TIM demonstra na Futurecom soluções para Saúde, Indústria e Segurança em rede experimental 5G

·         Operadora se une a grandes fornecedores para apresentar aplicações que transformarão a sociedade no espaço Telco Transformation;

·         Na área de IoT, TIM apresentará resultados do ConectarAgro na cobertura do campo brasileiro. O público poderá conferir tratores de última geração conectados;

A TIM vai levar a potencialidade do 5G para a Futurecom 2019 no espaço Telco Transformation. Pioneira na preparação para o lançamento da tecnologia no Brasil, a operadora demonstrará, em parceria com diversos fornecedores, aplicações sobre rede real nas áreas de robótica, saúde e infraestrutura. O objetivo é destacar como a nova tecnologia viabilizará o desenvolvimento de soluções que impactarão a maneira como vivemos. Em outra frente, a companhia reforça seu compromisso para a expansão da conectividade no agronegócio brasileiro.

Confira abaixo as demonstrações e novidades apresentadas pela operadora:

Parceria com a Ericsson

Na área de saúde, a TIM vai realizar, em parceria com a Ericsson, pela primeira vez na América Latina, uma ultrassonografia esportiva à distância. Por meio do uso de uma luva tátil que capta os movimentos, um médico, em outro ambiente, guiará o exame. Para essa demonstração na rede real 5G, a TIM convidou as jogadoras de vôlei de um time carioca. A exibição mostra como a baixa latência da tecnologia proporciona resposta imediata entre os equipamentos, garantindo o sucesso do atendimento remoto. As empresas habilitaram o TIM 5G Living Lab em Santa Rita do Sapucaí (MG), em parceria com o Inatel, para o desenvolvimento de aplicações a partir da rede de quinta geração.

Parceria com a Huawei

Em parceria com a Huawei, a TIM faz uma demonstração na qual um braço robótico vai interagir com os visitantes brincando de “pedra, papel e tesoura”. O robô terá um sensor que transmitirá, em tempo real, os movimentos do participante e os enviará para um computador. Então, essa máquina processará os dados e enviará um comando para que o braço escolha a opção ideal para ganhar o jogo. A parceria da operadora com a Huawei também está sendo explorada no TIM 5G Living Lab, instalado pelas empresas na Fundação Certi em Florianópolis (SC).

Parceria com a Nokia

A parceria TIM e Nokia na Futurecom começa já na cerimônia de abertura. Em conjunto, as duas empresas fornecerão conectividade a um cobot (robô colaborativo) para auxiliar o Maestro João Carlos Martins na regência da orquestra. Esta será a primeira apresentação do maestro com o auxílio de um cobot, que vai trocar as folhas de partitura da música durante a performance. Outra experiência fruto da parceria é o Veículo Autônomo Inteligente (ou AIV, na sigla em inglês) da OMRON, conectado ao 5G, demonstrando soluções de vídeo para Indústria 4.0. Essa será a primeira integração de um AIV com rede 5G na América Latina. Uma terceira ação terá 2 AIVs da Edge Global, que passearão pelo evento, interagindo com os visitantes. Todas essas iniciativas permitirão interação através de realidade aumentada. Os AIVs da Edge Global ainda participarão da apresentação da escola de samba Rosas de Ouro nos dias 29 e 30 de outubro, às 18h.

Telecom Infra Project

A TIM estará presente também no estande do Telecom Infra Project (TIP). O TIP é uma comunidade global que reúne empresas de telecom e desenvolvedores nacionais e internacionais que buscam acelerar o ritmo da inovação na Industria de Telecomunicações por meio de soluções disruptivas e modelos de negócio alternativos. Desde 2017, a operadora hospeda em sua sede, no Rio de Janeiro, o primeiro TIP Community Lab da América Latina. Atualmente são dez no mundo, sendo dois na América Latina. No laboratório, já foram estudadas e desenvolvidas soluções como o Odyssey-DCSG, um dispositivo desagregado para infraestrutura de redes móveis. Durante a Futurecom, serão demonstradas tecnologias testadas nos laboratórios parceiros do TIP no Brasil.

ConectarAGRO

Para o agronegócio, a TIM apresentará na área IoT os resultados do ConectarAGRO, que tem o objetivo de conectar o campo brasileiro, levando internet para pessoas e para as máquinas e soluções agrícolas. Formada pela operadora junto com AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e Trimble, a iniciativa já conecta mais de 1,6 milhões de hectares. No evento, serão apresentadas máquinas que usufruem de todos os benefícios da conectividade, que impacta diretamente no aumento da produtividade. O estande contará com o pulverizador automotriz Uniport 4530, da Jacto, e com o trator Puma 140, da Case IH, marca da CNH Industrial, que estarão à disposição do público.

Assessores