Link para o conteúdo principal da página

Pular para o conteúdo [1]
ESCOLHA SUA REGIÃO VOCÊ ESTÁ EM:

Voz em HD

Assuntos

 

Voz em HD

  • O que é Voz em HD?

    É a funcionalidade de Rede que permite o estabelecimento de chamadas através da rede 4G via conexão de dados.

  • O que muda para o usuário?

    Atualmente o cliente, mesmo quando conectado em 4G, retorna às redes 3G e 2G para efetuar e receber chamadas. Com a nova funcionalidade, o cliente Voz em HD será capaz de utilizar a rede 4G para efetuar e receber suas chamadas. Apesar na mudança da rede utilizada, para o cliente será transparente a forma de fazer e receber chamadas.

  • Quais as vantagens de usuário Voz em HD?

    Utilização da rede 4G 700 MHz: maior cobertura e garantia de continuidade de chamada Maior qualidade em chamadas (alta definição de voz, límpida, cristalina e sem ruídos), nas ligações em 4G.

    • Voz e Vídeo na mesma chamada (Alguns terminais não terão esta funcionalidade, como por exemplo os da Apple)

    • Alta Qualidade chamada Vídeo
    Tempo de estabelecimento de conexão da chamada consideravelmente menor:

    • via 3G ou 2G: 6 - 8 segundos

    • Voz em HD 4G: 1 - 2 segundos.

    Permite navegar na internet em 4G, mesmo quando estiver com uma chamada em curso. Com o Voz em HD, o consumo da bateria é reduzido (até o 35% de melhoria, para alguns modelos).

  • Qualquer aparelho pode efetuar chamadas Voz em HD?

    Não. Apenas alguns modelos já existentes no mercado receberão atualização para habilitação da funcionalidade Voz em HD. Consulte a lista de aparelhos elegíveis em www.tim.com.br/vozhd

  • Como os clientes serão habilitados a usar o Voz em HD? Precisarão solicitar o serviço?

    Nesta primeira fase, apenas clientes Pós-pago estarão habilitados a utilizar Voz em HD. Clientes Pré-Pago, Controle e Corporativo em breve poderão utilizar o serviço. Os clientes elegíveis serão habilitados ao uso do Voz em HD de forma automática, uma vez que possuam o Aparelho habilitado pela TIM com 4G Voz em HD, versão atualizada do software, e estejam em área com funcionalidade Voz em HD ativa. Caso o cliente deseje verificar se o seu aparelho está com o Voz em HD habilitado, basta entrar Em Configurações, no seu aparelho e verificar se a opção está marcada.

  • O serviço Voz em HD está disponível em todo o Brasil?

    O serviço está em expansão, consulte as cidades que já possuem o serviço em www.tim.com.br/vozhd

  • O cliente será tarifado de maneira diferente da atual efetuando uma chamada Voz em HD?

    Não. O cliente continua sendo tarifado da mesma maneira que já é tarifado atualmente, conforme seu plano. Não há custo extra para uso do serviço.

  • Se o Voz em HD funciona através da conexão de dados, a chamada Voz em HD será descontada da sua franquia?

    Não. Apesar de utilizar a conexão de internet, a franquia de dados não será descontada quando utilizar a funcionalidade Voz em HD, a chamada é classificada e tarifada como chamada de voz dentro do plano vigente do cliente.

  • É possível realizar, simultaneamente, uma chamada Voz em HD e navegar em alta velocidade?

    Sim. Por utilizar a mesma conexão tanto para voz como para dados, o cliente Voz em HD pode desfrutar as altas velocidades de conexão que a TIM já provê, mesmo utilizando simultaneamente voz e dados.

  • Durante uma chamada Voz em HD, se o cliente perder cobertura 4G, a chamada será desligada?

    Não. Se acontecer perda de cobertura 4G, a chamada continuará através das coberturas 2G ou 3G disponíveis.

  • Qual a diferença entre uma chamada via Skype e/ou WhatsApp, e uma chamada Voz em HD, se ambas utilizam a rede 4G para o seu estabelecimento?

    • Serviços como Skype e WhatsApp estão suscetíveis à qualidade variável pois compartilham tráfego com outros serviços de dados. Isso significa que eles não têm garantia de qualidade do serviço.

    • Quando a rede está congestionada, por exemplo, chamadas Voz em HD SEMPRE terão prioridade sobre outras aplicações enquanto Skype e WhatsApp não.

    • Dependem dos usuários terem o aplicativo para fechamento das chamadas (aplicativos não realizam chamadas para telefones fixos tradicionais)

    • Os serviços de voz sobre aplicativos de mercado consomem franquia de dados, ao contrário das chamadas Voz em HD.

  • O cliente Voz em HD poderá efetuar e receber chamadas se estiver apenas em cobertura 3G ou 2G?

    Sim. O cliente Voz em HD continua sendo capaz de efetuar e receber chamadas através da cobertura 3G ou 2G disponível, da mesma forma atual, na ausência da cobertura 4G.

  • Como funcionarão os Serviços Suplementares de Chamada para cliente Voz em HD?

    Todos os Serviços Suplementares utilizados hoje como conferência, encaminhamento de chamadas, consulta de informações via USSD, entre outros, continuarão a funcionar normalmente para clientes Voz em HD, sem nenhuma diferenciação entre as tecnologias.

  • O cliente Voz em HD poderá efetuar chamadas em Roaming Internacional?

    Como não há ainda acordo comercial para roaming internacional do Voz em HD, a chamada será realizada nas redes 3G ou 2G disponíveis.

  • Como o cliente sabe que está em uma ligação utilizando o Voz em HD?

    Durante a chamada, o cliente que estiver utilizando o Voz em HD estará com a rede 4G ativa, portanto, olhando para o display durante uma chamada ele verá o símbolo 4G na parte superior da tela, conforme figura:

  • O que acontece se eu ligar para um cliente que não possua a funcionalidade Voz em HD? A chamada funciona?

    Sim. As chamadas Voz em HD funcionam para quaisquer clientes das redes móveis, Voz em HD ou não Voz em HD, ou fixas. A melhor qualidade da chamada, no entanto, será mais percebida entre clientes Voz em HD

TIM NA REDE: