Recarregue o Planeta é um programa TIM que promove a coleta, o tratamento e a destinação ambientalmente correta de aparelhos celulares em desuso, baterias usadas, fones de ouvido, cabos de dados e carregadores. As urnas de coleta estão presentes em todas as lojas TIM. Confira a lista e escolha a mais perto de você.

    Entenda a composição dos aparelhos celulares

    45% plástico;
    10% cerâmicas;
    20% cobre;
    20% ouro, alumínio e outros metais;
    5% não-metais.

    Observações importantes ao descartar o seu aparelho celular:

    - Certificar-se de que o cartão SIM (chip) foi removido, e que seu aparelho encontra-se desabilitado junto à sua operadora de telefonia;

    - Certificar-se de que fez cópia de seus dados pessoais e que todos foram removidos do seu aparelho, pois todas as informações serão destruídas no processo de reciclagem do aparelho;

    - Certificar-se de que o aparelho celular esteja desligado antes de depositá-los na urna coletora.

    Confira aqui a loja TIM mais próxima que possui o sistema de coleta e reciclagem de celulares, baterias e acessórios.

  • Campos Eletromagnéticos

    Para melhor entendimento sobre campos eletromagnéticos, radiação, segurança e pesquisa na telefonia celular, a TIM disponibiliza informações da publicação da Associação Nacional de Operadores Celulares (Acel) “Telefonia Celular – conheça bem essa tecnologia” – elaborada com base no estudo “Sistemas de Telefonia Celular: Atendendo ao Chamado da Razão”, realizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília. Clique aqui e confira.

    A TIM monitora constantemente as emissões de radiação das ERBs, garantindo a segurança destas estruturas para a sociedade. Os cálculos e as medições consideram os casos de estações compartilhadas, em que são avaliados os parâmetros técnicos de transceptores e antenas de outras operadoras. Desta forma, todas as ERBs da empresa têm autorização da Anatel. A licença funciona como diretriz de rede para que todos os sites sejam implantados em locais permitidos pelo órgão competente local e autorizados por meio de licenças urbanísticas e ambientais quando aplicáveis. Informações adicionais nos sites Anatel e na cartilha divulgada pela Acel.

    Informações importantes sobre Cuidados com as emissões eletromagnéticas

    Válidas para todos os aparelhos celulares vendidos em nossa loja online.

    Não utilize seu dispositivo perto de outros dispositivos eletrônicos.

    A maioria dos dispositivos eletrônicos utiliza sinais de radiofrequência. Seu dispositivo poderá interferir com outros dispositivos eletrônicos.

    Usar uma conexão de dados 4G pode causar interferência em outros dispositivos, tais como, equipamentos de áudio e telefones.

    Não utilize o dispositivo em hospitais, aviões ou equipamentos automotivos que possam sofrer interferências de radiofrequência.

    Se for possível, evite utilizar o dispositivo num raio de 15 cm de um marca-passos, porque o dispositivo poderá interferir com o marca-passos.

    Para minimizar eventuais interferências com um marca-passos, utilize seu dispositivo no lado oposto do corpo em relação ao marca-passos.

    Se utiliza equipamento medico, contate o fabricante do equipamento antes de usar o seu dispositivo para determinar se o equipamento poderá ou não ser afetado pelas radiofrequências emitidas pelo dispositivo.

    Em um avião, o uso de dispositivos eletrônicos podem interferir com os instrumentos eletrônicos de navegação do avião. Certifique-se que o dispositivo esteja desligado durante a decolagem e o pouso. Depois de decolar, você poderá usar o dispositivo no modo avião se a equipe de bordo permitir.

    Dispositivos eletrônicos no seu carro poderão não funcionar corretamente devido as interferências de radiofrequência do seu dispositivo. Contate o fabricante para obter mais informações. Não exponha o dispositivo a fumos intensos ou gases Fazer isso poderá danificar o exterior do dispositivo ou faze-lo funcionar mal.

    Se utilizar um aparelho de audição, contate o fabricante para obter informações sobre interferências de radiofrequências.

    A radiofrequência emitida pelo seu dispositivo pode interferir com alguns aparelhos de audição. Antes de usar o seu dispositivo, contate o fabricante para determinar se o seu aparelho de audição pode ou não ser afetado pelas radiofrequências emitidas pelo dispositivo.

    Não utilize o seu dispositivo próximo de dispositivos ou aparelhos que emitam radiofrequências, tais como, sistemas de som ou torres de rádio.

    As radiofrequências podem causar o mau funcionamento do dispositivo.

TIM NA REDE: