TIM Brasil, Inatel e Telecom Infra Project (TIP) anunciam lançamento do Open Field Program

 

TIM Brasil, Inatel e Telecom Infra Project (TIP) anunciam lançamento do Open Field Program

A TIM Brasil, em parceria com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e o TIP (Telecom Infra Project) anunciam hoje o início de trabalhos conjuntos em redes abertas no âmbito do programa Open Field. A iniciativa consiste na criação de um ambiente de campo para testes em redes privadas dentro do campus do Inatel que permitirão a provedores de software e membros dos grupos de trabalho no TIP testar e avaliar as soluções, desta vez em ambiente definitivo, em condições mais semelhantes à de uma rede comercial.

 

Dentro do acordo, a proposta é destacar o papel de protagonismo do Inatel, da TIM Brasil e do TIP, na formação de profissionais de referência para o mercado de telecomunicações, tornando o Instituto um centro de referência também para projetos em redes abertas. Os testes de campo ajudarão, entre outras coisas, a buscar soluções que promovam a otimização de custos para aumentar conectividade, além de incentivar o ecossistema de parceiros e a cadeia de fornecedores. Para Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, o programa traz uma nova perspectiva para a indústria de tecnologia brasileira: “Temos uma nova maneira de lidar com a tecnologia, desacoplando Hardware e Software e permitindo a integração de diferentes fabricantes em uma rede aberta (OpenRan), com empresas que têm tudo para tornar cada vez mais potente a indústria de software, incluindo oportunidades para provedores nacionais. Com o programa Open Field, acreditamos que podemos ter melhor visibilidade sobre o que o ecossistema aberto pode oferecer. Queremos que o ecossistema amadureça, incentivando a concorrência e estabelecendo ambientes e iniciativas de desenvolvimento".

 

"Esta iniciativa cria um ambiente frutífero onde novas parcerias podem ser feitas, o time to market pode ser acelerado, é uma situação de ganho mútuo onde todo o ecossistema será fortalecido através da colaboração. Portanto, espera-se que fabricantes de software, hardware, Operadores, Academia e toda a comunidade TIP se beneficiarão com a iniciativa. " disse Giovani Prado Siqueira, Head of TIP Technology LATAM.


De acordo com o Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, “o programa Open Field cria oportunidades para nosso ambiente acadêmico ter contato com as tecnologias discutidas na atualidade e se preparar para o mercado. Temos laboratórios em nossa instituição que abordam diversas tecnologias já consolidadas e inovações, pois buscamos oferecer a toda nossa comunidade cientifica e acadêmica uma visão ampla e abrangente do mundo de telecomunicações."

 

Mais detalhes sobre a parceria e o trabalho das empresas com o programa Open Field serão divulgados no dia 20 de outubro, quando acontece o primeiro TIP Insights Series Latam, uma série digital que reúne especialistas da América Latina para falar da importância de redes abertas para o desenvolvimento das redes de telecomunicações na região.

 

Mais informações e inscrições pelo site: https://hopin.to/events/tip-insights-series-latam

 

 

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil – conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio – e, já pronta para um futuro ainda mais digital, ativará comercialmente a tecnologia 5G em três cidades até setembro.

 

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos nesta carteira. Também é primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética", iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente.

 

Para mais informações, acesse: https://www.tim.com.br.

 

 

Sobre o Inatel

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais e é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil. Mais informações: www.inatel.br.

 

 

Sobre o TIP

O Telecom Infra Project (TIP) é uma comunidade global de empresas e organizações que estão impulsionando soluções de infraestrutura para avançar na conectividade global. Metade da população mundial ainda não está conectada à internet, e para /aqueles que estão, a conectividade muitas vezes é insuficiente. Isso limita o acesso à múltiplos benefícios – comerciais e de consumo proporcionados pela internet, impactando assim o crescimento do PIB globalmente. No entanto, a falta de flexibilidade nas soluções atuais - exacerbada por uma escolha limitada nos provedores de tecnologia - torna desafiador para as operadoras construir e atualizar redes de forma eficiente.  Fundada em 2016, o TIP é uma comunidade de diversos membros que inclui centenas de empresas - desde provedores de serviços e parceiros de tecnologia, até integradores de sistemas e outros stakeholders de conectividade. Estamos trabalhando juntos para desenvolver, testar e implantar soluções abertas, desagregadas e baseadas em padrões que ofereçam a alta conectividade de qualidade que o mundo precisa - agora e nas próximas décadas. Saiba mais:  www.telecominfraproject.com 

 

 

Informações para a imprensa

MassMedia Comunicação

assessoria.tim@massmedia.com.br

11 9 5467.7271

Assessores