IHS Towers conclui transação com a TIM, oferecendo serviços de infraestrutura de fibra óptica

AIHS Holding Limited (“IHS Towers”), uma  dasmaiores proprietárias, operadoras  edesenvolvedores independentes  deinfraestrutura  detelecomunicações compartilhada  domundo em número  detorres, fechou sua transação previamente anunciada  com a TIM S.A. paraadquirir  ocontrole  daFiberCo Soluções  deInfraestrutura  S.A.Isso inclui  a rede defibra secundária  eativos  da TIM,bem como  ofornecimento  deserviços  deinfraestrutura  defibra óptica como  umprovedor  deserviços  de rede defibra aberta. A FiberCo vai operar  com onome de I-Systems.

A IHS possui  agora 51% departicipação na  I-Systems e a TIMos  49%restantes. A base de ativos inicial  da I-Systemsinclui a infraestrutura  de redesecundária  da TIM,cobrindo aproximadamente  6,4milhões  deresidências[1], das quais  3,5milhões são  Fiber-to-the-Home e 3,4milhões  Fiber-to-the-Cabinet. A I-Systems agora éresponsável  pelaimplantação  deuma  novainfraestrutura  defibra secundária  para a TIM, e pelaoperação  emanutenção  detoda essa infraestrutura  defibra. A TIM continua como locatária âncora em toda  a rede sob umcontrato  deserviços mestre  delongo prazo. Certos serviços serão fornecidos  à I-Systems pela TIM sob umAcordo  de Serviços deTransições.

Espera-se que a I-Systems gere receita líquida  deaproximadamente  US$ 57milhões  noprimeiro ano completo  deoperações  (com basena  taxa decâmbio atual  de 5,49 USD / BRL). A IHSpagou  acontraprestação  de R$ 1.096milhões  à TIM e R$ 233milhões  à I-Systems parafinanciar  ocrescimento futuro. De acordo  comos acordos  datransação, a IHS contribuirá  com um valoradicional  para a I-Systems deaproximadamente  R$ 350milhões em três parcelas ao longo  detrês anos.

Sam Darwish, presidente  e CEO da IHS Towersafirma: “Estou excepcionalmente orgulhoso  deanunciar  ofechamento desta transação  com a TIM, querepresenta  oinício  de um novocapítulo empolgante  para a IHS noBrasil. Desde nossa  entrada nopaís, em fevereiro  de 2020,estamos totalmente comprometidos em apoiar  odesenvolvimento  do panorama dastelecomunicações  noBrasil, trazendo tecnologia  einfraestrutura  deponta  para asmaiores operadoras  de redemóvel  daregião. Tendo lançado fibra  paratorre  comsucesso em nossos  mercadosafricanos, estamos entusiasmados em aumentar nossa capacidade  defibra em uma  dasregiões  decrescimento mais rápido  domundo  pormeio  de umcontrato  delongo prazo  com umparceiro  dealta qualidade. Trabalhar  com a TIMnos fornecerá percepções  de mercadoexclusivas  eespecialização  regionalexcepcional  àmedida  quebuscamos atender  àcrescente demanda  porconectividade  defibra.”

o CEO da TIM, Pietro Labriola,disse: “Temos  oprazer  deestabelecer esta parceria  com a IHS paraconsolidar  umnegócio inovador  no mercado defibra brasileiro. Entre as operadoras  detelecomunicações  dopaís, a TIM é a única associada  auma empresa  globalreconhecida  porsua excelência em infraestrutura. Isso nos   acerteza  de quea expansão  denossos serviços  de ultrabanda larga fixa seguirá os melhores padrões  do mercadointernacional. Tenho certeza  que a novaempresa terá flexibilidade  eforça  paraoferecer  asmelhores soluções aos clientes  doBrasil, um país  dedimensões continentais  queexige  umcardápio variado  deofertas  deserviços.”

Sobre a IHS Towers

A IHS Towers é uma  dasmaiores proprietárias, operadoras  edesenvolvedoras independentes  deinfraestrutura  detelecomunicações compartilhada  domundo em número  detorres  e é aúnica exclusivamente focada nos  mercadosemergentes. A empresa possui mais  de 30.200torres em seus nove  mercados,incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda e Zâmbia. Para obter mais informações, envie  um e-mail para:communications@ihstowers.com ou visite: www.ihstowers.com

Sobre a TIM

Evoluir juntos  comcoragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito  da TIM, que atuaem todo o Brasil  comserviços  detelecomunicações, focada nos pilares  deinovação, experiência  docliente  eagilidade. A empresa  éreconhecida  porliderar movimentos importantes  do mercadodesde  oinício  desuas operações  nopaís  eestá  àfrente  datransformação  digital dasociedade, em linha  coma assinatura  damarca: "Imagine as possibilidades". É, desde  2015,líder em cobertura  4G noBrasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação  noagronegócio. Foi pioneira na ativação  de redes 5G nopaís, com a criação  dos Living Labsem  2019, eestá pronta  para apróxima geração  de redesmóveis.

A TIM valoriza  adiversidade  epromove uma cultura  sempremais inclusiva, com um ambiente  detrabalho pautado  norespeito. A companhia  atuacomprometida  com asmelhores práticas ambientais, sociais  e degovernança  e, porisso, integra importantes carteiras  dabolsa brasileira, como  a do S&P/B3Brasil  ESG, doÍndice  deCarbono Eficiente  (ICO2) e doÍndice  deSustentabilidade  Empresarial (ISE),sendo operadora  pormais períodos consecutivos  – 13anos  nesta lista. Faz parte ainda  do Novo Mercado da B3,reconhecido como nível máximo  degovernança corporativa, e foi  aprimeira empresa  detelefonia reconhecida  pelaControladoria-Geral da União  (CGU) com oselo "Pró-ética" e a primeira operadora a obter  acertificação  ISO 37.001. Paramais informações, acesse www.tim.com.br.